Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37415
Tipo: Tese
Título: Smart education: relaciones de saber-poder en el contexto del capitalismo contemporáneo
Título(s) alternativo(s): Educação inteligente:relações de saber-poder no contexto do capitalismo contemporâneo
Autor(es): González González, Rafael Alberto
Primeiro Orientador: Bonilla, Maria Helena Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Pretto, Nelson de Luca
metadata.dc.contributor.referee2: Oró, Mariona Grané
metadata.dc.contributor.referee3: Cevallos Martínez, Gabriel Francisco
metadata.dc.contributor.referee4: Casablancas, Silvina
metadata.dc.contributor.referee5: Bonilla, Maria Helena Silveira
Resumo: O século XXI é caracterizado por um estado profundo e permanente de transformação. A modernidade tardia assume contornos inovadores a partir das mudanças impulsionadas pela revolução digital, em um sistema-mundo objetificado pelas configurações das múltiplas iniciativas sociotécnicas, que carregam consigo a marca do smart (como as smart cities, os smart homes, os smart devices, etc). Dessa forma, esta tese insere-se nos processos de smartificação disseminados em escala global, apostando em uma hermenêutica da smart education que tem como objetivo compreender as relações de saber-poder que transversalizam o referido domínio no contexto do capitalismo contemporâneo. Para isso, foi utilizado um desenho teórico-metodológico ajustado aos preceitos da pesquisa qualitativa, a partir de um diálogo de saberes que remete à multirreferencialidade, à genealogia foucaultiana, à análise crítica do discurso e à revisão de um corpus documental de 224 artigos científicos que, selecionados nas bases de dados ERIC, IEEE-Explore e Web of Science, representam a matéria-prima da presente pesquisa. Em termos de resultados, emergiram as relações de saber-poder que possibilitaram identificar, no que diz respeito ao ecossistema smart, a rede global de universidades, governos e/ou empresas que adotaram a estratégia da educação inteligente, mapeando uma rede de projetos, políticas públicas e/ou portfólios comerciais que se articulam a referências como smart schools, smart classrooms, smart campuses, smart universities, etc. No que se refere às tendências tecno-pedagógicas desse domínio, destaca-se a centralidade ocupada pela IA, computação em nuvem, big data, IoT (e tecnologias relacionadas) na constituição do dispositivo técnico montado a partir da infraestrutura e dos processos de criação de valor que acompanham a dataficação do processo educativo; enquanto no que se refere ao dispositivo pedagógico, foi possível observar o conjunto de peças que operam a partir do nó smart-personalização, no contexto de uma série de iniciativas em que as referências flexibilidade, competências, adaptabilidade, automação, etc, desempenham um papel fundamental. A dimensão problemática do dispositivo tecno-pedagógico permitiu identificar os processos de corporativização que acompanham a smart education; a predominância de modelos de gestão pedagógica e abordagens de aprendizagem que se articulam com as teorias de eficiência social e a plataformização da educação, bem como as respectivas preocupações que operam como o correlato da educação inteligente em termos de sujeição, vigilância e/ou controle. A dimensão tecno-política revelou a economia do poder traçada pelo dispositivo smart, e as respectivas tendências totalizantes e globalizantes que caracterizam o contexto em que a educação inteligente é objetivada. As considerações finais levam a reconhecer que a smart education se constitui como um dispositivo tecno-educativo em sintonia com as hegemônicas relações de saber-poder que dinamizam a mais recente fase do capitalismo secular, permeando no campo educacional as lógicas, as demandas, os fenômenos e/ou as condições de possibilidade às quais responde a economia do poder que se impõe no tempo histórico em curso.
Abstract: The 21st century is characterized by a profound and permanent state of transformation. Late modernity takes on new contours as a result of the changes driven by the digital revolution, in a world-system objectified by the configurations of multiple socio-technical initiatives that carry the imprint of smart (such as smart cities, smart homes, smart devices, etc.). Therefore, this thesis is inscribed in the processes of smartification disseminated globally, aiming at a hermeneutics of smart education that seeks to understand the knowledge-power relations that transversely traverse the mentioned domain in the context of contemporary capitalism. To this end, a theoretical-methodological design adjusted to the principles of qualitative research was employed, based on a dialogue of knowledge that refers to multireferentiality, Foucauldian genealogy, critical discourse analysis, and the review of a documentary corpus of 224 scientific articles, selected from the databases ERIC, IEEE-Explore, and Web of Science, which represent the raw material of the current research. In terms of results, knowledge-power relations emerged that, regarding the smart ecosystem, made it possible to identify the global network of universities, governments, and/or companies that have embraced the roadmap of smart education, mapping a network of projects, public policies, and/or commercial portfolios that are articulated with references such as smart schools, smart classrooms, smart campuses, smart universities, etc. In terms of the techno-pedagogical trends depicted in the indicated domain, the centrality occupied by AI, cloud computing, big data, IoT (and related technologies) in the constitution of the technical device assembled from the infrastructure and value creation processes that accompany the datafication of educational practices stood out; while in relation to the pedagogical device, it was possible to appreciate the interlocking of pieces that operate based on the smart-personalization node, within the framework of a series of initiatives in which references such as flexibility, competencies, adaptability, automation, etc., play a crucial role. The problematic dimension of the techno-pedagogical device allowed the identification of the processes of corporatization that accompany smart education, the predominance of pedagogical management models and learning approaches that are articulated with theories of social efficiency and the platformization of education, as well as the respective concerns that, in terms of subjection, surveillance, and/or control, operate as the correlate of smart education. The techno-political dimension revealed the power economy drawn by the smart device and the respective totalizing and globalizing trends that typify the context in which smart education is objectified. The final considerations lead to the recognition that smart education constitutes itself as a techno-educational device in line with the hegemonic knowledge-power relations that drive the most recent phase of secular capitalism, permeating in the educational field the logics, demands, phenomena, and/or conditions of possibility to which the power economy imposed in the current historical time responds.
RESUMEN: El siglo XXI se tipifica por un profundo y permanente estado de transformación. La modernidad tardía adquiere nóveles contornos a partir de las mudanzas que impulsa la revolución digital, en un sistema-mundo objetivado a partir de las configuraciones, de las múltiples iniciativas socio-técnicas, que llevan consigo la impronta de lo smart (como las smart cities, los smart homes, los smart devices, etc). Siendo así, la presente tesis se inscribe en los procesos de smartificación diseminados a escala global, apostando a una hermenéutica de la smart education que tiene por objetivo comprender las relaciones de saber-poder que, en el contexto del capitalismo contemporáneo, transversalizan el apuntado dominio. A tales fines, se empleó un diseño teórico-metodológico ajustado a los preceptos de la investigación cualitativa, a partir de un diálogo de saberes que remite a la multireferencialidad, la genealogía foucaultiana, el análisis crítico del discurso, y la revisión de un corpus documental de 224 artículos científicos que, seleccionados de las bases de datos ERIC, IEEE-Explore y Web of Science, representan la materia-prima de la corriente investigación. En términos de resultados, emergieron las relaciones de saber-poder que, en lo atinente al ecosistema smart, posibilitaron identificar la red global de universidades, gobiernos y/o empresas que han abrazado la hoja de ruta de la educación inteligente, mapeando una red de proyectos, de políticas públicas y/o portafolios comerciales que se articulan a referentes como smart schools, smart classrooms, smart campuses, smart universities, etc. En términos de las tendencias tecno-pedagógicas que dibuja el indicado dominio, destacó la centralidad que ocupa la IA, la computación en nube, el big data, el IoT (y tecnologías afines) en la constitución del dispositivo técnico ensamblado a partir de la infraestructura y los procesos de creación de valor que acompañan la datificación del quehacer educativo; mientras que en lo atinente al dispositivo pedagógico se logró apreciar el engranaje de piezas que opera a partir del nodo smart-personalización, en el marco de una serie de iniciativas en las cuales los referentes flexibilidad, competencias, adaptabilidad, automatización, etc, ocupan papel capital. La dimensión problemática del dispositivo tecno-pedagógico permitió identificar los procesos de corporativización que acompañan la smart education; el predominio de modelos de gestión pedagógica y enfoques de aprendizaje que se articulan a las teorías de la eficiencia social y la plataformización de la educación, así como las respectivas preocupaciones que en términos de sujeción, vigilancia y/o control, operan como el correlato de la educación inteligente. La dimensión tecno-política dejó apreciar la economía del poder que dibuja el dispositivo smart, y las respectivas tendencias totalizantes y global(izantes) que tipifican el contexto en el cual se objetiva la educación inteligente. Las consideraciones finales llevan a reconocer que la smart education se constituye como un dispositivo tecnoeducativo en sintonía con las hegemónicas relaciones de saber-poder que dinamiza la más reciente fase del capitalismo secular, permeando en el campo educativo las lógicas, las demandas, los fenómenos y/o las condiciones de posibilidad a las que responde la economía del poder que se impone en el tiempo histórico en curso.
Palavras-chave: Smart education
Tecnologías inteligentes
Educación
Capitalismo contemporáneo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: spa
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37415
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tesis_Rafael_GonzalezUFBA_FinalFC.pdf4,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.