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Tipo: Dissertação
Título: Educação inclusiva no Ifes Campus Itapina: uma proposta de acompanhamento colaborativo de estudantes com transtornos funcionais específicos
Título(s) alternativo(s): Inclusive education at Ifes Campus Itapina: a proposal for collaborative monitoring of students with specific functional disorders.
Autor(es): Rosa, Sabrina Rohdt da
Primeiro Orientador: Almeida, Verônica Domingues
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Milanesi, Josiane Beltrame
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Flávia Roldan
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Sílvia Maria Leite de
metadata.dc.contributor.referee3: Milanesi, Josiane Beltrame
Resumo: Este Projeto de Intervenção se situa no âmbito temático da educação inclusiva vinculada à concepção de direitos humanos, visando garantir equidade e atendimento às diferenças existentes nas instituições de ensino, mais especificamente no campus Itapina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Neste contexto, tem-se um crescente ingresso de alunos com transtornos funcionais específicos no ensino regular e necessidade de normatizações oficiais específicas que garantam o atendimento a este público. Desta forma, frente a promulgação da Lei Federal nº 14.254, de 30 de novembro de 2021, algumas problematizações foram levantadas: quais os índices de matrículas de estudantes com transtornos funcionais específicos de aprendizagem no Ifes? Quais discussões a instituição tem realizado, no sentido de garantir o amparo educacional mencionado na Lei nº 14.254/21? Existe alguma proposta pedagógica específica de atendimento a esse público? Em caso positivo, como ocorre e quem realiza o atendimento educacional necessário? Como o Ifes está compreendendo essas demandas no âmbito da formação inicial docente? Diante desta contextualização, apresenta-se uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com caráter interventivo, que teve por objetivo geral compreender o atendimento educacional de estudantes com transtornos funcionais específicos de aprendizagem matriculados no Ifes, a fim de subsidiar a elaboração de uma proposta interventiva para que tal instituição atenda a Lei nº 14.254/2021. Para o alcance do objetivo, foi realizada uma análise documental, seguida da realização de entrevistas semiestruturadas e um grupo focal, além da aplicação de um questionário. Como resultados foi possível identificar que , até então, o Ifes não possui documentos norteadores para o atendimento específico à alunos com transtornos funcionais, bem como que a instituição atribui à Coordenação de Gestão Pedagógica o amparo ao docente e o atendimento aos alunos de um modo geral, alinhando a ocorrência de adaptações em tempo de avaliação da aprendizagem e adequação do uso de certos espaços como forma de atender a algumas especificidades apresentadas por esse público. Nesse escopo, compreendemos a atuação colaborativa do NAPNE, que foi evidenciada nas entrevistas, bem como levantamos sugestões dos alunos participantes, indicando a necessidade de um acompanhamento que ultrapasse as adaptações mencionadas, envolvendo atividades pedagógicas adaptadas, colaboração durante atividades avaliativas, a partir de aconselhamentos e ajudas específicas nos enunciados, incursão em monitorias orientadas com outros alunos, por meio de um acompanhamento pedagógico colaborativo, que perpasse a sua inclusão por um olhar singular e atento às suas especificidades, ao mesmo tempo em que interaja com toda a classe envolvendo demais alunos . A proposta de Intervenção, emergida da pesquisa, envolve a proposição da elaboração de recursos didáticos adequados ao desenvolvimento da aprendizagem de alunos com transtornos funcionais específicos, bem como ações formativas no âmbito da inclusão escolar para graduandos do Ifes e profissionais da educação. Espera-se que os dados obtidos nesta investigação contribuam para o alargamento da concepção de educação inclusiva e inclusão, no Ifes, bem como ressoe como subsídio que garanta o atendimento da Lei 14.254, de 30 de novembro de 2021.
Abstract: This Intervention Project is located within the thematic scope of inclusive education linked to the concept of human rights, aiming to guarantee equity and attention to differences existing in educational institutions, more specifically on the Itapina Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (Ifes). In this context there is a growing enrollment of students with specific functional disorders in regular education and the need for specific official norms that guarantee service to this public. In this way, in view of the enactment of Federal Law nº14.254, of November 30, 2021, some questions were raised: what are the enrollment rates of students with specific functional learning disorders at Ifes? What discussions has the institution been carrying out, in order to guarantee the educational support mentioned in Law nº 14.254/21? Is there any specific pedagogical proposal to serve this public? If so, how does it happen and who provides the necessary educational assistance? How is Ifes understanding these demands in the context of initial teacher training? Given this context, we present an applied research with a qualitative approach, with an interventional character, which had the general objective of understanding the educational service of students with specific functional learning disorders enrolled in Ifes, in order to subsidize the elaboration of an interventional proposal for that such institution complies with Law nº 14.254/2021. In order to reach the objective, a document analysis was carried out, followed by semi-structured interviews and a focus group, in addition to the application of a questionnaire. As a result it was possible to understand that even Ifes does not have documents that guide the specific assistance to students with specific functional disorders and that it attributes to the Pedagogical Management Coordination support for teachers and assistance to students in general, adaptations during exams and adequacy of spaces have been shown to be a way to meet some of the specificities presented. Likewise, the collaborative work of the NAPNE to meet some specificities were evidenced in the interviews, and the students suggest, in addition to the adaptations mentioned, follow-up during the evaluation with advice and specific help in the statements, adapted evaluative activities, guided monitoring with other students and collaborative work, including it in a detailed look, when while interacting with other students in the classroom. The Intervention proposal involves proposing the elaboration of didactic resources suitable for the development of the learning of students with specific functional disorders, as well as training actions within the scope of school inclusion for Ifes graduates and education professionals. It is expected that the data obtained in this research guarantee subsidy for Ifes to comply with Law 14.254/2021.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Professores - Formação
Transtornos de aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38653
Data do documento: 11-Set-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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