Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37092
Tipo: Dissertação
Título: Análise e simulação da conta de água: uma proposta de ensino de funções poligonais através da resolução de problemas
Título(s) alternativo(s): Analysis and simulation of the water bill: a proposal for teaching polygonal functions through problem solving
Autor(es): Alves, Anastácio Brito
Primeiro Orientador: Santos, Graça Luzia Dominguez
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Graça Luzia Dominguez
metadata.dc.contributor.referee2: Cassol, Mariana
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Ives Lima de
Resumo: Esta dissertação visa apresentar um produto educacional como proposta de ensino de funções poligonais utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas como abordagem pedagógica. O referido produto, o qual pode ser aplicado em turmas do Ensino Médio, consiste em desenvolver um simulador de fatura de água num programa de planilhas eletrônicas. Este trabalho é composto por Introdução, dois capítulos e Considerações Finais. Na Introdução apresento minha trajetória acadêmica, minhas motivações para a escolha do tema e de que forma elas se articulam até culminarem nesta dissertação, bem como um resumo de sua estrutura. No primeiro capítulo é feita uma revisão de literatura acerca de concepções de problema e de Resolução de Problemas, seguida de uma breve discussão sobre as novas tecnologias – em particular as simulações e o uso de planilhas eletrônicas – e sua importância no contexto educacional. Finalizando esse capítulo abordamos funções poligonais, juntamente com exemplos, proposições e teoremas, os quais podem ser utilizados para a simulação de fatura de água. No segundo capítulo é feita uma caracterização do produto educacional, no qual são exibidas informações técnicas e legais acerca do sistema de cobrança e da estrutura tarifária de contas de água no Estado da Bahia, para em seguida apresentarmos a atividade proposta. O produto educacional está estruturado em três etapas. A primeira etapa da atividade consiste em compreender e discutir aspectos gerais e as características das contas de água trazidas pelos estudantes. A segunda parte da atividade pretende, baseada na metodologia de ensinoaprendizagem- avaliação através da Resolução de Problemas, suscitar nos alunos as relações funcionais associadas ao contexto da conta de água, ao procurar relacionar o volume de água consumido e o valor pago em cada faixa de consumo a funções escritas por várias sentenças. A terceira e última etapa da atividade consiste na construção de um simulador de fatura de água num programa de planilha eletrônica, retomando assim as análises feitas nas atividades anteriores. No último capítulo desta dissertação são feitas considerações finais, seguidas de um apêndice contendo um breve tutorial sobre como utilizar alguns recursos de um programa de planilha eletrônica.
Abstract: This dissertation aims to present an educational product as a proposal for teaching polygonal functions via teaching-learning-assessment through Problem Solving methodology as pedagogical approach. The mentioned product, which can be applied in High School groups, consists of developing a water bill simulator in a spreadsheet software. This work is composed of an Introduction, two chapters and Final Considerations. In the Introduction, I present my academic trajectory, my motivations for choosing the theme and how they were articulated until they culminated in this dissertation, as well as a summary of its structure. In the first chapter, a literature review about problem conceptions and Problem Solving was done, followed by a brief discussion about new technologies – in particular simulations and the use of electronic spreadsheets – and their importance in the educational context. At the end of this chapter, polygonal functions, examples, propositions and theorems are presented, which can be used to help simulate water bills. The educational product is characterized in the second chapter, in which technical and legal information about the billing system and the tariff structure of water bills in the State of Bahia are displayed, so that we are able to present the proposed activity. The educational product is structured in three stages. The first step of the activity is to understand and discuss general aspects and characteristics of the water bills brought by students. The second part of the activity intends, based on the teaching-learning-assessment through Problem Solving methodology, to prompt students to think about functional relationships associated with the context of the water bills, by seeking to relate the volume of water consumed and the amount paid for each range of consumption to piecewise functions. The third, and last, stage of the activity consists of building a water bill simulator in an electronic spreadsheet program, thus resuming the analyzes carried out in previous activities. In the last chapter of this dissertation, final remarks were made, followed by an appendix containing a brief tutorial on how to use some features of a spreadsheet program.
Palavras-chave: Funções (Matemática)
Conta de água
Resolução de Problemas
Planilha eletrônica
Sistema de cobrança
Matemática -- Estudo e ensino
Matemática -- Problemas, exercícios, etc.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Matemática
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) 
Citação: ALVES, Anastácio Brito. Análise e simulação da conta de água: uma proposta de ensino de funções poligonais através da resolução de problemas. 2021. 82 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2021.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37092
Data do documento: 16-Jul-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Anastácio pós-defesa.pdfDissertação de Mestrado de Anastácio Brito Alves3,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.