Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.creator | Bonfim, Larissa Verbsck Alcântara | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T17:42:18Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16T17:42:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38482 | - |
dc.description.abstract | This work was developed in the research line of “Dance and African Diaspora: poetic,
political, educational and epistemic expressions” of the postgraduate program in Dance -
UFBA. The objective of this dissertation is to investigate the performance of a Dance teacher
in basic education from processes of implication with decolonial (WALSH, 2017) and
afro-referenced pedagogies (SIMAS and RUFINO, 2018; RUFINO, 2019; PETIT, 2015;
ROSA, 2013; FERREIRA, 2019). The recognition of colonial and racist physical, psychic,
symbolic and epistemic violence that found western society structured under the aegis of
modernity, with its own ideals of progress and development, and the understanding that
educational perspectives, in general, remain strongly oriented by this paradigm, were the
driving concerns of this work. This research developed in the Dance curricular component of
the Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, explored the notion of
professorship (ASSIS, 2018; PEREIRA, 2013) and, in this sense, in methodological terms, the
(auto)biography (JOSSO, 2004 ; NÓVOA, 2010, BOLIVAR, 2002) was configured as a
relevant path for this study. After contextualizing the term Decolonial Turn according to the
Modernity/Coloniality group, this theoretical contribution was relativized and criticized
(CUSICANQUI, 2010) and the artistic-pedagogical practice in basic education was shared
and analyzed so that decoloniality is not restricted to the academic area and its
epistemological debates (CURIEL, 2019; CARVALHO, 2018). These experimental practices
in the classroom, built in dialogue with the groups of students, were designed to bring up
discussions related to diversity, plurality and interculturality and seek solutions based on the
problematization of universalizing, hierarchical and Eurocentric precepts in Dance teaching at
school. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dança na educação | pt_BR |
dc.subject | Dança e ensino (Ensino fundamental) - Recife (PE) | pt_BR |
dc.subject | Educação multicultural - Recife (PE) | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino - Recife (PE) | pt_BR |
dc.subject | Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (PE) | pt_BR |
dc.subject.other | DANCE | pt_BR |
dc.subject.other | PRIMARY EDUCATION | pt_BR |
dc.subject.other | DECOLONIALITY | pt_BR |
dc.title | Dança, giro decolonial e práticas docentes: quando a reta se curva. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferraz, Fernando Marques Camargo | - |
dc.contributor.referee1 | Ferraz, Fernando Marques Camargo | - |
dc.contributor.referee2 | Assis, Thiago Santos de | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Ana Paula Abrhaian de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1037440711970130 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa “Dança e Diáspora Africana:
expressões poéticas, políticas, educacionais e epistêmicas” do Programa de Pós Graduação em
Dança - UFBA. Neste presente trabalho, a autora investiga suas próprias práticas docentes
como professora de Dança na educação básica a partir de processos de implicação com as
pedagogias decoloniais (WALSH, 2017) e afrorreferenciadas (SIMAS e RUFINO, 2018;
RUFINO, 2019; PETIT, 2015; ROSA, 2013; FERREIRA, 2019). O reconhecimento das
violências físicas, psíquicas, simbólicas e epistêmicas coloniais e racistas que fundam a
sociedade ocidental estruturada sob a égide da modernidade, com seus ideais de progresso e
desenvolvimento, e a compreensão que as perspectivas educacionais, de forma geral,
continuam fortemente orientadas por esse paradigma, foram as inquietações impulsionadoras
deste trabalho. Essa pesquisa desenvolvida na componente curricular Dança do Colégio de
Aplicação da Universidade de Pernambuco, então, investigou a noção de professoralidade
(ASSIS, 2018; PEREIRA, 2013) e, nesse sentido, em termos metodológicos, a (auto)biografia
(JOSSO, 2004; NÓVOA, 2010, BOLÍVAR, 2002) configurou-se como um caminho relevante
para esse estudo. Após a contextualização do termo Giro Decolonial segundo o grupo
Modernidade/Colonialidade, esse aporte teórico foi relativizado e criticado (CUSICANQUI,
2010) e práticas artístico-pedagógicas experienciadas foram partilhadas e analisadas
provocadas pela compreensão de que a descolonialidade não se restringe à área acadêmica e
seus debates epistemológicos (CURIEL, 2019; CARVALHO, 2018). Essas experimentações
em sala de aula, construídas em diálogo com as turmas de estudantes, foram elaboradas de
modo a trazer a tona discussões relacionadas à diversidade, pluralidade e interculturalidade e
apontam saídas para as problematizações dos preceitos universalizantes, hierarquizantes e
eurocêntricos no ensino de Dança na escola. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Dança | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGDANCA)
|