Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38068
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Mulheres negras tensionam as fronteiras modernas da nação: uma cartografia poética do Atlântico Negro entre Brasil e Uruguai
Otros títulos : Black women tension the nation's modern borders: a poetic cartography of the Black Atlantic between Brazil and Uruguay
metadata.dc.creator: Marreiros, Juliana de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Lívia Maria Natália de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Alves, Alcione Correa
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Tiago Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Moises Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Alcione Correa
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem por objetivo examinar as enunciações poéticas de mulheres negras constantes nas obras um corpo negro, de Lubi Prates, e na antologia Tinta: poetas afrodescendientes enquanto elaboração subjetiva do corpo afrodiaspórico como território enunciativo que ergue uma cartografia de presenças no Atlântico Negro. Para tanto, realizo esse estudo a partir de três categorias de análise, que servem de tópos para a sedimentação desse território rizomático, quais sejam, 1) Travessia afro-atlântica e sua extensão pelo território latino-americano, com especial atenção para Brasil e Uruguai, de onde se enunciam, respectivamente, as obras antes mencionadas; 2) Amefricanidade, categoria político-cultural cunhada por Lélia Gonzáles (2020), verificável nesse corpus poético feminino enquanto produção subjetiva do corpo que se configura como identidade rizoma nos termos de É. Glissant (2005); 3) Escrevivência, como operador teórico de agência coletiva de vozes (SOUZA, 2018) e locus criativo de imaginação de presenças forjada desde a enunciação literária de mulheres negras, segundo Conceição Evaristo (2017a). Desta forma, contempla-se em tais poéticas negras femininas um corpo enunciativo que provoca tensões e fissuras às fronteiras modernas das nações a partir da irrupção enunciativa que põe em cheque a raiz única de matriz colonial como estruturante destes territórios nacionais, recuperando memória, história e ancestralidade desde as presenças contemporâneas recompostas pelo corpo-letra (EVARISTO, 2017b) inscrito desde prefácios amefricanos ao Atlântico Negro.
Resumen : This dissertation aims to examine the poetic enunciations of black women in the works um corpo negro, by Lubi Prates, and in the anthology Tinta: poetas afrodescendientes as a subjective elaboration of the afrodiasporic body as an enunciative territory that builds a cartography of presences in the Black Atlantic. Therefore, I carry out this study from three categories of analysis, which serve as topos for the sedimentation of this rhizomatic territory, namely, 1) Afro-Atlantic crossing and its extension through the Latin American territory, with special attention to Brazil and Uruguay, from which the aforementioned works are enunciated, respectively; 2) Amefricanity, political-cultural category coined by Lélia Gonzalez (2020), verifiable in this female poetic corpus as a subjective production of the body that configures itself as a rhizome identity in terms of É. Glissant (2005); 3) Escrevivência, as a theoretical operator of collective agency of voices (SOUZA, 2018) and creative locus of imagination of presences forged from the literary enunciation of black women, according to Conceição Evaristo (2017a). In this way, one contemplates in such black feminine poetics an enunciative body that causes tensions and fissures to the modern borders of nations from the enunciative irruption that puts in check the single root of the colonial matrix as a structuring of these national territories, recovering memory, history and ancestry from contemporary presences recomposed by the body-letter (EVARISTO, 2017b) inscribed from Amefrican prefaces to the Black Atlantic.
Palabras clave : Literatura brasileira - Escritoras negras - História e crítica
Poesia brasileira - Escritoras negras - História e crítica
Prates, Luby, 1986 - Crítica e interpretação
Diáspora africanan na literatura
Poesia uruguaia - Escritoras negras
Escrevivência
Negros - Identidade racial - Atlântico, Oceano - Região
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38068
Fecha de publicación : 12-jul-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLITCULT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação - Versão Final.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons