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Tipo: Dissertação
Título: Crianças com o transtorno do espectro autista na educação infantil: aspectos legais e pedagógicos.
Título(s) alternativo(s): Children with autism spectrum disorder in early childhood education: legal and pedagogical aspects.
Autor(es): Andrade, Juliana Santos
Primeiro Orientador: Bordas, Miguel Angel Garcia
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Uzêda, Sheila de Quadros
metadata.dc.contributor.referee1: Victor, Sonia Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Miralva dos Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Marlene Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee5: Uzêda, Sheila de Quadros
Resumo: O estudo aborda o processo de inclusão escolar de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar o processo de inclusão escolar de crianças com TEA em creches e pré-escolas da Rede Municipal de Educação de Salvador-Bahia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, em duas Creches e Pré-Escolas Primeiro Passo (CPPP) e um Centro Municipal de Educação (CMEI) de Salvador-Bahia, bem como o levantamento bibliográfico sobre os aspectos legais e pedagógicos da inclusão escolar de crianças com TEA no segmento creche e pré-escola. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e da observação assistemática das crianças nas referidas unidades de ensino (UE). As análises e reflexões apontadas nesta dissertação permearam o referencial analítico da abordagem materialista histórico-dialética, mais especificamente a Teoria Histórico-Cultural, focalizando o contexto da inclusão escolar de crianças com o transtorno do espectro autista. Dessa forma, os estudos empreendidos por Vigotski (1896; 1898; 2010; 2019), assim como as releituras de sua obra feitas por Prestes e Tunes (2011; 2012; 2020), acrescidos de demais autores, a exemplo de Aranha (2001) e Bianchi (2017), que discutem a referida temática, assim contribuindo para a complementação da fundamentação teórica desta pesquisa. Os achados indicam que a inclusão escolar de crianças com TEA na Educação Infantil tem ocorrido nas UE pesquisadas; entretanto, a falta de investimento na formação continuada dos professores, de recursos de infraestrutura e didático-pedagógicos são barreiras que dificultam esse processo. Concluiu-se que a inclusão escolar de crianças com TEA é uma demanda coletiva da sociedade contemporânea e que precisa de um esforço conjunto de todas as instâncias sociais para ser efetivada.
Abstract: The study addresses the process of school inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Early Childhood Education. The general objective of the research is to analyze the process of school inclusion of children with ASD in daycare centers and preschools in the Municipal Education Network of Salvador-Bahia. To this end, qualitative research, of the case study type, was carried out in two Creches and Pré-Escolas Primeiro Passo (CPPP) and a Municipal Education Center (CMEI) in Salvador-Bahia, as well as a bibliographical survey on the legal aspects and pedagogical aspects of the school inclusion of children with ASD in the daycare and preschool segments. Data were collected through semi-structured interviews and unsystematic observation of children in the aforementioned educational units (UE). The analyzes and reflections highlighted in this dissertation permeated the analytical framework of the historical-dialectic materialist approach, more specifically the Historical-Cultural Theory, focusing on the context of school inclusion of children with autism spectrum disorder. Thus, the studies undertaken by Vigotski (1896; 1898; 2010; 2019), as well as the reinterpretations of his work carried out by Prestes and Tunes (2011; 2012; 2020), plus other authors, such as Aranha (2001) and Bianchi (2017), who discuss the aforementioned theme, thus contributing to complementing the theoretical foundation of this research. The findings indicate that the school inclusion of children with ASD in early childhood education has occurred in the UE studied; however, the lack of investment in continuing teacher training, infrastructure and didactic-pedagogical resources are barriers that make this process difficult. It was concluded that the school inclusion of children with ASD is a collective demand of contemporary society and that it requires a joint effort from all social spheres to be implemented.
Palavras-chave: Crianças
Transtorno do Espectro
Educação Infantil
Aspectos Legais e Pedagógicos
Crianças com transtorno do espectro autista
Inclusão escolar
Política social
Educação Infantil - Finalidades e objetivos
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37889
Data do documento: 14-Jul-2023
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