Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37666
Tipo: Dissertação
Título: As novas políticas curriculares nacionais para a formação inicial de professores: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica
Autor(es): Pinheiro, Laíza Ribeiro
Primeiro Orientador: Siqueira, Rafael Moreira
metadata.dc.contributor.referee1: Siqueira, Rafael Moreira
metadata.dc.contributor.referee2: Moradillo, Edilson Fortuna de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Mara Aparecida Alves da
Resumo: Esta pesquisa caracteriza-se como uma investigação científica no campo do currículo, da formação de professores e da nova política curricular nacional, denominada de BNC-Formação Inicial, sob a luz da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e dos fundamentos filosóficos do materialismo histórico-dialético. Consideramos a abordagem histórica, crítica e dialética como o princípio teórico-metodológico do nosso trabalho, porque acreditamos que a educação deve ser pensada como um processo humanizador, comprometido com a transformação social, bem como o desenvolvimento de um pensamento crítico e emancipador dos sujeitos. No que concerne ao arcabouço teórico deste estudo, organizamos a discussão sobre o currículo, analisando as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas e as principais contribuições da PHC para esta temática. Na formação de professores, focamos o nosso debate na formação inicial e nas principais políticas curriculares que surgiram entre o período histórico de 1549 a 2019. Ademais, discutimos sobre a formação inicial de professores diante da Pedagogia HistóricoCrítica. Na BNC-Formação inicial, caracterizamos o seu contexto de formulação, sua estrutura, seu conteúdo e suas exigências normativas. Diante deste viés, esse trabalho pretende analisar a BNC-Formação Inicial e seus componentes, na perspectiva histórico-crítica, a partir da categoria do trabalho como um princípio educativo da organização e articulação do currículo para formação inicial de professores. Para atingi-los, utilizamos o método materialista dialético como base teórico-metodológica deste estudo, em uma pesquisa de caráter documental, analisando trechos da BNC-Formação Inicial e compreendendo seus possíveis impactos na formação inicial de professores. Para analisar o nosso objeto de estudo, utilizamos como categoria central “o trabalho como um princípio educativo da organização e articulação do currículo para formação inicial de professores” e, como subcategorias, “a educação como atividade intencional de produção de humanidade” e “a práxis pedagógica na formação inicial de professores”. Por meio da categoria da educação como atividade intencional de produção de humanidade, discutimos a educação como instrumento de humanização a partir da análise da inserção da história, da cultura e do saber sistematizado na BNC-Formação Inicial. Já por meio da categoria da práxis pedagógica, discorremos sobre o esvaziamento teórico da BNCFormação Inicial e o exacerbado viés prático, técnico e profissional encontrado na sobredita base. Por fim, concluímos que os princípios apresentados na BNC-Formação Inicial vão totalmente contra os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e do materialismo históricodialético, porque o processo formativo docente e a educação são utilizados como campo estratégico para manter o sistema capitalista e a lógica do capital em formar mão de obra barata, com perfil instrumental, prático e eficiente.
Abstract: This research is characterized as a scientific investigation in the field of curriculum, teacher education, and the new national curricular policy, called BNC-Initial Education, under the light of Historical-Critical Pedagogy (HCP) and the philosophical foundations of historicaldialectical materialism. We consider the historical, critical, and dialectical approach as the theoretical-methodological principle of our work because we believe that education should be seen as a humanizing process, committed to social transformation, as well as the development of critical and emancipatory thinking of individuals. Regarding the theoretical framework of this study, we organized the discussion on curriculum by analyzing traditional, critical, and post-critical theories, as well as the main contributions of HCP to this subject. In teacher education, we focused our debate on initial education and the main curricular policies that emerged between the historical period from 1549 to 2019. Furthermore, we discussed initial teacher education in the context of Historical-Critical Pedagogy. In BNC-Initial Education, we characterized its formulation context, structure, content, and normative requirements. From this perspective, this work aims to analyze BNC-Initial Education and its components from a historical-critical perspective, starting from the category of work as an educational principle for the organization and articulation of the curriculum for initial teacher education. To achieve this, we used the dialectical materialist method as the theoretical-methodological basis of this study, in a documentary research, analyzing excerpts from BNC-Initial Education and understanding its possible impacts on initial teacher education. To analyze our object of study, we used "work as an educational principle for the organization and articulation of the curriculum for initial teacher education" as the central category, and as subcategories, "education as an intentional activity of human production" and "pedagogical praxis in initial teacher education." Through the category of education as an intentional activity of human production, we discussed education as an instrument of humanization based on the analysis of the insertion of history, culture, and systematized knowledge in BNC-Initial Education. Through the category of pedagogical praxis, we discussed the theoretical emptiness of BNC-Initial Education and the exaggerated practical, technical, and professional bias found in the aforementioned framework. Finally, we conclude that the principles presented in BNC-Initial Education are completely contrary to the foundations of Historical-Critical Pedagogy and historical-dialectical materialism because the teacher training process and education are used as a strategic field to maintain the capitalist system and the logic of capital in forming cheap labor with an instrumental, practical, and efficient profile.
Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica
Currículo
Formação Inicial do Professor
BNC-Formação Inicial
Professores de química - Formação
Base Nacional Comum Curricular
Formação Inicial
CNPq: Ciências exatas e da terra
Química
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37666
Data do documento: 3-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-VERSÃO-FINAL-LAÍZA-REPOSITÓRIO.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons