Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Diogo Lins de-
dc.date.accessioned2023-12-04T13:01:36Z-
dc.date.available2023-12-04T13:01:36Z-
dc.date.issued2022-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38581-
dc.description.abstractFrom the identification of the problem of the forms of inequality present in society, especially with regard to access to art and culture, the main objective of this research was to understand the contributions of cultural mediation to the teaching of dance in a school context, focusing professional education in the state of Pernambuco. The hypothesis investigated was that dance teaching via cultural mediation contributes to the elaboration of critical readings of oneself and the world, which make it possible to expand opportunities for access to art and culture. The research approach was exploratory, descriptive and analytical. The methodological design had as its main reference the single case study of the experience of cultural mediation in dance teaching carried out in the Technical Dance Course of the MedioTec Program in the city of Jaboatão dos Guararapes, Metropolitan Region of Recife, from 2017 to 2018. Therefore, the research was based on multiple sources of evidence: document analysis, semi-structured interviews, autobiographical accounts and participant observation records. The literature review included contributions from Aquino and Assis (2017); Andrade (2018); Barbosa (1989, 2014); Coutinho (2011); Dayrell (1996); Freire (1996, 2020); hooks (2017); Louppe (2012); Marques (2010); Martins (2012); Oliveira (2011) and Perrotti (2016). The investigation showed that MedioTec - Dança enabled high school students to enter cultural circuits in which they had not previously participated. In addition, awareness of the right to arts and culture contributed to the development of cultural projects by students within their own communities. The hypothesis was confirmed, explaining that the consolidation of cultural habits demands continued actions, which points, above all, to the importance of investing in public policies for education and culture, an effective way to bring about structural and society changes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectMediação Culturalpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDança - Estudo e ensino - Pernambucopt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Pernambucopt_BR
dc.subjectEnsino técnico - Pernambucopt_BR
dc.subjectCultura na artept_BR
dc.subject.otherCultural Mediationpt_BR
dc.subject.otherDancept_BR
dc.subject.otherTeachingpt_BR
dc.subject.otherEducationpt_BR
dc.titleMediação cultural : um estudo sobre o ensino de dança noprograma Mediotec - Dança em Pernanbuco.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.contributor.advisor1Aquino, Rita Ferreira de-
dc.contributor.referee1Aquino, Rita Ferreira de-
dc.contributor.referee2Guimarães, Daniela Bemfica-
dc.contributor.referee3Silva, Everson Melquíades Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655813478233478pt_BR
dc.description.resumoA partir da identificação do problema das formas de desigualdade presentes na sociedade, em especial no que diz respeito ao acesso à arte e a cultura, o objetivo principal desta pesquisa foi compreender as contribuições da mediação cultural para o ensino de dança em contexto escolar, estabelecendo como recorte a educação profissional no estado de Pernambuco. A hipótese investigada foi de que o ensino de dança via mediação cultural contribui para a elaboração de leituras críticas de si e do mundo, as quais possibilitam ampliar oportunidades de acesso à arte e a cultura. A abordagem da investigação foi exploratória, descritiva e analítica. O desenho metodológico teve como referência principal o estudo de caso único da experiência de mediação cultural no ensino de dança realizada no Curso Técnico de Dança do Programa MedioTec na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana de Recife, nos anos de 2017 a 2018. Para tanto, a pesquisa baseou-se em múltiplas fontes de evidência: análise de documentos, entrevistas semiestruturadas, relatos autobiográficos e registros de observação participante. A revisão de literatura contou com as contribuições de Aquino e Assis (2017); Andrade (2018); Barbosa (1989, 2014); Coutinho (2011); Dayrell (1996); Freire (1996, 2020); hooks (2017); Louppe (2012); Marques (2010); Martins (2012); Oliveira (2011) e Perrotti (2016). A investigação demonstrou que o MedioTec - Dança possibilitou a estudantes do ensino médio a inserção em circuitos culturais dos quais não participavam até então. Além disso, a conscientização sobre o direito a artes e a cultura contribuiu para o desenvolvimento de projetos culturais pelos/as estudantes dentro de suas próprias comunidades. A hipótese foi comprovada, explicitando que a consolidação de hábitos culturais demanda ações continuadas, o que aponta, sobretudo, para a importância do investimento em políticas públicas de educação e cultura, caminho efetivo para proporcionar mudanças estruturais e na sociedade.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação _Diogo_Lins_de_Lima.pdf924,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.