Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38482
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Dança, giro decolonial e práticas docentes: quando a reta se curva.
metadata.dc.creator: Bonfim, Larissa Verbsck Alcântara
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee1: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Assis, Thiago Santos de
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Ana Paula Abrhaian de
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa “Dança e Diáspora Africana: expressões poéticas, políticas, educacionais e epistêmicas” do Programa de Pós Graduação em Dança - UFBA. Neste presente trabalho, a autora investiga suas próprias práticas docentes como professora de Dança na educação básica a partir de processos de implicação com as pedagogias decoloniais (WALSH, 2017) e afrorreferenciadas (SIMAS e RUFINO, 2018; RUFINO, 2019; PETIT, 2015; ROSA, 2013; FERREIRA, 2019). O reconhecimento das violências físicas, psíquicas, simbólicas e epistêmicas coloniais e racistas que fundam a sociedade ocidental estruturada sob a égide da modernidade, com seus ideais de progresso e desenvolvimento, e a compreensão que as perspectivas educacionais, de forma geral, continuam fortemente orientadas por esse paradigma, foram as inquietações impulsionadoras deste trabalho. Essa pesquisa desenvolvida na componente curricular Dança do Colégio de Aplicação da Universidade de Pernambuco, então, investigou a noção de professoralidade (ASSIS, 2018; PEREIRA, 2013) e, nesse sentido, em termos metodológicos, a (auto)biografia (JOSSO, 2004; NÓVOA, 2010, BOLÍVAR, 2002) configurou-se como um caminho relevante para esse estudo. Após a contextualização do termo Giro Decolonial segundo o grupo Modernidade/Colonialidade, esse aporte teórico foi relativizado e criticado (CUSICANQUI, 2010) e práticas artístico-pedagógicas experienciadas foram partilhadas e analisadas provocadas pela compreensão de que a descolonialidade não se restringe à área acadêmica e seus debates epistemológicos (CURIEL, 2019; CARVALHO, 2018). Essas experimentações em sala de aula, construídas em diálogo com as turmas de estudantes, foram elaboradas de modo a trazer a tona discussões relacionadas à diversidade, pluralidade e interculturalidade e apontam saídas para as problematizações dos preceitos universalizantes, hierarquizantes e eurocêntricos no ensino de Dança na escola.
Abstract: This work was developed in the research line of “Dance and African Diaspora: poetic, political, educational and epistemic expressions” of the postgraduate program in Dance - UFBA. The objective of this dissertation is to investigate the performance of a Dance teacher in basic education from processes of implication with decolonial (WALSH, 2017) and afro-referenced pedagogies (SIMAS and RUFINO, 2018; RUFINO, 2019; PETIT, 2015; ROSA, 2013; FERREIRA, 2019). The recognition of colonial and racist physical, psychic, symbolic and epistemic violence that found western society structured under the aegis of modernity, with its own ideals of progress and development, and the understanding that educational perspectives, in general, remain strongly oriented by this paradigm, were the driving concerns of this work. This research developed in the Dance curricular component of the Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, explored the notion of professorship (ASSIS, 2018; PEREIRA, 2013) and, in this sense, in methodological terms, the (auto)biography (JOSSO, 2004 ; NÓVOA, 2010, BOLIVAR, 2002) was configured as a relevant path for this study. After contextualizing the term Decolonial Turn according to the Modernity/Coloniality group, this theoretical contribution was relativized and criticized (CUSICANQUI, 2010) and the artistic-pedagogical practice in basic education was shared and analyzed so that decoloniality is not restricted to the academic area and its epistemological debates (CURIEL, 2019; CARVALHO, 2018). These experimental practices in the classroom, built in dialogue with the groups of students, were designed to bring up discussions related to diversity, plurality and interculturality and seek solutions based on the problematization of universalizing, hierarchical and Eurocentric precepts in Dance teaching at school.
Keywords: Dança
Dança na educação
Dança e ensino (Ensino fundamental) - Recife (PE)
Educação multicultural - Recife (PE)
Prática de ensino - Recife (PE)
Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (PE)
metadata.dc.subject.cnpq: Dança
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38482
Issue Date: 18-May-2023
Appears in Collections:Dissertação (PPGDANCA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Larissa Verbisk.pdf11,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.