Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBonfim, Larissa Verbsck Alcântara-
dc.date.accessioned2023-11-16T17:42:18Z-
dc.date.available2023-11-16T17:42:18Z-
dc.date.issued2023-05-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38482-
dc.description.abstractThis work was developed in the research line of “Dance and African Diaspora: poetic, political, educational and epistemic expressions” of the postgraduate program in Dance - UFBA. The objective of this dissertation is to investigate the performance of a Dance teacher in basic education from processes of implication with decolonial (WALSH, 2017) and afro-referenced pedagogies (SIMAS and RUFINO, 2018; RUFINO, 2019; PETIT, 2015; ROSA, 2013; FERREIRA, 2019). The recognition of colonial and racist physical, psychic, symbolic and epistemic violence that found western society structured under the aegis of modernity, with its own ideals of progress and development, and the understanding that educational perspectives, in general, remain strongly oriented by this paradigm, were the driving concerns of this work. This research developed in the Dance curricular component of the Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, explored the notion of professorship (ASSIS, 2018; PEREIRA, 2013) and, in this sense, in methodological terms, the (auto)biography (JOSSO, 2004 ; NÓVOA, 2010, BOLIVAR, 2002) was configured as a relevant path for this study. After contextualizing the term Decolonial Turn according to the Modernity/Coloniality group, this theoretical contribution was relativized and criticized (CUSICANQUI, 2010) and the artistic-pedagogical practice in basic education was shared and analyzed so that decoloniality is not restricted to the academic area and its epistemological debates (CURIEL, 2019; CARVALHO, 2018). These experimental practices in the classroom, built in dialogue with the groups of students, were designed to bring up discussions related to diversity, plurality and interculturality and seek solutions based on the problematization of universalizing, hierarchical and Eurocentric precepts in Dance teaching at school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança na educaçãopt_BR
dc.subjectDança e ensino (Ensino fundamental) - Recife (PE)pt_BR
dc.subjectEducação multicultural - Recife (PE)pt_BR
dc.subjectPrática de ensino - Recife (PE)pt_BR
dc.subjectColégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (PE)pt_BR
dc.subject.otherDANCEpt_BR
dc.subject.otherPRIMARY EDUCATIONpt_BR
dc.subject.otherDECOLONIALITYpt_BR
dc.titleDança, giro decolonial e práticas docentes: quando a reta se curva.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraz, Fernando Marques Camargo-
dc.contributor.referee1Ferraz, Fernando Marques Camargo-
dc.contributor.referee2Assis, Thiago Santos de-
dc.contributor.referee3Souza, Ana Paula Abrhaian de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037440711970130pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa “Dança e Diáspora Africana: expressões poéticas, políticas, educacionais e epistêmicas” do Programa de Pós Graduação em Dança - UFBA. Neste presente trabalho, a autora investiga suas próprias práticas docentes como professora de Dança na educação básica a partir de processos de implicação com as pedagogias decoloniais (WALSH, 2017) e afrorreferenciadas (SIMAS e RUFINO, 2018; RUFINO, 2019; PETIT, 2015; ROSA, 2013; FERREIRA, 2019). O reconhecimento das violências físicas, psíquicas, simbólicas e epistêmicas coloniais e racistas que fundam a sociedade ocidental estruturada sob a égide da modernidade, com seus ideais de progresso e desenvolvimento, e a compreensão que as perspectivas educacionais, de forma geral, continuam fortemente orientadas por esse paradigma, foram as inquietações impulsionadoras deste trabalho. Essa pesquisa desenvolvida na componente curricular Dança do Colégio de Aplicação da Universidade de Pernambuco, então, investigou a noção de professoralidade (ASSIS, 2018; PEREIRA, 2013) e, nesse sentido, em termos metodológicos, a (auto)biografia (JOSSO, 2004; NÓVOA, 2010, BOLÍVAR, 2002) configurou-se como um caminho relevante para esse estudo. Após a contextualização do termo Giro Decolonial segundo o grupo Modernidade/Colonialidade, esse aporte teórico foi relativizado e criticado (CUSICANQUI, 2010) e práticas artístico-pedagógicas experienciadas foram partilhadas e analisadas provocadas pela compreensão de que a descolonialidade não se restringe à área acadêmica e seus debates epistemológicos (CURIEL, 2019; CARVALHO, 2018). Essas experimentações em sala de aula, construídas em diálogo com as turmas de estudantes, foram elaboradas de modo a trazer a tona discussões relacionadas à diversidade, pluralidade e interculturalidade e apontam saídas para as problematizações dos preceitos universalizantes, hierarquizantes e eurocêntricos no ensino de Dança na escola.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Larissa Verbisk.pdf11,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.