Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38857
Tipo: Dissertação
Título: Inovação pedagógica e curricular no contexto da Licenciatura em Biologia: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Santana, Bárbara Machado
Primeiro Orientador: Silva, Patrícia Petitinga
Segundo Orientador: Carmo, Maria Beatriz Barreto do
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
metadata.dc.contributor.referee2: Veras, Renata Meira
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Rosilda Arruda
Resumo: Devido a configuração do desenvolvimento social atual, orientado pela velocidade e facilidade de disseminação de informações e do conhecimento, o modelo tradicional de ensino tem se tornado cada vez mais obsoleto. Com relação aos cursos de Licenciatura em Biologia há a predominância de uma formação dicotômica, em virtude da reprodução de conteúdos fragmentados, normalmente descontextualizados da realidade, bem como uma maior influência dos componentes técnico-específicos em comparação aos didático-pedagógicos, tornando necessário que as universidades revejam a relação que estabelecem com o processo de construção do conhecimento de forma inovadora. A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar que concepções tem fundamentado as discussões sobre inovação pedagógica e curricular no âmbito brasileiro da Licenciatura em Biologia e sua relevância para a área. Os objetivos específicos são: investigar as concepções e a relevância que tem sido atribuída à inovação pedagógica no contexto brasileiro da Licenciatura Biologia e, identificar as concepções e a relevância da inovação curricular em estudos sobre o tema no contexto brasileiro da Licenciatura em Biologia. O percurso metodológico baseou-se na abordagem de natureza qualitativa e de cunho exploratório, a partir da realização de uma pesquisa bibliográfica. O embasamento teórico do estudo se fundamenta nos conceitos referentes aos diferentes tipos de inovação em educação. A relevância do tema de estudo elucida-se através do cenário educacional emergente das universidades, no qual tem havido um confronto entre as dicotomias que até então alicerçaram estes espaços, gerando uma crise institucional, sendo necessário repensar a ideia de universidade de forma inovadora e emancipatória. Os resultados indicam que existem poucos artigos publicados sobre a inovação pedagógica e a inovação curricular na área da Licenciatura em Biologia, no contexto brasileiro e que a inovação é um campo teórico conceitualmente complexo e polissêmico, que responde tanto ao contexto em que se insere, quanto ao ponto de vista conceitual do autor que a discute. Além disso, identificamos certa contradição nas discussões sobre inovação, pois, ao mesmo tempo em que são apresentados diferentes sentidos para o conceito, tornando-o complexo, há também definições ingênuas e limitadas. Ou, ainda, muitos trabalhos com foco na inovação que não apresentaram o conceito que estava sustentando o estudo.
Abstract: Due to the configuration of current social development, guided by the speed and ease of dissemination of information and knowledge, the traditional teaching model has become increasingly obsolete. In relation to Biology Degree courses, there is a predominance of a dichotomous formation, due to the reproduction of fragmented content, normally decontextualized from reality, as well as a greater influence of technical-specific components in comparison to didactic-pedagogical ones, making it necessary for universities review the relationship they establish with the process of building knowledge in an innovative way. The general objective of this research is to investigate which concepts have supported discussions about pedagogical and curricular innovation in the Brazilian context of the Biology Degree and their relevance to the area. The specific objectives are: to investigate the conceptions and relevance that have been attributed to pedagogical innovation in the Brazilian context of the Biology Degree and, to identify the conceptions and relevance of curricular innovation in studies on the topic in the Brazilian context of the Biology Degree. The methodological path was based on a qualitative and exploratory approach, based on bibliographical research. The theoretical basis of the study is based on concepts relating to different types of innovation in education. The relevance of the study topic is elucidated through the emerging educational scenario of universities, in which there has been a confrontation between the dichotomies that until then founded these spaces, generating an institutional crisis, making it necessary to rethink the idea of university in an innovative and emancipatory way. The results indicate that there are few articles published on pedagogical innovation and curricular innovation in the area of Biology Degree, in the Brazilian context and that innovation is a conceptually complex and polysemic theoretical field, which responds both to the context in which it is inserted, and to the conceptual point of view of the author who discusses it. Or, even, many works focusing on innovation that did not present the concept that was supporting the study.
Palavras-chave: Ensino superior
Biologia - Estudo e ensino
Inovação pedagógica.
Currículo de estudos em biologia
Licenciatura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38857
Data do documento: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBARA M SANTANA VERSÃO FINAL DISSERTAÇÃO.pdf691,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons