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Tipo: Dissertação
Título: Narrativas discentes sobre aprendizagens no ensino online da UFBA.
Título(s) alternativo(s): STUDENT NARRATIVES ABOUT LEARNING IN ONLINE EDUCATION AT UFBA
Autor(es): Almeida, Laise Isabela de
Primeiro Orientador: Silva, Patrícia Petitinga da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Madeira, Ana Verena Magalhães
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Gabriel
metadata.dc.contributor.referee2: Santo, Eniel do Espírito
metadata.dc.contributor.referee3: Xavier, Antonete Araújo da Silva
Resumo: Diante da pandemia de covid-19 provocada pelo SARS-CoV-2, conhecido como “novo coronavírus”, diversas cidades do mundo adotaram medidas restritivas que envolveram a suspensão de atividades educacionais presenciais em todas as etapas e em diversas modalidades. Seguindo essa perspectiva, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) suspendeu as atividades acadêmicas presenciais no dia 17 de março de 2020, atendendo as recomendações das autoridades sanitárias e os dispositivos legais que passaram a vigorar nos municípios que sediam as unidades universitárias. No sentido de dar continuidade às suas atividades de ensino, pesquisa e extensão durante o distanciamento social amplamente recomendado, foram instituídos, entre 2020 e 2021, períodos acadêmicos caracterizados pela oferta de componentes curriculares em modalidade não presencial, mediados a partir de tecnologias digitais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é investigar como os(as) estudantes de graduação do ICTI/UFBA percebem seus processos de aprendizagens nos semestres online instituídos no contexto da pandemia de covid-19. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de uma revisão de literatura do tipo narrativa, no sentido de analisar de que formas a aprendizagem vem sendo concebida no Ensino Superior nas pesquisas recentes e da realização de entrevistas narrativas com estudantes matriculados(as) nos componentes curriculares ofertados na modalidade online entre o Semestre Letivo Suplementar (2020) e o Semestre Letivo Especial (2021.1), instituídos na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A análise das narrativas se deu a partir do método hermenêutico-dialético proposto por Cecília Minayo, considerando o arcabouço conceitual da Teoria Social da Aprendizagem, de Étienne Wenger. Os resultados apontam que apesar dos(as) participantes reconhecerem e pontuarem aprendizagens construídas em outros espaços sociais, como a mudança de perspectivas sobre a vida e as formas de se relacionar, tanto com as pessoas que compõem as suas comunidades sociais, quanto com os objetos de estudo das comunidades de aprendizagem vinculadas à universidade, no geral, a aprendizagem ainda é vista como um resultado, um produto do acúmulo quantitativo de informações sobre os conteúdos ministrados, conquistado com esforço e que pode ser transmitido e utilizado para trazer um sentido científico para a prática. Os resultados propõem o exercício de repensarmos as nossas percepções sobre aprendizagem, ampliando os nossos olhares sobre o seu conceito e não a restringindo a tempos, espaços ou objetivos específicos. As mudanças abruptas impostas pela pandemia de covid-19 demonstraram que a educação pode ser mais flexível do que jamais imaginamos, permitindo o acesso a uma gama mais ampla de recursos e diferentes formas de aprender.
Abstract: Faced with the covid-19 pandemic caused by SARS-CoV-2, known as the "new coronavirus", several cities around the world have adopted restrictive measures involving the suspension of face-to-face educational activities at all stages and in various modalities. Following this perspective, the Federal University of Bahia (UFBA) suspended face-to-face academic activities on March 17, 2020, in compliance with the recommendations of the health authorities and the legal provisions that came into force in the municipalities that host the university units. In order to continue its teaching, research and extension activities during the widely recommended social distancing, academic periods characterized by the offer of curricular components in non-face-to-face mode, mediated through digital technologies, were instituted between 2020 and 2021. In this context, the aim of this work is to investigate how undergraduate students at ICTI/UFBA perceive their learning processes in the online semesters instituted in the context of the covid-19 pandemic. To this end, a qualitative study was carried out based on a narrative literature review, in order to analyze how learning has been conceived in Higher Education in recent research, and by conducting narrative interviews with students enrolled in curricular components offered online between the Supplementary Academic Semester (2020) and the Special Academic Semester (2021.1), instituted at the Federal University of Bahia (UFBA). The narratives were analyzed using the hermeneutic-dialectic method proposed by Cecília Minayo, considering the conceptual framework of Étienne Wenger's Social Theory of Learning. The results show that despite the participants recognizing and highlighting learning that has taken place in other social spaces, such as changing perspectives on life and ways of relating, both with the people who make up their social communities and with the objects of study in the learning communities linked to the university, in general, learning is still seen as a result, a product of the quantitative accumulation of information on the content taught, achieved with effort and which can be passed on and used to bring scientific meaning to practice. The results suggest that we rethink our perceptions of learning, broadening our view of its concept and not restricting it to specific times, spaces or objectives. The abrupt changes imposed by the covid-19 pandemic have shown that education can be more flexible than we ever imagined, allowing access to a wider range of resources and different ways of learning.
Palavras-chave: Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador
Universidade Federal da Bahia - Ensino auxiliado por computador
Estudantes universitários - Salvador (BA)
Ensino superior - Aspectos sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38695
Data do documento: 12-Dez-2023
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