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Tipo: Tese
Título: Os desdobramentos políticos e acadêmicos da Ação Afirmativa em Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Uneb
Título(s) alternativo(s): The political and academic developments of Affirmative Action in stricto sensu Graduate Programs at Uneb
Autor(es): Araújo, Jurandir de Almeida
Primeiro Orientador: Musial, Gilvanice Barbosa da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
metadata.dc.contributor.referee1: Musial, Gilvanice da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Kaly, Alain Pascal
metadata.dc.contributor.referee3: Queiroz, Delcele Mascarenhas de
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Jocélio Teles dos
metadata.dc.contributor.referee5: Franco, Nanci Helena Rebouças
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar os desdobramentos políticos e acadêmicos da política de ação afirmativa decorrentes da implementação de cotas para estudantes afrodescendentes em Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), pioneira no campo da referida política e a primeira a instituir o mecanismo de reserva de vagas, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Para tanto, ancorado na pesquisa de abordagem social qualitativa, com um viés político, posicionado, ativista e engajado, embasado na perspectiva epistemológica decolonial, além da seleção e análise de documentos que versam sobre a ação afirmativa na instituição investigada, foram entrevistados três coordenadores e sete professores de quatro programas de pós-graduação que ofertam cursos de mestrado e de doutorado e sete estudantes contemplados/as com a reserva de vagas. Como resultado, a pesquisa revelou que as cotas raciais na Uneb, inicialmente adotadas para negros/as, ao longo desses 20 anos, se desdobraram, tanto no campo político quanto no acadêmico, em várias outras medidas de ação afirmativa voltadas para o acompanhamento, avaliação, aperfeiçoamento e permanências dos/as referidos/as estudantes; avanços e inovações importantes, a exemplo da ampliação dos grupos étnico-raciais e sociais contemplados com a reserva de vagas: indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades, transexuais, travestis e transgênero; da criação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas; de programas de mestrado; de núcleos, centros e grupos de estudos e pesquisas; de cursos de licenciatura e de especialização, entre outras medidas que colocam em prática a Política de Ação Afirmativa na Uneb e potencializam a ocupação gradativa da universidade por parte dos/as sujeitos/as historicamente excluídos/as da Educação Superior, impactando de forma positiva e expressiva na produção do conhecimento científico. O estudo evidenciou ainda os percalços e encalços encontrados por esses/as estudantes, no que diz respeito ao acesso e à permanência no espaço acadêmico da pós-graduação, assim como algumas lacunas existentes, a necessidade e as possibilidades de a universidade e os programas de pós-graduação implementarem novas medidas de ação afirmativa que complementem as já existentes, de modo a garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos/as referidos/as estudantes, em oferecer-lhes as condições que os/as atendam em suas demandas acadêmicas e sociais.
Abstract: This study aimed to analyze the political and academic developments of the affirmative action policy arising from the implementation of quotas for Afro-descendant students in stricto sensu Graduate Programs at the State University of Bahia (Uneb), a pioneer in the field of said policy and the first to institute the vacancy reservation mechanism, both in undergraduate and postgraduate courses. To this end, anchored in research with a qualitative social approach, with a political, positioned, activist and engaged bias, based on the decolonial epistemological perspective, in addition to the selection and analysis of documents that deal with affirmative action in the investigated institution, three coordinators and seven professors from four postgraduate programs that offer master's and doctoral courses and seven students who have reserved vacancies. As a result, the research revealed that the racial quotas at Uneb, initially adopted for blacks, over these 20 years, unfolded, both in the political and academic fields, in several other affirmative action measures aimed at monitoring, evaluating , improvement and permanence of the referred students; important advances and innovations, such as the expansion of ethnic-racial and social groups contemplated with the reservation of vacancies: indigenous people, quilombolas, gypsies, people with disabilities, autism spectrum disorder and high skills, transsexuals, transvestites and transgenders; the creation of the Dean of Affirmative Actions; master's programs; nuclei, centers and study and research groups; degree and specialization courses, among other measures that put into practice the Affirmative Action Policy at Uneb and enhance the gradual occupation of the university by subjects historically excluded from Higher Education, positively impacting and expressive in the production of scientific knowledge. The study also showed the obstacles and obstacles encountered by these students, with regard to access and permanence in the postgraduate academic space, as well as some existing gaps, the need and possibilities for the university and the postgraduate students to implement new affirmative action measures that complement the existing ones, in order to guarantee the access, permanence and success of the referred students, in offering them the conditions that meet their academic demands and social.
Palavras-chave: Universidade
Pós-Graduação
Ação Afirmativa
Uneb
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: ARAÚJO, Jurandir de Almeida. Os desdobramentos políticos e acadêmicos da Ação Afirmativa em Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Uneb. Orientadora: Gilvanice da Silva Musial. 2023. 268 f. il. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37733
Data do documento: 26-Abr-2023
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