Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Bárbara Machado-
dc.date.accessioned2024-01-10T17:09:02Z-
dc.date.available2024-01-10T17:09:02Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38857-
dc.description.abstractDue to the configuration of current social development, guided by the speed and ease of dissemination of information and knowledge, the traditional teaching model has become increasingly obsolete. In relation to Biology Degree courses, there is a predominance of a dichotomous formation, due to the reproduction of fragmented content, normally decontextualized from reality, as well as a greater influence of technical-specific components in comparison to didactic-pedagogical ones, making it necessary for universities review the relationship they establish with the process of building knowledge in an innovative way. The general objective of this research is to investigate which concepts have supported discussions about pedagogical and curricular innovation in the Brazilian context of the Biology Degree and their relevance to the area. The specific objectives are: to investigate the conceptions and relevance that have been attributed to pedagogical innovation in the Brazilian context of the Biology Degree and, to identify the conceptions and relevance of curricular innovation in studies on the topic in the Brazilian context of the Biology Degree. The methodological path was based on a qualitative and exploratory approach, based on bibliographical research. The theoretical basis of the study is based on concepts relating to different types of innovation in education. The relevance of the study topic is elucidated through the emerging educational scenario of universities, in which there has been a confrontation between the dichotomies that until then founded these spaces, generating an institutional crisis, making it necessary to rethink the idea of university in an innovative and emancipatory way. The results indicate that there are few articles published on pedagogical innovation and curricular innovation in the area of Biology Degree, in the Brazilian context and that innovation is a conceptually complex and polysemic theoretical field, which responds both to the context in which it is inserted, and to the conceptual point of view of the author who discusses it. Or, even, many works focusing on innovation that did not present the concept that was supporting the study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInovação pedagógica.pt_BR
dc.subjectCurrículo de estudos em biologiapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subject.otherUniversity.pt_BR
dc.subject.otherDegree in biologypt_BR
dc.subject.otherPedagogical Innovationpt_BR
dc.subject.otherCurricular Innovation.pt_BR
dc.titleInovação pedagógica e curricular no contexto da Licenciatura em Biologia: uma revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Patrícia Petitinga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/899375558197601pt_BR
dc.contributor.advisor2Carmo, Maria Beatriz Barreto do-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9493227512909303pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia-
dc.contributor.referee2Veras, Renata Meira-
dc.contributor.referee3Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1350595239325448pt_BR
dc.description.resumoDevido a configuração do desenvolvimento social atual, orientado pela velocidade e facilidade de disseminação de informações e do conhecimento, o modelo tradicional de ensino tem se tornado cada vez mais obsoleto. Com relação aos cursos de Licenciatura em Biologia há a predominância de uma formação dicotômica, em virtude da reprodução de conteúdos fragmentados, normalmente descontextualizados da realidade, bem como uma maior influência dos componentes técnico-específicos em comparação aos didático-pedagógicos, tornando necessário que as universidades revejam a relação que estabelecem com o processo de construção do conhecimento de forma inovadora. A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar que concepções tem fundamentado as discussões sobre inovação pedagógica e curricular no âmbito brasileiro da Licenciatura em Biologia e sua relevância para a área. Os objetivos específicos são: investigar as concepções e a relevância que tem sido atribuída à inovação pedagógica no contexto brasileiro da Licenciatura Biologia e, identificar as concepções e a relevância da inovação curricular em estudos sobre o tema no contexto brasileiro da Licenciatura em Biologia. O percurso metodológico baseou-se na abordagem de natureza qualitativa e de cunho exploratório, a partir da realização de uma pesquisa bibliográfica. O embasamento teórico do estudo se fundamenta nos conceitos referentes aos diferentes tipos de inovação em educação. A relevância do tema de estudo elucida-se através do cenário educacional emergente das universidades, no qual tem havido um confronto entre as dicotomias que até então alicerçaram estes espaços, gerando uma crise institucional, sendo necessário repensar a ideia de universidade de forma inovadora e emancipatória. Os resultados indicam que existem poucos artigos publicados sobre a inovação pedagógica e a inovação curricular na área da Licenciatura em Biologia, no contexto brasileiro e que a inovação é um campo teórico conceitualmente complexo e polissêmico, que responde tanto ao contexto em que se insere, quanto ao ponto de vista conceitual do autor que a discute. Além disso, identificamos certa contradição nas discussões sobre inovação, pois, ao mesmo tempo em que são apresentados diferentes sentidos para o conceito, tornando-o complexo, há também definições ingênuas e limitadas. Ou, ainda, muitos trabalhos com foco na inovação que não apresentaram o conceito que estava sustentando o estudo.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBARA M SANTANA VERSÃO FINAL DISSERTAÇÃO.pdf691,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons