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Tipo: Dissertação
Título: Narrativas (auto)biográficas de um docente em (an)dança.
Autor(es): Paixão, Everton Santos
Primeiro Orientador: Silva, Marlécio Maknamara da Cunha
metadata.dc.contributor.referee1: Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
metadata.dc.contributor.referee2: Assis, Thiago Santos de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Joaklebio Alves da
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Marlécio Maknamara da Cunha
Resumo: Esta dissertação circunscreve-se no rol dos estudos (Auto)biográficos ao oferecer discussões e reflexões sobre a história de vida do autor. A aposta nas narrativas de si se deu sob o aspecto de que a escrita (Auto)biográfica colabora como um método de pesquisa e formação do referido docente. Dessa maneira, este estudo parte da seguinte questão problema: Como venho me constituindo sujeito professor de dança? e apresenta como objetivo geral: compreender a tessitura de sentidos e de tramas experienciais subjacentes aos modos pelos quais venho me constituindo como sujeito professor de dança. Além da (Auto)biografia, cataloga discussões de uma literatura de autores/as da dança que discutem Corpo, Formação de Professores/as, Teorias sobre Currículo e Educação, entre outros assuntos que lhe sejam pertinentes, articulando-se com os Estudos Pós-Críticos em Educação. Os diálogos interteóricos da (Auto)biografia e dos Estudos Pós-Críticos se dão por compreender que estes últimos referenciais dedicam-se na invenção e construção dos seus métodos de pesquisa (PARAÍSO, 2004, 2012). Além disso, permitem articular procedimentos metodológicos promissores, éticos e conceitos (MAKNAMARA, 2018) em que o sujeito docente tem total abertura para fazer uso de um ethos e rigor científico e estilo próprio de escrita que ele considera pertinente as suas (an)danças enquanto corpo que dança (MAKNAMARA; PAIXÃO, 2022). Com isso, observa-se que a minha trajetória como professor intersecciona uma teia emaranhada de arranjos, composições e práticas dançantes vivenciadas desde as situações informais do contexto familiar, escolar e da igreja, de tal modo como a partir de minha inserção universitária na Licenciatura em Dança da UESB. Portanto, estes trânsitos institucionais conferidos pelo Projeto Político e Pedagógico do Curso de Dança da UESB me circunscreveu sob a tríade Artista-Pesquisador-Docente, estando a todo momento em negociação, tensionamento e conflito com discursos que carrego de outras experiências anteriores a graduação. Estes discursos continuam atravessando tanto a minha formação acadêmica continuada, bem como os contextos de atuação profissional em que venho exercendo as minhas atividades docentes.
Abstract: This dissertation falls within the realm of (Auto)biographical studies by offering discussions and reflections on the author's life history. The focus on self-narratives arises from the understanding that (auto)biographical writing contributes as a method of research and professional development for the mentioned teacher. Thus, this study addresses the following problem question: How have I been shaping myself as a dance teacher? and presents the general objective: to understand the texture of meanings and experiential weft underlying the ways in which I have been shaping myself as a dance teacher. In addition to (auto)biography, it catalogues discussions from a literature of dance authors who discuss body, teacher education, curriculum theories, and education, among other relevant subjects, in connection with Post-Critical Studies in Education. The intertheoretical dialogues between (Auto)biography and Post-Critical Studies come about because these latter references are dedicated to the invention and construction of their research methods, thereby allowing the articulation of promising methodological procedures, ethical and concepts in which the teaching subject has complete freedom to employ a scientific rigor along with their own writing style that they deem relevant as a “body” that dances. Consequently, it is observed that the teacher's trajectory intersects a tangled web of arrangements, compositions, and dance practices experienced from informal situations within the family, school, and church, as well as through their university involvement in the Dance Teaching program at UESB. Thus, it is evident that these institutional transitions, provided by the Political and Pedagogical Project of the Dance Course, circunscribes the teacher within the artist-researcher-teacher triad, constantly negotiating, experiencing tension, and conflicting with discourses that this individual carries from previous experiences prior to graduation, going through their continued academic education and informal and formal performace contexts in which they engage in their teaching activities.
Palavras-chave: Dança
Autobiografia
Formação
Estudos Pós-Críticos
Professores de dança - Formação
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37696
Data do documento: 21-Jul-2023
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