Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38486
metadata.dc.type: Tese
Título : Do peso à leveza: entrelaçamentos entre visualidade, forma e consumo nas joias inscritas no contemporâneo
Otros títulos : From heaviness to lightness: Interweaving between visuality, form and consumption in contemporary jewelry
Du poids à la légèreté: Entrelacements entre visualité, forme et consommation dans la joaillerie inscrite dans le contemporain
metadata.dc.creator: Vieira, Gina Rocha Reis
metadata.dc.contributor.advisor1: Cidreira, Renata Pitombo
metadata.dc.contributor.referee1: Cidreira, Renata Pitombo
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Ana Paula de
metadata.dc.contributor.referee3: Pires, Beatriz Helena Fonseca Ferreira
metadata.dc.contributor.referee4: Factum, Ana Beatriz Simon
metadata.dc.contributor.referee5: Matos, Edilene Dias
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa contempla uma oportunidade vislumbrada na experiência acadêmica interdisciplinar de um necessário envolvimento especulativo sobre as dinâmicas de criação, consumo e aparência na concepção das joias inscritas no contemporâneo, práticas significativas ainda pouco apreendidas nos estudos em cultura e sociedade. Busca-se entender o conceito de joia na contemporaneidade para além das esferas do design e da história, através das dinâmicas de desenvolvimento de produto, reconhecendo a joia como potência sociocultural constitutiva de sentidos. Ademais, confirmando uma consciência transcendente deste adorno que, em consonância com os pensamentos do filósofo alemão Georg Simmel (2008), enaltece a personalidade do sujeito, despertando no outro agrado, reconhecimento e atenção. Como pontuado por Renata Pitombo Cidreira (2014), as formas de socialização e os processos elementares da vida coletiva precisam ser o alvo das pesquisas sociológicas. A partir dessas premissas, investe-se na análise das joalherias HStern e Rommanel, entendendo como estas marcas nacionais de joias inteiramente feitas em metais e pedras preciosos e joias banhadas e folheadas, respectivamente, associam nos seus produtos visualidade, forma e consumo. Compreende-se o entrelaçamento entre a visualidade e a moral como sendo vetores à permanência distintiva do ouro que fascina e seduz o sujeito, despertando no mesmo desejo; apreendendo, por sua vez, a forma a partir do arrebatamento que a experiência sensível criativa proporciona; e o consumo como práticas próprias da sociedade contemporânea essenciais nas engrenagens da moda. A pesquisa é qualitativa, com ancoragem metodológica na perspectiva compreensiva à percepção da moda.
Resumen : This research contemplates an opportunity envisioned in the interdisciplinary academic experience of a necessary speculative involvement in the dynamics of creation, consumption, and appearance in the design of jewelry inscribed in the contemporary, significant practices still little apprehended in studies of culture and society. The aim is to understand the concept of jewelry in contemporary times beyond the spheres of design and history, through the dynamics of product development, recognizing jewelry as a sociocultural power that constitutes meanings. Moreover, it confirms a transcendent awareness of this adornment which, in line with the thoughts of the German philosopher Georg Simmel (2008), enhances the subject's personality, awakening the other pleasure, recognition, and attention. As Renata Pitombo Cidreira (2014) points out, forms of socialization and elementary processes of collective life need to be the target of sociological research. Based on these assumptions, we invest in the analysis of HStern and Rommanel jewelry, understanding how these national brands of jewelry entirely made of precious metals and stones and plated and plated jewelry, respectively, associate visuality, form and consumption in their products.The interweaving between visuality and morality is understood as being vectors to the distinctive permanence of gold that fascinates and seduces the subject, awakening in the same desire; one learns, in turn, the form from the rapture that the creative sensitive experience provides; and consumption as essential practices of contemporary society in the gears of fashion. The research is qualitative, with methodological anchoring in the comprehensive perspective of fashion perception.
Palabras clave : Cultura
Cultura - Aspectos sociais
Consumo (Economia) - Aspectos sociais
Acessórios do vestuário
Jóias
Rommanel (Marca de joias)
HStern (Marca de jóias)
Criação (Literária, artísica, etc.)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia (UFBA)
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38486
Fecha de publicación : 13-abr-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação (POSCULTURA)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.