Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarreiros, Juliana de Andrade-
dc.date.accessioned2023-10-17T14:51:18Z-
dc.date.available2023-10-17T14:51:18Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38068-
dc.description.abstractThis dissertation aims to examine the poetic enunciations of black women in the works um corpo negro, by Lubi Prates, and in the anthology Tinta: poetas afrodescendientes as a subjective elaboration of the afrodiasporic body as an enunciative territory that builds a cartography of presences in the Black Atlantic. Therefore, I carry out this study from three categories of analysis, which serve as topos for the sedimentation of this rhizomatic territory, namely, 1) Afro-Atlantic crossing and its extension through the Latin American territory, with special attention to Brazil and Uruguay, from which the aforementioned works are enunciated, respectively; 2) Amefricanity, political-cultural category coined by Lélia Gonzalez (2020), verifiable in this female poetic corpus as a subjective production of the body that configures itself as a rhizome identity in terms of É. Glissant (2005); 3) Escrevivência, as a theoretical operator of collective agency of voices (SOUZA, 2018) and creative locus of imagination of presences forged from the literary enunciation of black women, according to Conceição Evaristo (2017a). In this way, one contemplates in such black feminine poetics an enunciative body that causes tensions and fissures to the modern borders of nations from the enunciative irruption that puts in check the single root of the colonial matrix as a structuring of these national territories, recovering memory, history and ancestry from contemporary presences recomposed by the body-letter (EVARISTO, 2017b) inscribed from Amefrican prefaces to the Black Atlantic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectLiteratura brasileira - Escritoras negras - História e críticapt_BR
dc.subjectPoesia brasileira - Escritoras negras - História e críticapt_BR
dc.subjectPrates, Luby, 1986 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectDiáspora africanan na literaturapt_BR
dc.subjectPoesia uruguaia - Escritoras negraspt_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectNegros - Identidade racial - Atlântico, Oceano - Regiãopt_BR
dc.subject.otherBlack Atlanticpt_BR
dc.subject.otherAmefricanitypt_BR
dc.subject.otherEscrevivênciapt_BR
dc.subject.otherMemorypt_BR
dc.subject.otherNationpt_BR
dc.subject.otherAfrouruguayan poetrypt_BR
dc.titleMulheres negras tensionam as fronteiras modernas da nação: uma cartografia poética do Atlântico Negro entre Brasil e Uruguaipt_BR
dc.title.alternativeBlack women tension the nation's modern borders: a poetic cartography of the Black Atlantic between Brazil and Uruguaypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Lívia Maria Natália de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2528662239547111pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alves, Alcione Correa-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8405-430Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724041720833092pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Tiago Barbosa da-
dc.contributor.referee2Alves, Moises Oliveira-
dc.contributor.referee3Alves, Alcione Correa-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7766-9998pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4497701987331827pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo examinar as enunciações poéticas de mulheres negras constantes nas obras um corpo negro, de Lubi Prates, e na antologia Tinta: poetas afrodescendientes enquanto elaboração subjetiva do corpo afrodiaspórico como território enunciativo que ergue uma cartografia de presenças no Atlântico Negro. Para tanto, realizo esse estudo a partir de três categorias de análise, que servem de tópos para a sedimentação desse território rizomático, quais sejam, 1) Travessia afro-atlântica e sua extensão pelo território latino-americano, com especial atenção para Brasil e Uruguai, de onde se enunciam, respectivamente, as obras antes mencionadas; 2) Amefricanidade, categoria político-cultural cunhada por Lélia Gonzáles (2020), verificável nesse corpus poético feminino enquanto produção subjetiva do corpo que se configura como identidade rizoma nos termos de É. Glissant (2005); 3) Escrevivência, como operador teórico de agência coletiva de vozes (SOUZA, 2018) e locus criativo de imaginação de presenças forjada desde a enunciação literária de mulheres negras, segundo Conceição Evaristo (2017a). Desta forma, contempla-se em tais poéticas negras femininas um corpo enunciativo que provoca tensões e fissuras às fronteiras modernas das nações a partir da irrupção enunciativa que põe em cheque a raiz única de matriz colonial como estruturante destes territórios nacionais, recuperando memória, história e ancestralidade desde as presenças contemporâneas recompostas pelo corpo-letra (EVARISTO, 2017b) inscrito desde prefácios amefricanos ao Atlântico Negro.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Versão Final.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons