Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37220
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores para a educação do campo: contribuições da ANFOPE e do Curso de Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica para as escolas do campo/ ação Escola da Terra/ PRONACAMPO/ SECADI/MEC/ UFBA
Autor(es): Santos, Elisete
Primeiro Orientador: Taffarel, Celi Nelza Zulke
metadata.dc.contributor.referee1: Taffarel, Celi Nelza Zulke
metadata.dc.contributor.referee2: Casagrande, Nair
metadata.dc.contributor.referee3: Queiroz, Sicleide Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee4: Musial , Gilvanice Barbosa da Silva
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo a Formação Continuada de Professores para a Educação do/no Campo. Está inserida no Programa de Pós-graduação em Educação da FACED/UFBA, Linha Educação, Cultura Corporal e Lazer, Grupos de Pesquisas LEPEL E GEPEC/FACED/UFBA. Problematiza: a Educação no/do Campo; sua expressão na política educacional e, particularmente, a formação continuada de professores para a Educação do/no Campo. A pergunta respondida na pesquisa foi sobre as contribuições da ANFOPE para a formação continuada de professores e da base teórica do Curso de Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo desenvolvido pela FACED/UFBA. Apresentamos como objetivo geral realizado, uma síntese sobre a formação continuada de professores para a Educação do Campo, com base no que defende a ANFOPE em relação a uma consistente base teórica e a fundamentação teórica do Curso de Especialização da FACED/UFBA com base na Teoria Pedagógica histórico-critica. Os Objetivos específicos realizados foram: sistematização sobre a legislação e política da Educação do Campo; sistematização das contribuições da ANFOPE para formação continuada; sistematização das contribuições teóricas indicadas no Curso de especialização em Pedagogia Histórico-Crítica. As Fontes de dados foram: a Legislação, a ANFOPE e, em especial, a Revista Movimento e os Boletins da ANFOPE; o Curso e os textos de referência utilizado na formação FACED, (PPP) Projeto Político Pedagógico e o Relatório da 4ª versão do curso de Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica. A hipótese comprovada foi que a proposta da ANFOPE, para formação inicial e continuada de professores, oferece subsídios a Pedagogia Histórico - Crítica, que embasa com consistência teórica e com aderência a realidade da formação continuada de professores para as escolas do campo. Os dados analisados, segundo técnica de análise de conteúdo, de documentos e análise bibliográfica, nos permitiram comprovar a hipótese a respeito da consistência, coerência e aderência à realidade destes fundamentos (ANFOPE E PHC) na formação continuada de professores para a Escola da Terra. Outra síntese possível, a partir da investigação, diz respeito a necessidade da continuidade do trabalho de formação continuada de professores para as escolas do campo com base no que defende a ANFOPE e os fundamentos da PHC; da ampliação de orçamentos e de novas experiências nas redes públicas de educação no Brasil. Com base neste estudo, defendemos como política de Estado, a formação continuada de professores para a Educação do Campo, com base nos fundamentos propostos pela ANFOPE e na Pedagogia Histórico-crítica.
Abstract: The present dissertation has as its object of study the Continuing Education of Teachers, especially for Rural Education. It is part of the Graduate Program in Education at FACED/UFBA, Line Education, Body Culture and Leisure, Research Groups LEPEL AND GEPEC/FACED/UFBA. It problematizes: (a) Education in/from the Countryside, (b) its expression in educational policy and, (c) particularly the continuing education of teachers for Education in/in the Countryside. Considering the reality of Education in/in the Field and educational policy, in particular, teacher training for rural schools, asking us about the contributions of ANFOPE to the continuing education of teachers and the contributions of the theoretical basis of the Pedagogy Specialization Course Historical-Critical for Rural Schools developed by FACED/UFBA. The general objective is to present a synthesis on the continuing education of teachers for Rural Education, based on what ANFOPE defends and the theoretical foundation of the Specialization Course in Historical-Critical Pedagogy at FACED/UFBA. The specific objectives are: (a) to systematize the legislation and policy of Rural Education; (b) systematize ANFOPE's contributions to continuing education; (c) systematize the theoretical contributions indicated in the Specialization Course in Historical Critical Pedagogy. The data sources will be: (a) Legislation, (b) ANFOPE, (c) Course and reference texts used in FACED training, (PPP) Pedagogical Political Project and the Report of the 4th version of the Specialization Course in Historical Pedagogy- Criticism for Rural Schools-FACED/UFBA (Earth School/MEC/PRONACAMPO/SECADI/FNDE/MEC); (b) the ANFOPE documents on initial and continuing teacher training, in particular the Revista Movimento and the ANFOPE Bulletins; (c) Current legislation on Rural Education and PRONERA; Legislation on Initial and Continuing Teacher Training; PRONACAMPO and, within it, the teacher training axis. The data will be analyzed according to the content analysis technique, taking into account the context and will be presented in the form of tables, graphs and summaries and will be the results of instruments specific to document analysis; content analysis and bibliographic analysis. We hypothesized that ANFOPE's proposal for initial and continuing teacher training, as well as the subsidies of Historical-Critical Pedagogy, support the continuing education of teachers through the course of Historical-Critical Pedagogy, Earth School Action, and we defend that this action must: continue, have a public budget, be submitted to new experiences in public education networks in Brazil; base new proposals. Based on this study, we defend, as a policy of continuing teacher education for rural education, what ANFOPE proposes and, what the Specialization Course in Historical-Critical Pedagogy, Earth School Action, from FACED/UFBA, indicates, as they are based on critical theory, on human emancipation and on overcoming the capitalist way of life.
Palavras-chave: Educação do Campo
Escola da Terra-FACED/UFBA
Formação continuada de professores
ANFOPE
Pedagogia Histórico-Crítica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37220
Data do documento: 25-Abr-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrad_Com Ficha Catalográfica_Versao Fin.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons