Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37277
Tipo: Dissertação
Título: Concepção de educação e de educação física na produção do conhecimento stricto sensu de professores de educação física do estado da Bahia: pressupostos ontológicos – 1982 a 2018
Autor(es): Sousa, Ana Lúcia Silva
Primeiro Orientador: Santos Júnior, Cláudio de Lira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos Junior, Cláudio de Lira
metadata.dc.contributor.referee2: Taffarel, Celi Nelza Zulke
metadata.dc.contributor.referee3: Sá, Kátia Oliver
metadata.dc.contributor.referee4: Morschbacher, Marcia
metadata.dc.contributor.referee5: Gamboa, Silvio Ancisar Sánches
Resumo: Essa produção é resultado de estudos que vem sendo desenvolvidos na linha de pesquisa epistemologia do grupo LEPEL da FACED/UFBA, que trata do balanço crítico da produção do conhecimento stricto sensu em Educação Física no Estado da Bahia. Traz como pergunta investigativa: Quais os pressupostos ontológicos das concepções de Educação e Educação Física tratados na produção do conhecimento stricto sensu de professores que trabalham em cursos de Educação Física noestado Bahia, considerando o período de 1982 a 2018? Como objetivo propõe: reconhecer os pressupostos ontológicos das concepções de educação e de Educação Física tratados na produção do conhecimento stricto sensu de professores que trabalham em cursos de Educação Física no estado Bahia, considerando o período de 1982 a 2018. A pesquisa tem caráter epistemológico e desenvolve pesquisa documental com natureza de análise no recorte de (65) produções de dissertações e teses produzidas no período de 1982 a 2018. Adotamos como método de investigação o materialismo histórico e dialético e o processo teórico-metodológico investigativo é baseado em estudos de Kosik (1976), que se fundamenta em três graus do pensamento investigativo de Marx, a saber: 1. Minuciosa apropriação histórica do objeto com pleno domínio do material investigado; 2. Análise das formas de desenvolvimento do material investigativo sobre o objeto; 3. Investigação da coerência interna do objeto. Mediante a análise dos dados levantados nas sessenta e cinco produções stricto sensu, destacamos que os resultados encontrados ressaltam que é possível perceber que as proposições do ensino da Educação Física predominantes no debate teórico sobre oprocesso de ensino e aprendizagem são as defendidas pela classe burguesa, numa perspectiva de formação unilateral, que favorece o projeto histórico capitalista. Essas produções apresentam uma concepção de homem baseada em suas características exclusivamente biológicas ou culturais, sem considerar as múltiplas determinações do ser social, e o trabalho como categoria fundante; apresentam também uma concepção de sociedade que se pauta em uma visão de harmonia social, sem a consideração da luta classes com interesses antagônicos. Por isso, concluímos que essas produções se fundam em uma concepção não-crítica de educação, que por sua vez, determinam concepções de Educação Física que não reconhecem a importância da transmissão do conhecimento sistematizado da cultura corporal na escola, e o trabalho enquanto princípio educativo.
Abstract: This production is the result of studies that have been developed in the epistemology research line of the FACED / UFBA LEPEL group, which deals with the critical balance of the production of stricto sensu knowledge in Physical Education in the State of Bahia. It brings as an investigative question: What are the ontological assumptions of the conceptions of Education and Physical Education treated in the production of stricto sensu knowledge of teachers who work in Physical Education courses in the state of Bahia, considering the period from 1982 to 2018? Theobjective of this study is to recognize the ontological assumptions of the conceptions of education and Physical Education treated in the production of stricto sensu knowledge of teachers who work in Physical Education courses in the state of Bahia, considering the period from 1982 to 2018.The research has an epistemological character and develops documentary research with an analytical nature in the cut of (65) dissertation and thesis productions produced from 1982 to 2018. We adopt as historical research method the dialectical and historical materialism and the investigative theoretical-methodological process is based on studies by Kosik (1976),which is based on three degrees of Marx's investigative thinking, namely: 1. Thorough historical appropriation of the object with full mastery of the investigated material; 2. Analysis of the forms of development of the investigative material about the object; 3. Investigation of the internal coherence of the object. Through the analysis of the data collected in the sixty-five stricto sensu productions, we emphasize that the results highlight that it is possible to realize that the propositionsof Physical Education teaching predominant in the theoretical debate about the teaching and learning process are those defended by the bourgeois class, from the perspective of unilateral formation, which favors the capitalist historical project. These productions present a conception of man based on his exclusively biological or cultural characteristics, without considering the multiple determinations of social being, and work as a founding category; They also present a conception of society based on a vision of social harmony, without considering the struggle of classes with antagonistic interests. Therefore, we conclude that these productions are based on a noncritical conception of education, which in turn determine conceptions of Physical Education that do not recognize the importance of transmitting systematized knowledge of body culture in school, and work as an educational principle.
Palavras-chave: Educação física - Estudo e ensino (Pós-Graduação) - Bahia
Educação física - Pesquisa - Bahia
ducação física - Estudo e ensino (Pós-Graduação) - Aspectos sociais
Epistemologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37277
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL- Dissertação de Mestrado-ok.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.