Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37647
Tipo: Dissertação
Título: Salvador, a cidade mais negra e suas piscinas mais brancas: estudo sobre o racismo estrutural da natação a partir da análise documental e cartográfica
Título(s) alternativo(s): Analysis of structural racism from the evaluation of spaces and swimming policies in the city of Salvador in Brazil
Salvador, the blackest city and its whitest pools: a study on structural racism in swimming based on documentary and cartographic analysis
Autor(es): Veiga, Vitoria Leite da
Primeiro Orientador: Abrahão, Bruno Otávio de Lacerda
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Brito, Patrícia Lustosa
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Raquel da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Romilson Augusto dos
metadata.dc.contributor.referee3: Abrahão, Bruno Otávio de Lacerda
metadata.dc.contributor.referee4: Brito, Patrícia Lustosa
Resumo: Este trabalho analisa, por meio da cartografia e das políticas públicas de democratização da natação na cidade de Salvador, como o racismo estrutural se estabelece e afeta a ampliação desta prática a partir das questões socioeconômicas, históricas, sociais, estruturais e espaciais. Buscando associar o desenvolvimento dos projetos públicos de infraestrutura e sociais que buscavam a difusão da modalidade a partir da obrigatoriedade da natação no currículo escolar, entre os anos de 2009 a 2021, e a sua efetiva concretização na promoção das desigualdades raciais e inclusão social, para a população soteropolitana; em destaque a adolescentes em idade escolar. Nesta pesquisa foi concluído, que apesar das políticas implementadas, a maior parte das escolas de Salvador das quais tem prática da natação como obrigatórias, encontram-se a mais de 2000 metros das piscinas públicas recomendadas, dificultando a possibilidade de deslocamento e associando as questões de não execução deste conhecimento por parte das escolas. Além disso, as piscinas adequadas se encontram nos bolsões socioeconômicos altos e maior número de pessoas autodeclaradas brancas, o que compromete a democratização da natação em Salvador. Apesar dos esforços para promover a inclusão social por meio da natação, a realidade prática revela desafios e barreiras que impedem o acesso universal à prática e limitam seu potencial como ferramenta de transformação social.
Abstract: This work analyzes, through cartography and public policies for the democratization of swimming in the city of Salvador, how structural racism is established and affects the expansion of this practice based on socioeconomic, historical, social, structural and spatial issues. Seeking to associate the development of public infrastructure and social projects that sought to disseminate the sport based on the mandatory swimming in the school curriculum, between the years 2009 to 2021, and its effective implementation in the promotion of racial inequalities and social inclusion, to the Salvadoran population; with emphasis on school-age adolescents. In this research, it was concluded that, despite the policies implemented, most schools in Salvador, which have swimming practice as mandatory, are more than 2000 meters from the recommended public swimming pools, making it difficult to travel and associating issues of non-implementation of this knowledge by schools. In addition, adequate pools are found in high socioeconomic pockets and a greater number of self-declared white people, which compromises the democratization of swimming in Salvador. Despite efforts to promote social inclusion through swimming, the practical reality reveals challenges and barriers that prevent universal access to the practice and limit its potential as a tool for social transformation.
Palavras-chave: Natação - Salvador
Racismo
Brasil
Racismo nos esportes
CNPq: Educação Física
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: ABNT, APA, VANCOUVER
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37647
Data do documento: 13-Jul-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MESTRADO- com ficha catalografica (1).pdf14,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mestrado - ata_defesa.pdf298,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons