Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37250
Tipo: Tese
Título: Alunos com altas habilidade/ superdotação e o olhar para si: um estudo fenomenológico
Título(s) alternativo(s): Students with high abilities/giftedness and the look at themselves: a phenomenological study
Autor(es): Correia, Daniela Fernanda da Hora
Primeiro Orientador: Bordas, Miguel Àngel Garcia
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Isa Maria Carneiro
metadata.dc.contributor.referee2: Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes
metadata.dc.contributor.referee3: Vitorino, César Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Brito, Lívia Maria Goes
metadata.dc.contributor.referee5: Barbosa, Regiane da Silva
Resumo: A tese intitulada ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E O OLHAR PARA SI: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO vem discutindo a percepção do estudante com altas habilidades e as práticas trazidas por professores na escola regular. O estudo ora em curso teve cunho qualitativo, numa abordagem fenomenológica, um dos modos de investigar o mundo vivido, pois favorece o olhar para questões humanas na dinâmica do sentido e da experiência. Do experienciar o fenômeno emergiu a interrogação desta pesquisa: como os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) percebem o que lhes é oferecido pela escola? E como pergunta para esta investigação: o que acontece no encontro dos alunos com altas habilidades e os seus professores na escola? Partindo desse princípio, o estudo visou compreender a percepção que permeia o universo escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação, analisando suas interfaces no seu processo formativo. Para chegar a este fim, buscou como objetivos meio explicitar os pressupostos epistemológicos, históricos e legais que permeiam o fenômeno das AH/SD; discutir o papel da escola como unidade formadora do aluno com Altas AH/SD; e analisar o encontro entre alunos com AH/SD e os seus professores na escola a partir da criação de unidades significativas, à luz das descrições desses alunos. A ideia central é ouvir essa pessoa, percebê-la pelo seu olhar. Pela trajetória fenomenológica, busca-se, através da intercessão das experiências vivenciadas, construir uma Rede de Significados que possa responder a essa pergunta, chegando à compreensão do fenômeno vivido. A observação e a entrevista desta investigação ocorreram, via redes sociais, grupos no Facebook e no WhatsAap, de maneira diária e sistemática, o que possibilitou um contato direto do pesquisador com os sujeitos colaboradores da pesquisa. Foram analisadas observações e entrevistas de 09 (nove) colaboradores, das quais se permitiu a extração de 04 (quatro) unidades significativas (Conceito, Escola, Prática Pedagógica e Percepção do Aluno), das quais se chegou às convergências. Para a compreensão do fenômeno na sua essência, foram realizadas interpretações e reflexões sobre a própria reflexão do participante, conduzindo à transcendência do fenômeno. Ao fim, foram apresentadas as conclusões do fenômeno, cujo desenrolar comprovam a tese de que o processo de inclusão dos estudantes com AH/SD terá mais efetividade no momento em que suas vozes forem ouvidas na produção de material e na proposta pedagógica que lhes será oferecida pela escola, a partir das convergências das unidades de significado que, a propósito, permanecem abertas a novas interpretações.
Abstract: The thesis entitled STUDENTS WITH HIGH SKILLS / SUPERDOTATION AND LOOKING AT YOU: A PHENOMENOLOGICAL STUDY has been discussing the perception of students with discharge and the practices brought by teachers in regular school. The study now carried out had a qualitative nature in a phenomenological approach, one of the ways of investigating the lived world, as it favors the look at human issues in the dynamics of meaning and experience. From experiencing the phenomenon, the question of this research emerged: How do students with high skills / giftedness perceive what is offered to them by the school? And as a question for this investigation: What happens in the meeting of students with high skills and their teachers at school? Based on this principle, the study aimed to understand the perception that permeates the school universe of students with high skills / giftedness, analyzing their interfaces in their formative process. To reach this end, it sought as a means to explain the epistemological, historical and legal assumptions that permeate the phenomenon of HA / SD; discuss the role of the school as a training unit for the student with High Skills / Giftedness and analyze the encounter between students with AH / SD and their teachers at school from the creation of significant Units in the light of the descriptions of these students. The central idea is to give this subject a voice, to perceive him through his own eyes. Through the phenomenological trajectory, it is sought, through the intercession of the lived experiences, to build a Network of Meanings that can answer this question, reaching the understanding of the lived phenomenon. The observation and interview of this investigation took place, via social networks, groups on facebook and whatsap, in a daily and systematic way, which allowed a direct contact between the researcher and the research subjects. Observations and interviews of 9 collaborating subjects were analyzed, which allowed the extraction of 4 significant units (Concept, Pedagogical Practice School and Student Perception), from which convergences were reached. To understand the phenomenon in its essence, interpretations and reflections on the subject's own reflection were carried out, leading to the transcendence of the phenomenon. At the end, the conclusions of the phenomenon will be presented, whose development proves the thesis that the process of inclusion of students with AH / SD will be more effective at the moment that their voices are heard in the production of material and in the pedagogical proposal that will be offered to them. By the school, from the convergence of the units of meaning that, by the way, remain open to new interpretations.
Palavras-chave: Altas Habilidades
Superdotação
Educação Inclusiva
Escolas
Fenomenologia
Aluno com altas habilidades
Fenomenologia
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37250
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DANIELA CORREIA [versão IMPRESSA].pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons