Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37699
Tipo: Tese
Título: Educação e cultura popular em Moçambique: um estudo sobre Nyago
Título(s) alternativo(s): Education and popular culture in Mozambique: a study on Nyago
Educación y cultura popular en Mozambique: un estudio sobre Nyago
Éducation et culture populaire au Mozambique : une étude sur Nyago
Autor(es): Tomé, Miranda Maloa
Primeiro Orientador: Abib, Pedro Rodolpho Jungers Abib
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Thais Regina Mantovanelli da
metadata.dc.contributor.referee2: Subuahana, Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Mindoso , André Victorino
metadata.dc.contributor.referee4: Menezes, Karina Moreira
metadata.dc.contributor.referee5: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
Resumo: Esta tese analisa a relação entre a Educação e a cultura popular olhando para suas relações e contradições no contexto sócio cultural e sua implicação na prática pedagógica. Esta tese busca o Nyago, praticada por povo Yaawo ou Yao, do Norte de Moçambique, na província do Niassa. Como uma cultura dos ritos de iniciação ou de passagem para a fase adulta dos jovens ou adolescentes. Estudar estas relações, contradições implica perceber o lugar da cultura na prática pedagógica, sob uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, onde foram entrevistadas com profundidade 12 responsáveis das escolas do Distrito de Sanga, no sentido de abarcar várias percepções e observar diferenças ou similaridades na forma como eles pensam sobre a relação possível entre a Educação formal, produzida nas escolas e a cultura popular – Nyago. Tratou-se de um propósito de buscar resultados que indicaram que a relação entre Educação e a cultura popular - Nyago é conflituante e histórica, marcada profundamente pela promoção do Estado Colonial, através do discurso e políticas que fortaleciam a negação das diferenças educativas na cultura popular africana. Este processo no período pós-independência se torna um desafio para a sua não perpetuação nas políticas educacionais, as quais embasam discursos da hierarquia cultural, discriminando muito do que é popular, como incompatível, dual ou ambivalente, com a educação formal. Esse processo no Nyago contribui para a produção da marginalização na cultura e no processo educativo formal moçambicano.
Abstract: This thesis analyzes the relationship between Education and popular culture looking at their relationships and contradictions in the socio- cultural context and implications for pedagogical practice. Nyago, practiced by the Yaawo or Yao people, from Northern Mozambique, in Niassa province. This popular culture is practiced annually, with rites of initiation or passage into adulthood for young people or adolescents. To study these relationships, contradictions and implications in the curriculum, in teacher training and in pedagogical practice, under a bibliographical, documental and field research, where 12 heads of schools in the District of Sanga were interviewed in depth, in order to encompass various perceptions and observe differences or similarities in the way they think about the possible relationship between formal education, produced in schools and popular culture – Nyago. It was a purpose of seeking results that indicated that the relationship between Education and popular culture - Nyago is conflicting and historical, deeply marked by the promotion of the Colonial State, through the discourse and policies that strengthened the denial of educational differences in popular culture African. This process in the post-independence period becomes a challenge for its non-perpetuation in educational policies, which support discourses of the cultural hierarchy, discriminating much of what is popular, such as incompatible, dual or ambivalent, with formal education. This process in Nyago contributes to the production of marginalization in the Mozambican culture and formal educational process.
Palavras-chave: Educação
Nyago
Cultura popular
Moçambique
Niassa
Educação - Niassa (Moçambique: Província)
Nyago - Niassa (Moçambique: Província)
Cultura e educação
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: Faced
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: MALOA, Tomé Miranda.Educação e cultura popular em Moçambique : um estudo sobre Nyago. 2021. 263 f. :il. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37699
Data do documento: 28-Out-2021
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tomé tese 3.5.4.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.