Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38033
Tipo: Dissertação
Título: Uma intervenção formativa para as relações étnico-raciais no curso de Licenciatura em Pedagogia do IFES Campus Itapina
Título(s) alternativo(s): A formative intervention for ethnic-racial relations in the degree Course in Pedagogy at IFES Campus Itapina
Autor(es): Dias, Rany Rosa
Primeiro Orientador: Silva, Jamile Borges da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jamile Borges da
metadata.dc.contributor.referee2: Musial, Gilvanice Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira Júnior, João Mouzart de
Resumo: Esse projeto de intervenção buscou analisar a presença das questões étnico-raciais na formação dos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Ifes Campus Itapina. O objetivo foi elaborar uma proposta de intervenção em Educação para as Relações Étnico-Raciais, visando enriquecer a formação dos estudantes do curso. A pesquisa foi conduzida com alunos matriculados nos períodos 2º, 4º, 6º e 8º do ano letivo de 2022. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, embasada nas diretrizes da pesquisa-ação. No embasamento teórico, dialogamos com Nilma Lino Gomes, Petrônio Domingues, Tomaz Tadeu da Silva, Paulo Freire entre outros. Além disso, foram examinadas as legislações pertinentes que abordam as questões étnico-raciais na educação, as ações afirmativas, o currículo e a Base Nacional Comum Curricular. No tocante à metodologia, foi realizado um levantamento bibliográfico detalhado e uma análise de documentos internos. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário online, composto por perguntas abertas e fechadas. Os resultados da pesquisa evidenciaram a presença das questões étnico-raciais na matriz curricular, por meio dos componentes curriculares que abordam conteúdos propícios para a discussão sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), preparando assim os futuros docentes com conhecimentos relevantes para sua atuação profissional. Adicionalmente, foi constatado que as ações promovidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) também desempenham um papel significativo na formação dos discentes. A Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais do Ifes se mostrou como um instrumento essencial para a efetivação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Como proposta interventiva, propõe-se uma ação complementar ao ensino por meio da realização de um seminário. Esse seminário abordará temas que necessitam de revisão e/ou aprofundamento, como racismo e discriminação racial, legislação relativa à ERER, intolerância religiosa e abordagens curriculares alinhadas à perspectiva da ERER. Dessa forma, a proposta de intervenção visa ampliar a formação dos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, capacitando-os para abordar de maneira sensível e eficaz as questões étnico-raciais.
Abstract: This intervention project sought to analyze the presence of ethnic-racial questions in the education of students of the Licentiate in Pedagogy course at Ifes Campus Itapina. The objective was to elaborate a proposal for intervention in Education for Ethnic-Racial Relations, aiming to enrich the training of students in the course. The research was conducted with students enrolled in the 2nd, 4th, 6th and 8th periods of the 2022 school year. The methodological approach adopted was qualitative, based on action research guidelines. In the theoretical basis, we dialogue with Nilma Lino Gomes, Petrônio Domingues, Tomaz Tadeu da Silva, Paulo Freire, among others. In addition, the relevant legislation that addresses ethnic-racial issues in education, affirmative actions, curriculum and the Common National Curricular Base were examined. With regard to methodology, a detailed bibliographical survey and an analysis of internal documents were carried out. Data collection took place through the application of an online questionnaire, consisting of open and closed questions. The research results showed the presence of ethnic-racial questions in the curricular matrix, through the curricular components that address content conducive to the discussion on Education for Ethnic-Racial Relations (ERER), thus preparing future teachers with relevant knowledge for their professional performance. Additionally, it was found that the actions promoted by the Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies (NEABI) also play a significant role in the training of students. Ifes' Education Policy for Ethnic-Racial Relations proved to be an essential instrument for the implementation of Laws nº 10.639/2003 and nº 11.645/2008. As an intervention proposal, a complementary action to teaching is proposed through the holding of a seminar. This seminar will address issues that need revision and/or deepening, such as racism and racial discrimination, legislation related to the ERER, religious intolerance and curricular approaches aligned with the perspective of the ERER. In this way, the intervention proposal aims to expand the training of students of the Licentiate in Pedagogy course, enabling them to approach ethnic-racial issues in a sensitive and effective way.
Palavras-chave: Projeto de Intervenção
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Pedagogia
Formação inicial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38033
Data do documento: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rany Rosa Dias - Dissertação.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons