Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37722
Tipo: Tese
Título: Dimensões científico-tecnológicas e socioambientais em Paulo Freire: a constituição de uma interface humanizadora entre a educação ambiental e a educação CTSA
Título(s) alternativo(s): Scientific-technological and socio-environmental dimensions in Paulo Freire: the constitution of a humanizing interface between education and STSE education
Autor(es): Silva, Rodrigo da Luz
Primeiro Orientador: Almeida, Rosiléia Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Rosiléia Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee2: Sanchez, Celso
metadata.dc.contributor.referee3: Lorenzetti, Leonir
metadata.dc.contributor.referee4: Andrade, Maria Aparecida da Silva
metadata.dc.contributor.referee5: Gehlen, Simoni Tormohlen
Resumo: O trabalho teve como objetivo investigar as contribuições concernentes às dimensões científico-tecnológicas e socioambientais de Paulo Freire para a constituição de uma interface humanizadora entre a Educação Ambiental e a Educação CTSA no contexto da Educação em Ciências no Brasil. Para tanto partiu de dois movimentos analíticos mutuamente complementares: uma aproximação teórica, aprofundando em trabalhos e obras de autores cujas ideias balizam as discussões existentes nos campos aqui investigados; e uma aproximação empírica, caracterizada pela análise e legitimação de dimensões de ciência, tecnologia, sociedade e natureza amalgamadas às reflexões político-pedagógicas de Paulo Freire, considerando três momentos indissociáveis da vida e obra do autor: a) o seu nascimento e desenvolvimento em solo recifense (1921-1964), em que analisou-se a obra Educação e Atualidade Brasileira; b) a sua saída do Brasil devido à instauração do golpe civil-militar e suas vivências internacionais (1964-1979) em que analisou-se a obra Pedagogia do Oprimido e; c) seu retorno ao Brasil num contexto democrático até a sua morte (1979-1997), em que analisou-se a obra Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. A investigação empreendida contou com a Análise Textual Discursiva (ATD) e o exercício epistemológico de compreensão e explicação das criações culturais. Os resultados apontam para a presença de dimensões científico-tecnológicas e socioambientais no pensamento freireano que contribuíram para a emergência de uma interface humanizadora Freire-CTSA-EA, a qual se anuncia pautada em três elementos fundamentais e indissociáveis: a) Visões de mundo e valores socioambientais; b) Lugares e contextos sociais de formação compartilhada e; c) Saberes e práticas insurgentes. Tal interface, voltada à superação da cultura do silêncio e das contradições existenciais que obstaculizam a vocação histórica do ser humano em ser mais, insurge a favor dos oprimidos para que enfrentem a opressão da qual são vítimas e emerjam nos palcos da história no sentido de fortificar a compreensão da formação humana na relação sociedade-natureza e a necessidade da luta política enquanto elemento indispensável de uma Educação em Ciências que se proclama revolucionária e defensora da vida em sua plenitude.
Abstract: The aim of this work is to investigate the contributions concerning the scientific-technological and socio-environmental dimensions of Paulo Freire for the constitution of a humanizing interface between Environmental Education and STSE Education in the context of Science Education in Brazil. For that, it started from two mutually complementary analytical movements: a theoretical approach, deepening in works and works of authors whose ideas guide the existing discussions in the fields investigated here; and an empirical approach, characterized by the analysis and legitimation of dimensions of science, technology, society and nature amalgamated with Paulo Freire's political-pedagogical reflections, considering three inseparable moments in the author's life and work: a) his birth and development in soil of Recife (1921-1964), in which the work Education and Brazilian Current Affairs was analyzed; b) his departure from Brazil due to the establishment of the civil-military coup and his international experiences (1964-1979) in which the work Pedagogy of the Oppressed was analyzed; c) his return to Brazil in a democratic context until his death (1979-1997), in which the work Pedagogy of Hope: Reliving the Pedagogy of the Oppressed was analyzed. The investigation carried out relied on Discursive Textual Analysis (DTA) and the epistemological exercise of understanding and explaining cultural creations. The results point to the presence of scientific-technological and socio-environmental dimensions in Freire's thinking that contributed to the emergence of a humanizing Freire-STSE-EE interface that announces itself to be based on three fundamental and inseparable elements: a) Worldviews and socio-environmental values; b) Places and social contexts of shared training, and; c) Insurgent knowledge and practices. Such an interface, aimed at overcoming the culture of silence and existential contradictions that hinder the historical vocation of human beings to be more, argues in favor of the oppressed so that they face the oppression of which they are victims and emerge on the stages of history in order to fortify the understanding of human formation in the society-nature relationship and the need for political struggle as an indispensable element of an education in sciences that proclaims itself revolutionary and defender of life in its fullness.
El objetivo de este trabajo es investigar las contribuciones relativas a las dimensiones científico-tecnológicas y socioambientales de Paulo Freire para la constitución de una interfaz humanizadora entre la Educación Ambiental y la Educación CTSA en el contexto de la Educación en Ciencias en Brasil. Para eso, partió de dos movimientos analíticos mutuamente complementarios: un abordaje teórico, profundizando en obras y trabajos de autores cuyas ideas orientan las discusiones existentes en los campos aquí investigados; y un abordaje empírico, caracterizado por el análisis y legitimación de dimensiones de ciencia, tecnología, sociedad y naturaleza amalgamadas con las reflexiones político-pedagógicas de Paulo Freire, considerando tres momentos inseparables en la vida y obra del autor: a) su nacimiento y desarrollo en suelo recifense (1921-1964), en el que se analizó la obra Educación y Actualidad Brasileña; b) su salida de Brasil por la instauración del golpe cívico-militar y sus experiencias internacionales (1964-1979) en las que se analiza la obra Pedagogía del Oprimido; c) su regreso a Brasil en un contexto democrático hasta su muerte (1979-1997), en el que se analizó la obra Pedagogía de la Esperanza: un reencuentro con la Pedagogía del Oprimido. La investigación realizada se basó en el Análisis Textual Discursivo (ATD) y el ejercicio epistemológico de comprensión y explicación de las creaciones culturales. Los resultados apuntan para la presencia de dimensiones científico-tecnológicas y socioambientales en el pensamiento de Freire que contribuyeron al surgimiento de una interfaz humanizadora Freire-CTSA-EA que se anuncia basada en tres elementos fundamentales e inseparables: a) Cosmovisiones y -valores ambientales; b) Lugares y contextos sociales de formación compartida y; c) Conocimientos y prácticas insurgentes. Tal interfaz, dirigida a superar la cultura del silencio y las contradicciones existenciales que obstaculizan la vocación histórica del ser humano a ser más, argumenta a favor de los oprimidos para que enfrenten la opresión de la que son víctimas y emerjan en los escenarios de la historia. a fin de fortalecer la comprensión de la formación humana en la relación sociedad-naturaleza y la necesidad de la lucha política como elemento indispensable de una educación en ciencias que se proclame revolucionaria y defensora de la vida en su plenitud.
Palavras-chave: Educação em ciências
Freire, Paulo, 1921-1997 - Contribuições em educação
Articulação do ensino
Educação ambiental
Ciência e tecnologia
Sociedade
Ambiente
Interface humanizadora
Perspectiva freireana
Articulação Freire-CTSA-EA
CNPq: Educação
Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: SILVA, Rodrigo da Luz. Dimensões científico-tecnológicas e socioambientais em Paulo Freire: a constituição de uma interface humanizadora entre a Educação Ambiental e a Educação CTSA. Orientadora: Rosiléia Oliveira de Almeida. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador/Bahia, 2023.
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37722
Data do documento: 14-Ago-2023
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo da Luz Silva. Tese. Doutorado. PGEDU. UFBA. 2023..pdfTese final para divulgação.2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons