Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37324
Tipo: Dissertação
Título: Copo de veneno: reflexões sobre corpos de capoeira na práxis educacional de Frederico José de Abreu
Título(s) alternativo(s): Glass of poison: reflections on bodies of capoeiras in the educational praxis of Frederico José de Abreu
Autor(es): Neves, Maria Luísa Bastos Pimenta
Primeiro Orientador: Silva, Maria Cecília de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Cordeiro, Izabel Cristina de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Castro Júnior, Luis Vitor
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Rosangela Janja Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
metadata.dc.contributor.referee5: Pires, Cristine Lima
Resumo: Frederico José de Abreu (1946-2013), considerado pela comunidade da capoeira como um historiador autodidata, escritor, foi articulador de inúmeras ações que contribuíram para a capoeira e os seus corpos agentes, dentre elas a constituição de um dos maiores acervos da capoeira do mundo. A pesquisa histórica e da história do tempo presente teve como questão central a reflexão sobre a sua obra autoral e sobre a proposição/ação de Abreu apresentar elementos de uma práxis libertária e humanitária. Além de refletir sobre elementos da itinerância pessoal e profissional de Abreu, objetivamos registrar, sistematizar e compreender a sua obra/ ação como memória sociocultural e educacional da capoeira. A metodologia privilegiou a investigação documental, oral e imagética sobre Abreu e sua relação com a capoeira. Lançamos mão da investigação em documentos, anotações de conversas e experiências da pesquisadora, depoimentos e entrevistas, em dialogia com mestres/as populares da capoeira, intelectuais da educação, da pesquisa em capoeira e artistas. Trabalhamos com fontes primárias e secundárias e parte de sua extensa produção. Este 'universo' pesquisado possibilitou evidenciar uma pluralidade integrada a potencialidades (auto)trans-formadoras do contexto da capoeira e como Abreu se relaciona com isso. Identificamos na produção de Frederico Abreu aspectos humanistas e contraditórios que podem sugerir a capoeira como um caminho sociocultural e educacional, indicador de um modo de estar no mundo, com sentido emancipador. Concluímos, portanto, que a obra/ação de Frede Abreu possui elementos consistentes à uma práxis educacional e sociocultural de caráter humanista, que podem apontar para uma educação libertária. Para além, somamos esforços à pesquisa contra hegemônica e construtora de possibilidades histórico-sócio-políticas outras para o campo da educação e suas relações com a cultura popular brasileira de matrizes africanas.
Abstract: Frederico José de Abreu (1946-2013), considered by the community as an autodidact historian, writer, was an organiser of several actions which contributed for capoeira and its agent bodies, among them the constitution of one of the greatest collections on capoeira in the world. The historic research and also history of the present time research had as its central question the reflection over his author’s labor and over Abreu’s proposal/action presenting elements of a libertarian and humanitarian praxis. It also reflected on the elements of his personal and professional journey. We aimed to register, systematize and comprehend his work/action as a sociocultural and educational memory of capoeira. The methodology intended for document, oral and image search about Abreu and his relationship with capoeira. We investigated documents, notes of talks and the researcher’s experience, testimonials and interviews in a dialogue with popular masters of capoeira, education intellectuals and capoeira researchers and artists, as well. We worked with primary and secondary sources and part of his huge production. This ‘universe’ we researched opened the possibility to emphasize a diversity integrated to (self)transforming potentialities of capoeira context and the way Abreu deals with it. We identified in Frederico Abreu’s job aspects concerned to humanism and contradictions which may infer from capoeira, suggesting capoeira as a sociocultural and educational path, pointing to a way of being in the world in an emancipatory way. We conclude that the work/action of Frede Abreu has consistent elements of an educational and sociocultural praxis with humanist characteristics that may indicate libertarian education. We also add our job to the research field against hegemony in order to build other historic social political possibilities in the education field and afro sourced Brazilian popular culture
Palavras-chave: Capoeira
Frederico José de Abreu
Corpo
Educação
Práxis educativa
Abreu, Frederico José de - 1946 - 2013 - Contribuições em capoeira
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37324
Data do documento: 10-Nov-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pesquisa.abreu.versaofinal.ppge.2021.pdfNEVES, Maria Luísa Bastos Pimenta. Copo de veneno: reflexões sobre corpos de capoeiras na práxis educacional de Frederico José de Abreu. 2021. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.11,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons