Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37081
metadata.dc.type: Dissertação
Title: APRENDENDO E ENSINANDO A TRANSGREDIR: CAMINHOS PARA (RE)VISITAR A SALA DE AULA E POTENCIALIZAR VOZES A PARTIR DA POESIA SLAM
Other Titles: LEARNING AND TEACHING TO TRANSGRESS: WAYS TO (RE)VISIT THE CLASSROOM AND ENHANCE VOICES FROM SLAM POETRY
metadata.dc.creator: Sanchez, Paula Gabriela Sosa
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Ana Lúcia Silva
metadata.dc.contributor.referee1: SOUZA, Ana Lúcia Silva
metadata.dc.contributor.referee2: MATTOS, Lavínia Neves dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Irenilza Santos de
metadata.dc.description.resumo: Este Memorial Acadêmico, intitulado “Aprendendo e ensinando a transgredir: caminhos para (re)visitar a sala de aula e potencializar vozes a partir da poesia slam” foi desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e está centrado numa proposta antirracista de Ensino de língua, com foco na oralidade e ênfase no gênero slam. A ideia chave centrou-se na elaboração de estratégias que, a partir dos Novos Estudos dos Letramentos, ampliem os usos da linguagem oral em práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa a partir da poesia performática que ocupa um amplo espaço de representatividade literária, cultural, racial e social – Slam. A abordagem da pesquisa se deu qualitativamente a partir de um olhar para o território que engloba o Colégio Estadual Sátiro Dias, situado no município de Salvador-Ba. O método assumido foi de natureza autoetnográfica, já que levou em consideração, o percurso que envolve os letramentos da pesquisadora em diferentes fases da vida pessoal e profissional. A pesquisa está ancorada nos aportes teóricos e conceituais de estudos dos Letramentos (KLEIMAN, 1995; SOUZA,2011), da Oralidade (BNCC, 2018; HAMPÂTÉ BÂ, 1979; 2010; SOUZA, 2001), da Poetry Slam (ALCADE, 2022; DALVA, 2019), da Branquitude (BENTO, 2022) e do Pensamento crítico (HOOKS, 2017; 2020). Os resultados da pesquisa geraram um caderno didático, que comporta um projeto de letramento denominado “Reexistindo a partir do slam: potencializando vozes nas aulas de língua portuguesa”, com o intuito de possibilitar discussões sobre a efetivação da Lei 10639/03 incentivar a criticidade e compreensão das próprias narrativas dos (as) estudantes envolvidos (as) e promover a legitimação dessas vozes a partir de uma perspectiva antirracista e crítica de linguagem. 
Abstract: This Academic Memorial, entitled “Learning and teaching to transgress: ways to (re)visit the classroom and enhance voices from slam poetry” was developed within the scope of the Professional Master’s Program in Letters (PROFLETRAS), at the Federal University of Bahia (UFBA) and is centered on an anti-racist proposal for language teaching, with a focus on orality and emphasis on the slam genre. The key idea is to develop strategies that, based on the New Literacy Studies, expand the uses of oral language in Portuguese language teaching practices based on performance poetry that occupies a wide space of literary, cultural, racial and social representation – Slam . The research approach was qualitatively based on a look at the territory that encompasses the Colégio Estadual Sátiro Dias, located in the municipality of Salvador Ba. The adopted method was of an autoethnographic nature, since it took into account the path that involves the researcher's literacies in different phases of her personal and professional life. The research is anchored in the theoretical and conceptual contributions of Literacy studies (KLEIMAN, 1995; SOUZA, 2011), Orality (BNCC, 2018; HAMPÂTÉ BÂ, 1979; 2010; SOUZA, 2001) Poetry Slam (ALCADE, 2022; DALVA, 2019), Whiteness (BENTO, 2022) and Critical Thinking (hOOKS, 2017; 2020). The results of the research generated an educational product (didactic notebook) that includes a literacy project called "Reexisting from slam: enhancing voices in Portuguese language classes" with the aim of enabling discussions and encouraging criticality and understanding of the students' own narratives. (the) students involved and promote the legitimization of these voices from an anti-racist and language-critical perspective.
Keywords: Lei 10639/03
Letramentos de Reexistência
Oralidade
Prnsamento Crítico
Branquitude
Slam
metadata.dc.subject.cnpq: Linguagem e Letramentos
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37081
Issue Date: 4-Apr-2023
Appears in Collections:Dissertação (PROFLETRAS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEMORIAL _PAULA SANCHEZ (Pós defesa) (1).pdf2,35 MBAdobe PDFView/Open
CADERNO DIDÁTICO _PAULA SANCHEZ (Pós defesa)2505.pdf2,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.