Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38611
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da produção de licores entre os anos de 2020 e 2021 no município de Cachoeira-Ba: os efeitos da pandemia de COVID-19 no comércio da bebida durante o período junino
Autor(es): Santos, Maria Vitória Passos
Primeiro Orientador: Viana Junior, Fernando Santa Clara
metadata.dc.contributor.referee1: Viana Junior, Fernando Santa Clara
metadata.dc.contributor.referee2: Torres, Andrea Sgrillo Pedreira
metadata.dc.contributor.referee3: Braga, Tereza Cristina Vieira
Resumo: Elemento fundamental na cultura do Recôncavo baiano, o licor de Cachoeira é parte emblemática da “cidade heroica” e está intrínseco em sua história. Ultrapassando gerações, traz consigo uma marca cultural de relevância para a cidade, mantendo viva uma tradição perpetuada por anos, mantendo nuances de identidade territorial, não só pelos marcos de sua produção, como também pelo consumo, principalmente no período junino. Em decorrência da pandemia de Covid-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde em 2020, os festejos juninos foram suspensos como medida preventiva para conter o avanço da doença. Paralelo a isso, foi registrado o crescimento no consumo de bebidas alcoólicas no Brasil durante este período. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a produção e o consumo dos licores em Cachoeira-BA durante o período junino e verificar se houve crescimento na produção apesar dos impactos oriundos da pandemia.
Palavras-chave: Licores
Cachoeira (BA)
Pandemias
COVID-19
Bebidas alcoólicas - Consumo
Festas juninas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Nutrição
Citação: SANTOS, Maria Vitória Passos. Análise da produção de licores entre os anos de 2020 e 2021 no município de Cachoeira-BA: os efeitos da pandemia de Covid-19 no comércio da bebida durante o período junino. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gastronomia) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Nutrição, Salvador, 2022.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38611
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Gastronomia (Escola de Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Vitoria Passos. TCC Graduação.pdfTrabalho de Conclusão de Curso. Maria Vitória Passos Santos791,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.