Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37093
Tipo: Dissertação
Título: Entreatos de brincar, ler e escrever :um estudo sobre as possíveis interseções entre o ato de brincar e os atos de ler e escrever com crianças de 5 anos
Autor(es): Coelho, Maria Clara Fontes de Mello
Primeiro Orientador: Zen, Giovana Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Zen, Giovana Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Scarpa, Regina Lúcia Poppa
metadata.dc.contributor.referee3: Soares, Leila Franca
metadata.dc.contributor.referee4: Canda, Cilene Nascimento
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar as possíveis interseções entre o ato de brincar e os atos de ler e escrever em situações de jogo simbólico com crianças de 5 anos do Centro Municipal de Educação Infantil Tertuliano Góes, de Salvador. As discussões que ancoram a pesquisa tomam como referência os estudos de Vigotski (2007, 2014), Ferreiro (1985, 1992, 2005, 2011), Lerner (2002), Molinari (2020, 2022), bem como Brougère (2010), Kishiomoto (2011), Wasjkop (2009) e Moyles (2002, 2006). Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de observações das crianças de duas turmas de 5 anos do Centro Municipal de Educação Infantil Tertuliano Góes, em contextos de brincar de faz de conta de salão de beleza e barbearia realizados durante o mês de setembro de 2022. Na condição de pesquisa qualitativa, o percurso metodológico baseia-se na abordagem fenomenológica, e elegemos como método a etnopesquisa de natureza exploratória. A análise documental, a observação participante e a roda de conversa foram utilizados como instrumentos de investigação. Observamos que os materiais escritos incluídos nas estações do salão de beleza e barbearia não foram absorvidos no brincar das crianças. Elas se mostraram, durante todas as sessões, não dispostas a usar os escritos na brincadeira, fazendo-nos compreender que separavam o ato de brincar dos atos de ler e escrever, vendo-os como inconciliáveis. A significativa reserva das crianças do CMEI Tertuliano de Góes em relação aos atos de ler e escrever nos provoca a seguir indagando acerca das políticas públicas em favor da formação continuada dos professores, assim como sobre o investimento em ações de fomento à pesquisa e ao estudo nas escolas de Educação Infantil. Espera-se que a presente investigação possa colaborar com o debate sobre a invisibilização da escrita nos documentos oficiais da Educação Infantil e ampliar as discussões sobre o direito das crianças pequenas de ingressar nas culturas do escrito, tendo a escola como aliada nesse percurso.
Abstract: The present paper aims to analyze the possible intersections between the act of playing and the acts of reading and writing in situations of symbolic play with 5-year-old children from Tertuliano Góes Municipal Center for Early Childhood Education, in Salvador. The discussions that anchor the research take as reference the studies of Vigotski (2007, 2014), Ferreiro (1985, 1992, 2005, 2011), Lerner (2002), Molinari (2020, 2022), as well as Brougère (2010), Kishiomoto (2011), Wasjkop (2009), Moyles (2002, 2006). The research data were produced through observations of children in two 5-year-old classes at the Tertuliano Góes Municipal Center for Early Childhood Education, in contexts of make believe games taking place in an imaginary beauty salon and barbershop which were held during September, 2022. As qualitative research, the methodological path is based on the phenomenological approach, and we elected ethno-research of an exploratory nature as our method. Documentary analysis, participant observation, and the conversation circle were used as research instruments. We observed that the written materials included in the beauty salon and barber shop stations were not absorbed in the children's playtime. They were, during all sessions, unwilling to use the writings in playing, making us understand that they separated the act of playing from the acts of reading and writing, seeing them as incompatible. The significant reservation of the children of Tertuliano Góes Municipal Center for Early Childhood Education related to the acts of reading and writing provokes us to keep asking about public policies pro-teachers' continuous education, as well as about the investment in actions to promote research and studies in early childhood education schools. This research is expected to be able to collaborate with the debate on the invisibility of writing in official documents of Early Childhood Education and to expand discussions on the right of young children to get into the cultures of writing, having the school as an ally in this path.
Palavras-chave: Brincar
Alfabetização
Educação Infantil
Crianças - Escrita
Brincadeiras educativas
CNPq: Ciências humanas
Educação
Ensino Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37093
Data do documento: 15-Fev-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Maria Clara Fontes de Mello Coelho - versão final.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons