Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSanchez, Paula Gabriela Sosa-
dc.date.accessioned2023-05-29T15:52:49Z-
dc.date.available2023-05-29T15:52:49Z-
dc.date.issued2023-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37081-
dc.description.abstractThis Academic Memorial, entitled “Learning and teaching to transgress: ways to (re)visit the classroom and enhance voices from slam poetry” was developed within the scope of the Professional Master’s Program in Letters (PROFLETRAS), at the Federal University of Bahia (UFBA) and is centered on an anti-racist proposal for language teaching, with a focus on orality and emphasis on the slam genre. The key idea is to develop strategies that, based on the New Literacy Studies, expand the uses of oral language in Portuguese language teaching practices based on performance poetry that occupies a wide space of literary, cultural, racial and social representation – Slam . The research approach was qualitatively based on a look at the territory that encompasses the Colégio Estadual Sátiro Dias, located in the municipality of Salvador Ba. The adopted method was of an autoethnographic nature, since it took into account the path that involves the researcher's literacies in different phases of her personal and professional life. The research is anchored in the theoretical and conceptual contributions of Literacy studies (KLEIMAN, 1995; SOUZA, 2011), Orality (BNCC, 2018; HAMPÂTÉ BÂ, 1979; 2010; SOUZA, 2001) Poetry Slam (ALCADE, 2022; DALVA, 2019), Whiteness (BENTO, 2022) and Critical Thinking (hOOKS, 2017; 2020). The results of the research generated an educational product (didactic notebook) that includes a literacy project called "Reexisting from slam: enhancing voices in Portuguese language classes" with the aim of enabling discussions and encouraging criticality and understanding of the students' own narratives. (the) students involved and promote the legitimization of these voices from an anti-racist and language-critical perspective.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectLei 10639/03pt_BR
dc.subjectLetramentos de Reexistênciapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectPrnsamento Críticopt_BR
dc.subjectBranquitudept_BR
dc.subjectSlampt_BR
dc.subject.otherLaw 10639/03pt_BR
dc.subject.otherLetters of Reexistencept_BR
dc.subject.otherOralitypt_BR
dc.subject.otherCritical Thinkingpt_BR
dc.subject.otherWhitenesspt_BR
dc.subject.otherSlampt_BR
dc.titleAPRENDENDO E ENSINANDO A TRANSGREDIR: CAMINHOS PARA (RE)VISITAR A SALA DE AULA E POTENCIALIZAR VOZES A PARTIR DA POESIA SLAMpt_BR
dc.title.alternativeLEARNING AND TEACHING TO TRANSGRESS: WAYS TO (RE)VISIT THE CLASSROOM AND ENHANCE VOICES FROM SLAM POETRYpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagem e Letramentospt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Ana Lúcia Silva-
dc.contributor.referee1SOUZA, Ana Lúcia Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0577339880511953pt_BR
dc.contributor.referee2MATTOS, Lavínia Neves dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7600903064302444pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Irenilza Santos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3870941827851593pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0410526132950639pt_BR
dc.description.resumoEste Memorial Acadêmico, intitulado “Aprendendo e ensinando a transgredir: caminhos para (re)visitar a sala de aula e potencializar vozes a partir da poesia slam” foi desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e está centrado numa proposta antirracista de Ensino de língua, com foco na oralidade e ênfase no gênero slam. A ideia chave centrou-se na elaboração de estratégias que, a partir dos Novos Estudos dos Letramentos, ampliem os usos da linguagem oral em práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa a partir da poesia performática que ocupa um amplo espaço de representatividade literária, cultural, racial e social – Slam. A abordagem da pesquisa se deu qualitativamente a partir de um olhar para o território que engloba o Colégio Estadual Sátiro Dias, situado no município de Salvador-Ba. O método assumido foi de natureza autoetnográfica, já que levou em consideração, o percurso que envolve os letramentos da pesquisadora em diferentes fases da vida pessoal e profissional. A pesquisa está ancorada nos aportes teóricos e conceituais de estudos dos Letramentos (KLEIMAN, 1995; SOUZA,2011), da Oralidade (BNCC, 2018; HAMPÂTÉ BÂ, 1979; 2010; SOUZA, 2001), da Poetry Slam (ALCADE, 2022; DALVA, 2019), da Branquitude (BENTO, 2022) e do Pensamento crítico (HOOKS, 2017; 2020). Os resultados da pesquisa geraram um caderno didático, que comporta um projeto de letramento denominado “Reexistindo a partir do slam: potencializando vozes nas aulas de língua portuguesa”, com o intuito de possibilitar discussões sobre a efetivação da Lei 10639/03 incentivar a criticidade e compreensão das próprias narrativas dos (as) estudantes envolvidos (as) e promover a legitimação dessas vozes a partir de uma perspectiva antirracista e crítica de linguagem. pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMORIAL _PAULA SANCHEZ (Pós defesa) (1).pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CADERNO DIDÁTICO _PAULA SANCHEZ (Pós defesa)2505.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.