Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37062
Tipo: Tese
Título: O ensino de liderança para a formação dos agentes públicos e o papel das Escolas de Governo : análise da cooperação internacional entre a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Harvard Kennedy School of Government (HKS)
Autor(es): Britto, Alzemeri Martins Ribeiro de
Primeiro Orientador: Neves, Bárbara Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Bárbara Coelho
metadata.dc.contributor.referee2: Trindade, Lúcia Garcia Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Cunha, Maria Couto
metadata.dc.contributor.referee4: Fischer, Tânia Maria Diederichs
metadata.dc.contributor.referee5: Marques, Paulo
Resumo: Diante de tantas transformações advindas da “era do conhecimento”, o Estado, em face do seu poder, mediante escolhas feitas por seu governo e tornadas exequíveis pela Administração Pública, cada vez mais se vê compelido a realizar políticas públicas que sejam efetivas. Para tanto, os agentes públicos necessitam exercitar liderança adequada à natureza e finalidade estatal, que se perquire ser desenvolvida por Escolas de Governo mediante ensino adaptado aos tempos, modelos, modalidades, instrumentos, técnicas e metodologias que alcancem os objetivos almejados. Partiu de estudos conceituais sobre Poder, Estado, Governo e Administração Pública, além de Escola de Governo no Brasil e nos Estados Unidos. Desenvolveu-se discorrendo sobre Liderança e as diversas correntes sobre sua definição e natureza, chegando a tratar das especificidades da Liderança no Setor Público. Estudou o Ensino de Liderança como categoria científica e seu desenvolvimento no Brasil, propondo seus limites e aplicabilidade para o Ensino de Liderança Pública. Foi fruto de investigação exploratória e descritiva realizada por intermédio de pesquisa bibliográfica, documental, além de entrevista oral semiestruturada e questionário., com o intuito de, analisando o caso da cooperação internacional entre a ENAP e a HKS, extrair os elementos do ensino de liderança utilizados no programa de desenvolvimento de Altos Executivos da Administração Federal, para destes e dos demais colhidos em todo o corpo de pesquisa, propor um modelo de ensino de liderança para atendimento aos agentes públicos do Brasil e consequente utilização pelas Escolas de Governo no país.
Abstract: In face of so many transformations arising from the "knowledge era", the State, in view of its power, through choices made by its government and made feasible by the Public Administration, is increasingly compelled to carry out effective public policies. To this end, public agents need to exercise leadership appropriate to the nature and purpose of the State, which is expected to be developed by Schools of Government through teaching adapted to the times, models, modalities, instruments, techniques and methodologies that achieve the desired objectives. This thesis started with conceptual studies on Power, State, Government and Public Administration, as well as the School of Government in Brazil and in the United States. It developed discoursing about Leadership and the several schools of thought about its definition and nature, arriving to treat the specificities of Leadership in the Public Sector. It focused on Leadership Education as a scientific category and its development in Brazil, proposing its limits and applicability to the Public Leadership Teaching. It was the result of exploratory and descriptive research carried out through bibliographic and documental research, besides semi-structured oral interview and questionnaire, with the purpose of, analyzing the case of international cooperation between ENAP and HKS, extracting the elements of leadership teaching used in the development program for High Executives of the Federal Administration, in order to, from these and from the others collected throughout the body of research, propose a model of leadership teaching to serve public agents in Brazil and consequent use by Schools of Government in the country.
Palavras-chave: Ensino de liderança
Escola de Governo
Liderança
Liderança Pública
Liderança e poder
Desenvolvimento de altos dirigentes
Desenvolvimento de liderança
Pedagogia empreendedora
Ensino de empreendedorismo
Administração pública
Liderança - Estudo e ensino
Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
John Fitzgerald Kennedy School of Government
CNPq: Ciências humanas
Ciências sociais aplicadas
Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37062
Data do documento: 31-Mai-2021
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado- completa- texto final para repositório da UFBA.pdf6,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.