Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38581
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Mediação cultural : um estudo sobre o ensino de dança noprograma Mediotec - Dança em Pernanbuco.
metadata.dc.creator: Lima, Diogo Lins de
metadata.dc.contributor.advisor1: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Daniela Bemfica
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Everson Melquíades Araújo
metadata.dc.description.resumo: A partir da identificação do problema das formas de desigualdade presentes na sociedade, em especial no que diz respeito ao acesso à arte e a cultura, o objetivo principal desta pesquisa foi compreender as contribuições da mediação cultural para o ensino de dança em contexto escolar, estabelecendo como recorte a educação profissional no estado de Pernambuco. A hipótese investigada foi de que o ensino de dança via mediação cultural contribui para a elaboração de leituras críticas de si e do mundo, as quais possibilitam ampliar oportunidades de acesso à arte e a cultura. A abordagem da investigação foi exploratória, descritiva e analítica. O desenho metodológico teve como referência principal o estudo de caso único da experiência de mediação cultural no ensino de dança realizada no Curso Técnico de Dança do Programa MedioTec na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana de Recife, nos anos de 2017 a 2018. Para tanto, a pesquisa baseou-se em múltiplas fontes de evidência: análise de documentos, entrevistas semiestruturadas, relatos autobiográficos e registros de observação participante. A revisão de literatura contou com as contribuições de Aquino e Assis (2017); Andrade (2018); Barbosa (1989, 2014); Coutinho (2011); Dayrell (1996); Freire (1996, 2020); hooks (2017); Louppe (2012); Marques (2010); Martins (2012); Oliveira (2011) e Perrotti (2016). A investigação demonstrou que o MedioTec - Dança possibilitou a estudantes do ensino médio a inserção em circuitos culturais dos quais não participavam até então. Além disso, a conscientização sobre o direito a artes e a cultura contribuiu para o desenvolvimento de projetos culturais pelos/as estudantes dentro de suas próprias comunidades. A hipótese foi comprovada, explicitando que a consolidação de hábitos culturais demanda ações continuadas, o que aponta, sobretudo, para a importância do investimento em políticas públicas de educação e cultura, caminho efetivo para proporcionar mudanças estruturais e na sociedade.
Resumen : From the identification of the problem of the forms of inequality present in society, especially with regard to access to art and culture, the main objective of this research was to understand the contributions of cultural mediation to the teaching of dance in a school context, focusing professional education in the state of Pernambuco. The hypothesis investigated was that dance teaching via cultural mediation contributes to the elaboration of critical readings of oneself and the world, which make it possible to expand opportunities for access to art and culture. The research approach was exploratory, descriptive and analytical. The methodological design had as its main reference the single case study of the experience of cultural mediation in dance teaching carried out in the Technical Dance Course of the MedioTec Program in the city of Jaboatão dos Guararapes, Metropolitan Region of Recife, from 2017 to 2018. Therefore, the research was based on multiple sources of evidence: document analysis, semi-structured interviews, autobiographical accounts and participant observation records. The literature review included contributions from Aquino and Assis (2017); Andrade (2018); Barbosa (1989, 2014); Coutinho (2011); Dayrell (1996); Freire (1996, 2020); hooks (2017); Louppe (2012); Marques (2010); Martins (2012); Oliveira (2011) and Perrotti (2016). The investigation showed that MedioTec - Dança enabled high school students to enter cultural circuits in which they had not previously participated. In addition, awareness of the right to arts and culture contributed to the development of cultural projects by students within their own communities. The hypothesis was confirmed, explaining that the consolidation of cultural habits demands continued actions, which points, above all, to the importance of investing in public policies for education and culture, an effective way to bring about structural and society changes.
Palabras clave : Mediação Cultural
Dança
Dança - Estudo e ensino
Dança - Estudo e ensino - Pernambuco
Ensino profissional - Pernambuco
Ensino técnico - Pernambuco
Cultura na arte
metadata.dc.subject.cnpq: Dança
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38581
Fecha de publicación : 8-oct-2022
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGDANCA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação _Diogo_Lins_de_Lima.pdf924,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.