Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37872
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ela é tudo aquilo que sobreviveu: a atuação da tamojuntas frente aos casos de violência doméstica em Salvador
Título(s) alternativo(s): She is everything that survived: the performance of tamojuntas in the face of cases of domestic violence in Salvador
Autor(es): Muricy, Taís Abdalla
Primeiro Orientador: Gomes, Tatiana Emília Dias
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Tatiana Emília Dias
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Poliana da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Mano, Maíra Kubík Taveira
Resumo: Esta pesquisa se dedica a compreender como atua a organização não governamental TamoJuntas frente aos casos de violência doméstica em Salvador. Objetivamos apresentar a trajetória da TamoJuntas desde o seu surgimento, entender as práticas desta ONG no atendimento das mulheres em situação de violência, compreender os problemas enfrentados pela TamoJuntas em sua atuação, bem como examinar a Lei Maria da Penha acerca da violência doméstica em seus aspectos jurídicos e políticos, observar os desafios na aplicação desta lei, entender o funcionamento das organizações não governamentais no Brasil na sua relação com o Estado e comparar a atuação da TamoJuntas ao desempenho do Poder Público nos casos de violência doméstica em Salvador. Para tanto, utilizamos o método da indução analítica, ao passo que, quanto à abordagem da pesquisa, se qualifica como exploratória e qualitativa. Desse modo, usamos como técnicas de pesquisa as entrevistas realizadas e a revisão de literatura. Essa revisão de literatura foi feita através de livros, revistas e artigos, encontrados, principalmente, nos sites da Themis, da CFEMEA, da TamoJuntas e do Instituto Patrícia Galvão, complementando os dados coletados através destas obras com a entrevista realizada com Laina Crisóstomo. Observamos que a TamoJuntas presta às mulheres em situação de violência serviços jurídico, social, pedagógico e psicológico, sendo que o primeiro atendimento é jurídico-social, ou seja, uma advogada e uma assistente social amparam essa mulher, pensando tanto na demanda jurídica como na do serviço social. Entretanto, a TamoJuntas enfrenta problemas em sua atuação, principalmente financeiros, o que dificulta o seu funcionamento.
Palavras-chave: Violência doméstica
Lei Maria da Penha
TamoJuntas
Organizações não governamentais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
Citação: MURICY, Taís Abdalla. Ela é tudo aquilo que sobreviveu: a atuação da TamoJuntas frente aos casos de violência doméstica. Xx f. iII 2019. Monografia (Graduação) – Faculdade de Direito, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37872
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAÍS ABDALLA MURICY.pdf993,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons