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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Reflexões sobre a Educação infantil Bilíngue como possibilidade de escolarização para crianças surdas de Salvador
metadata.dc.creator: Santos, Alice do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Regiane da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de
metadata.dc.contributor.referee2: Begrow, Desirée de Vit
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa, Regiane da Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como tema a Educação Infantil Bilíngue para crianças Surdas, ou seja, a Educação Infantil pautada na língua de sinais como primeira língua e o português como segunda língua, professores Surdos, construção da identidade Surda e cultura Surda. Para embasar as reflexões propostas, trouxemos outras temáticas correlacionadas ao tema levando em consideração a relevância das crianças enquanto sujeitos históricos e de direitos, a educação infantil como um espaço educacional pertencente a todas as crianças, concepções de crianças e infâncias, um apanhado histórico sobre as pessoas com deficiência, a história educacional das pessoas Surdas, a relevância da língua de sinais na mais tenra idade e a educação infantil bilíngue como modalidade educacional. O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre a educação infantil bilíngue como possibilidade de escolarização para crianças Surdas de Salvador. Com base nos pressupostos teóricos de Quadros (1997), Goldfeld (2002) e Strobel (2018), além de entrevista com professores e mãe em uma escola de Surdos de Salvador, buscou-se fundamentar as reflexões sobre a Educação Infantil bilíngue para crianças Surdas.
Resumen : The present study has as it theme the Bilingual Early Childhood Education for Deaf children, that is, Early Childhood Education based on sign language as a first language and Portuguese as a second language, deaf teachers, construction of identity and Deaf culture. To base the proposed reflections, we brought other themes correlated to the theme, taking into account the relevance of the child as historical subjects and rights, early childhood education as an educational space belonging to all children, conceptions of children and childhoods, a historical overview of people with disabilities, the educational history of Deaf people, the relevance of sign language at an early age and bilingual early childhood education as a modality. The general objective of this research was to reflect on bilingual early childhood education as a possibility of schooling for deaf children in Salvador. Based on the theoretical assumptions of Quadros (1997), Goldfeld (2002), Strobel (2018), in addition to an interview with teachers and mothers at a school for the deaf in Salvador, an attempt was made to base reflections on bilingual Early Childhood Education for Deaf children.
Palabras clave : Educação Infantil
Crianças
Bilinguismo
Educação de Surdos
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37737
Fecha de publicación : 5-dic-2022
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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