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Tipo: Tese
Título: Apropriações tecnológicas nas práticas docentes: compreensões propositivas de atos de currículo em rede
Autor(es): Wanderley, Yuri Bastos
Primeiro Orientador: Macedo, Roberto Sidnei Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Edmea Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Simone de Lucena
metadata.dc.contributor.referee3: Sampaio, Maria Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Guerra, Denise Moura de Jesus
metadata.dc.contributor.referee5: Macedo, Roberto Sidnei Alves
Resumo: Esta tese se insere nas discussões acerca das implicações e das apropriações sociotécnicas da cibercultura em contextos educacionais. Como as tecnologias digitais em rede são apropriadas nas práticas docentes? Como podemos aproveitar as oportunidades, ao mesmo tempo, reconhecer e enfrentar as ameaças potencializadas por estas apropriações? Visando responder estas questões, a pesquisa teve como objetivo compreender propositivamente as apropriações tecnológicas experienciadas nas práticas docentes do IFBA – Campus Jacobina, durante a preparação e a realização das atividades de ensino remoto, desenvolvidas no período da pandemia da COVID-19. Partindo de uma aproximação entre os conceitos de ator-rede de Bruno Latour e atos de currículo de Roberto Sidnei Macedo, propus os conceitos de atos de currículo em rede, redes curriculantes e atores-rede curriculantes, como dispositivos teórico-metodológicos de apoio à compreensão-ação das apropriações tecnológicas nas práticas docentes mediadas ao longo dos estudos de campo. Na busca desta compreensão-ação, desenvolvi um processo investigativo-interventivo inspirado na etnopesquisa-formação crítica e implicada e na ciberpesquisa-formação. Atuando como pesquisador, professor e coordenador de curso, pude interagir com os atores educacionais, compreender os seus etnométodos, as formas como instituíam e eram instituídos por atos de currículo. Durante este percurso, também instituí atos de currículo, implicados com o reconhecimento e o enfrentamento das ameaças potencializadas pelas tecnologias digitais em rede. Diante de um cenário global de expansão da plataformização da educação e da precarização do ensino mediado por tecnologias digitais em rede , experienciei e defendi apropriações tecnológicas livres e abertas, inspiradas pela educação online, de forma multirreferencial, intercrítica e interimplicada, como atos de currículo contra-hegemônicos, visando contestar e ressignificar as políticas de sentido e os ordenamentos instituídos nos diversos contextos de mediação que envolvem as apropriações tecnológicas nas práticas docentes. Apresento como resultado da objetivação deste processo investigativo-interventivo, os aprendizados construídos a partir das minhas experiências de pesquisa, de gestão e de docência. Experiências que sãos singulares, pois ocorrem num espaço-tempo particular e institucional determinado, mas que ao mesmo tempo são singularizantes, pois compartilham dos mesmos dilemas e controvérsias vividos por outros atores e instituições educacionais, em outros espaços-tempos.
Abstract: This thesis is part of discussions about the implications and sociotechnical appropriations of cyberculture in educational contexts. How are networked digital technologies appropriated in teaching practices? How can we seize the opportunities, while recognizing and facing the threats potentialized by these appropriations? In order to answer these questions, the research aimed to purposefully understand the technological appropriations experienced in the teaching practices of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA) - Campus Jacobina, during the preparation and implementation of remote teaching activities, developed during the period of the COVID-19 pandemic. Starting from an approximation between the concepts of actor-network by Bruno Latour and acts of curriculum by Roberto Sidnei Macedo, I proposed the concepts of acts of curriculum in network, curricular networks and curricular actors-network, as theoretical-methodological devices to support the understanding-action of technological appropriations in teaching practices mediated throughout field studies. In pursuit of this understanding- action, I developed an investigative-intervention process inspired by critical and involved ethnoresearch-formation and cyberresearch-formation. Acting as a researcher, teacher and course coordinator, I was able to interact with educational actors, to understand their ethnomethods, the ways in which they instituted and were instituted by curriculum acts. During this course, I also instituted curriculum acts, involved with the recognition and confrontation of the threats potentiated by the digital technologies in the network. Faced with a global scenario of expansion of the platformization of education and the precariousness of teaching mediated by networked digital technologies, I experienced and defended free and open technological appropriations, inspired by online education, in a multi-referential, inter- critical and inter-implicated way, as counter-hegemonic curriculum acts, aiming to contest and re-signify the policies of meaning and ordering instituted in the different contexts of mediation that involve technological appropriations in teaching practices. I present, as a result of the objectification of this investigative-intervention process, the learnings built from my research, management and teaching experiences. Experiences that are unique, as they occur in a particular and institutionally determined space-time, but which are at the same time global, as they share the same dilemmas and controversies experienced by other actors and educational institutions, in other space-times.
Palavras-chave: Atos de Currículo
Teoria Ator-rede
Educação Online
Software Livre
Recursos Educacionais Abertos
Tecnologia Educacional
Educação Vigiada
Ensino via web
Prática docente - Inovações tecnológicas
Currículos
CNPq: Ciências humanas
Ensino aprendizagem
Educação
Currículo
Tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: WANDERLEY, Yuri Bastos. Apropriações tecnológicas nas práticas docentes: compreensões propositivas de atos de currículo em rede. 2023. Orientador: Roberto Sidnei Macedo. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37113
Data do documento: 24-Mar-2023
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