Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37319
Tipo: Tese
Título: O trato com o conhecimento das lutas corporais na escola em tempos de Guerra: contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora da educação física
Título(s) alternativo(s): The treatment with the knowledge of the corporal struggles in the school in times of war: contributions of the historical-critical pedagogical theory and of the critical-overcoming approach of physical education
Autor(es): Silva, Irinaldo Deodato
Primeiro Orientador: Taffarel, Celi Neuza Zulke
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Albuquerque, Joelma de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Francisco Máuri de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Falcão, José Luiz Cirqueira
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Benedito Carlos Libório Caires
metadata.dc.contributor.referee4: Dias Junior, Elson Moura
metadata.dc.contributor.referee5: Casagrande, Nair
Resumo: As Lutas Corporais, como conteúdo da Cultura Corporal, possui uma síntese explicativa que detêm traços do modo de produção, das relações de produção, e da luta de classes que o engendram. Cientes da degeneração do modo de produção capitalista, dos tempos belicosos, em que vivemos, delimitamos como objeto da investigação a seleção/organização do trato com o conhecimento clássico, através do processo de ensino/aprendizagem do conteúdo lutas corporais no currículo escolar do ensino médio que compreende o 4º ciclo de escolarização. No modo de produção capitalista as lutas corporais figuram na sua forma mais alienada e fetichiosa, como uma mercadoria cuja expressão máxima se resume no MMA/UFC, forma social de luta relacionada ao esporte/espetáculo. Por isso, nossa problemática perpassa a função social da escola quando nos interessou investigar como este conteúdo adentra nas aulas de educação física em tempos de guerra. Sobretudo, nos inserimos no debate ao trato com o conteúdo fundamentado em concepções teóricas como a Teoria Histórico-Cultural, a Pedagogia Histórico-Crítica e a Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física. Estabelecemos como tese à necessidade do trato com o conteúdo das lutas corporais no currículo escolar para o pleno e máximo desenvolvimento das potencialidades humanas na escola na perspectiva da emancipação humana. A pergunta síntese que nos permitiu a defesa da tese diz respeito a: Em tempos de guerra, com quais fundamentos teórico-metodológicos o conteúdo lutas corporais entraria no currículo da escola pública, no ensino médio, na perspectiva do máximo desenvolvimento das potencialidades humanas? Para tratar dos fundamentos recorremos a Teoria Histórico-Cultural, a Pedagogia Histórico-Crítica e a Abordagem Critico-Superadora da Educação Física. Como categorias, a partir da análise da realidade sobre o ensino da Educação Física, no trato com o conteúdo lutas corporais, delimitamos: modo de produção; luta de classes; guerra; lutas corporais, ensino do conteúdo lutas corporais na escola. Como procedimentos investigativos partimos da análise de conjuntura, da revisão bibliográfica em livros, teses, dissertações e periódicos e, do diálogo cientifico com os principais formuladores do ensino das lutas corporais na escola, para fundamentar a tese. Esse caminho teórico-metodológico permitiu a apresentação de uma proposta para o ensino do conteúdo clássico das lutas corporais no currículo escolar, do ensino médio com vistas à formação das plenas e máximas potencialidades humanas, fundamentados na base da orientação materialista histórico-dialética, histórico-cultural, histórico-crítica e crítico-superadora.
Abstract: Corporal Struggles, as the content of Corporal Culture, has an explanatory synthesis that contains traces of the mode of production, production relations, and the class struggle that engender it. Aware of the degeneration of the capitalist mode of production, of the warlike times in which we live, we delimited as an object of investigation the selection/organization of dealing with classical knowledge, through the teaching/learning process of the content corporal fights in the high school curriculum which comprises the 4th cycle of schooling. In the capitalist mode of production, body fights appear in their most alienated and fetishistic form, as a commodity whose maximum expression is summarized in MMA/UFC, a social form of struggle related to sport/spectacle. Therefore, our problem permeates the social function of the school when we were interested in investigating how this content enters physical education classes in times of war. Above all, we participate in the debate when dealing with content based on theoretical concepts such as Historical-Cultural Theory, Historical-Critical Pedagogy and the Critical-Overcoming Approach to Physical Education. We established as a thesis the need to deal with the content of body struggles in the school curriculum for the full and maximum development of human potential at school in the perspective of human emancipation. The synthesis question that allowed us to defend the thesis concerns: In times of war, with which theoretical-methodological foundations would the content corporal fights enter the public school curriculum, in high school, in the perspective of the maximum development of human potential? To deal with the fundamentals, we used the Historical-Cultural Theory, the Historical-Critical Pedagogy and the Critical-Overcoming Approach to Physical Education. As categories, from the analysis of the reality about the teaching of Physical Education, in dealing with the content corporal fights, we delimited: mode of production; class struggle; war; corporal fights, teaching of content corporal fights at school. As investigative procedures, we started from the analysis of the conjuncture, the bibliographic review in books, theses, dissertations and periodicals and, from the scientific dialogue with the main formulators of the teaching of corporal fights at school, to support the thesis. This theoretical-methodological path allowed the presentation of a proposal for the teaching of the classic content of corporal fights in the school curriculum, in high school, with a view to the formation of the full and maximum human potentialities, based on the historical-dialectical, historical- cultural, historical-critical and critical-overcoming.
Palavras-chave: Pedagogia histórico crítica
Abordagem Crítico-superadora da Educação Física
Luta corporal - Estudo e ensino (Ensino médio)
Educação física - Estudo e ensino ( Ensino médio)
Crítica social dos conteúdos
CNPq: Ciências da Saúde
Educação Física
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37319
Data do documento: 29-Nov-2022
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE IRINALDO VERSÃO FINAL 07 07 REPOSITORIO.pdfTese de Doutorado para fins de obtenção de título de Doutor em Educação versando sobre o trato com o conhecimento das lutas corporais em tempos de guerra.2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.