Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38483
Tipo: Tese
Título: Um olhar sociológico sobre a relação de professores com materiais curriculares de matemática na educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): A sociological look at teacher relationships with mathematics curricular materials in youth and adult education
Autor(es): Gomes, Fábio Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Andreia Maria Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Januario, Gilberto
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lilian Aragão da
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Jonson Ney Dias da
metadata.dc.contributor.referee4: Barbosa, Jonei Cerqueira
metadata.dc.contributor.referee5: Oliveira, Andréia Maria Pereira de
Resumo: A presente pesquisa tem como tema geral a análise da relação estabelecida entre professores que ensinam Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Materiais Curriculares (MC) utilizados na prática pedagógica. A partir disso, estruturamos quatro objetivos de investigação que, embora independentes, estão articulados em torno da compreensão da relação professor-MC na prática pedagógica realizada na EJA: (I) Sistematizar a produção científica nacional sobre a temática Materiais Curriculares (MC) de Matemática em artigos científicos indexados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior publicadas entre os anos de 2015 e 2021, considerando os aspectos estruturais da área de pesquisa como quantidade, distribuição espacial, temas, abordagens teóricas e metodológicas. (II) Analisar e caracterizar a dimensão interacional (DI) da prática pedagógica construída a partir da relação estabelecida entre professores e MC de Matemática que utilizam cotidianamente no delineamento de aulas na EJA, bem como compreender como fatores presentes nestes contextos e MC afetam o delineamento da prática pedagógica nesta dimensão. (III) Analisar e caracterizar a dimensão estrutural (DE) da prática pedagógica construída a partir da relação estabelecida entre professores e MC de Matemática que utilizam cotidianamente no delineamento de aulas na EJA, bem como compreender como fatores presentes nestes contextos e MC afetam o delineamento da prática pedagógica nesta dimensão. (IV) Identificar os princípios subjacentes à recontextualização dos Materiais Curriculares Educativos (MCE) ao serem movidos para o contexto da EJA. Cada objetivo foi descrito e apresentado em um capítulo desta tese com metodologias e resultados específicos para cada um deles. Essa organização dos objetivos decorre da escolha pelo formato de escrita em multipaper. Os resultados apontam a carência de investigações sobre MC na Educação Infantil, na EJA e no Ensino Superior. Não foi identificado estudo correlacionando relações do professor e MC na EJA. Nesse sentido, é necessário exceder a investigação sobre aspectos estruturais e descritivos do MC, contemplando também a relação que professores e estudantes estabelecem com esses recursos. Percebemos variação do controle sobre as regras da DI, indicando uma prática pedagógica de enquadramentos não estáveis com tendências alternáveis. Dessa forma, o controle sobre o que estudar (seleção), a ordem como isso ocorre (sequenciamento) e o que se espera aprender (critérios avaliativos) esteve concentrado no professor (enquadramento forte). Já em relação às regras hierárquicas e ritmo as características da prática indicam uma tendência ao enfraquecimento do enquadramento, isso sugere que os professores respeitam os diferentes tempos de aprendizagem dos estudantes e privilegiam relações horizontais de comunicação. Os resultados indicaram que as transformações que ocorrem na DE da prática pedagógica realizada em sala de aula e as situações que promoveram a variação da classificação, definiam uma prática pedagógica caracterizada por espaços visivelmente demarcados entre sujeitos e discursos especializados. Essa prática identificada por classificação forte privilegia o trabalho individual, legitima os discursos fornecidos pelos professores, promove hierarquização entre conteúdos com preferência pelo discurso acadêmico e especialização do conteúdo matemático em relação a outros conteúdos. Os MC atuaram como elemento de apoio aos estudantes, porém não traziam subsídios aos professores para o delineamento da prática pedagógica na estruturação dos espaços. Entre os princípios subjacentes à recontextualizações de MCE ao serem movidos para EJA destacamos o texto do material, a vinculação da escolha a um encadeamento lógico entre conteúdos, a intenção de professores em legitimar uma metodologia de ensino diretiva, a heterogeneidade e especificidades dos estudantes dessa modalidade e a não consideração de professores às orientações do MCE. Os MCE aplicados não foram objetos prescritivos com mensagem estática, pelo contrário, foram submetidos a transformações para atender a complexidade do contexto.
Abstract: The general theme of this research is the analysis of the relationship established between teachers who teach Mathematics in Youth and Adult Education (YAE) and Curricular Materials (CM) used in pedagogical practice. From this, we structured four research objectives that, although independent, are articulated around the understanding of the teacher-MC relationship in the pedagogical practice carried out at YAE: (I) Systematize the national scientific production on the subject of Mathematics Curricular Materials (CM) in scientific articles indexed in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel published between 2015 and 2021, considering the structural aspects of the research area such as quantity, spatial distribution, themes, theoretical and methodological approaches. (II) Analyze and characterize the interactional dimension (ID) of the pedagogical practice built from the relationship established between Mathematics teachers and CM that they use daily in the design of classes at YAE, as well as understanding how factors present in these contexts and CM affect the design of pedagogical practice in this dimension. (III) Analyze and characterize the structural dimension (SD) of the pedagogical practice built from the relationship established between Mathematics teachers and CM that they use daily in the design of classes at YAE, as well as understanding how factors present in these contexts and CM affect the design of pedagogical practice in this dimension. (IV) Identify the principles underlying the recontextualization of Educational Curricular Materials (ECM) when moved to the YAE context. Each objective was described and presented in a chapter of this thesis with specific methodologies and results for each of them. This organization of objectives results from the choice of the multipaper writing format. The results point to the lack of investigations into CM in Early Childhood Education, YAE and Higher Education. No study was identified correlating teacher and MC relationships in YAE. In this sense, it is necessary to go beyond research into structural and descriptive aspects of CM, also contemplating the relationship that teachers and students establish with these resources. We noticed variation in control over DI rules, indicating a pedagogical practice of non-stable frameworks with alternating tendencies. In this way, control over what to study (selection), the order in which this occurs (sequencing) and what is expected to be learned (evaluative criteria) was concentrated on the teacher (strong framing). In relation to hierarchical rules and rhythm, the characteristics of the practice indicate a tendency to weaken the framework, this suggests that teachers respect students' different learning times and favor horizontal communication relationships. The results indicated that the transformations that occur in the SD of pedagogical practice carried out in the classroom and the situations that promoted variation in classification, defined a pedagogical practice characterized by spaces visibly demarcated between subjects and specialized discourses. This practice identified by strong classification privileges individual work, legitimizes the discourses provided by teachers, promotes hierarchization between contents with a preference for academic discourse and specialization of mathematical content in relation to other contents. The CM acted as a support element for students, but did not provide support to teachers for outlining pedagogical practice in structuring spaces. Among the principles underlying the recontextualization of ECM when moved to YAE, we highlight the text of the material, the linking of choice to a logical chain between contents, the intention of teachers to legitimize a directive teaching methodology, the heterogeneity and specificities of students in this modality and teachers not considering the ECM guidelines. The ECM applied were not prescriptive objects with a static message, on the contrary, they were subjected to transformations to meet the complexity of the context.
Palavras-chave: Relação professores e Material Curricular
Material Curricular
Material Curricular Educativo
Recontextualização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38483
Data do documento: 17-Out-2023
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL - FÁBIO SILVA GOMES - COMPLETA.pdf
Restrito até 2025-11-07
TESE- FÁBIO SILVA GOMES3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons