Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38822
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O Direito à Educação na Pandemia da COVID-19: o desafio das aulas remotas na Faculdade de Direito da UFBA
metadata.dc.creator: Ribeiro, Letícia De Cássia Simas
metadata.dc.contributor.advisor1: Azevedo, Maurício de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Maurício de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Carlos Eduardo Behrmann Rátis
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Isabela Fadul de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho monográfico está voltado às questões do Direito da educação na pandemia da COVID-19, que se iniciou no ano de 2020. O fulcro, aqui, em questão, atém-se a contextualizar às mudanças das rotinas educacionais na vida dos estudantes e professores, em que as aulas presencias foram substituídas em aulas não presencias. Nesse sentido, o ensino público e o privado, passaram a utilizar as aulas remotas emergenciais para dar continuidade a educação no Brasil. Situação, essa, que transformou a rotina dos estudantes e professores em aulas, exclusivamente, remotas. Quer-se entender se esta nova modalidade didática-pedagógica conseguiu entregar, neste momento de crise educacional, os meios necessários - humanos e materiais, a docentes e discentes para o efetivo ensino satisfatório. E, compreender, se este novo ambiente do saber, totalmente virtual, de certa forma, garantiu o direito à educação na Faculdade de Direito da UFBA.
Abstract: This monographic work is focused on the issues of Education Law in the COVID-19 pandemic, which began in 2020. The fulcrum, here, in question, focuses on contextualizing changes in educational routines in the lives of students and teachers, in which in-person classes were replaced by non-attendance classes. In this sense, public and private education started to use remote emergency classes to continue education in Brazil. This situation has transformed the routine of students and teachers into exclusively remote classes. We want to understand if this new didactic-pedagogical modality can deliver, at this time of educational crisis, the means of administration - human and material, to teachers and students for effective and satisfactory teaching. And, to understand, if this new environment of the saber, totally virtual, in a way, guaranteed the right to education at the Faculty of Law at UFBA.
Keywords: Educação e aulas remotas
Pandemia e COVID-19
Direito fundamental
Faculade de Direito - Aula remota
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38822
Issue Date: 17-Jun-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letícia de Cássia Simas Ribeiro .pdf847,14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons