https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37046
Tipo: | Dissertação |
Título: | Forma e conteúdo como unidade dinâmica : expressões na prática pedagógica / |
Autor(es): | Jesus, Pedro Henrique Teófilo de |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Inez |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vieira, Fábio Pessoa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Jesus, Rosane Meire Vieira de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Reginaldo Carvalho da |
metadata.dc.contributor.referee4: | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza |
Resumo: | As múltiplas possibilidades de criar um canal comunicativo representam uma complexa rede de interações entre indivíduos. Esta comunicação, expressa no contexto da prática pedagógica, é constituída da unidade dinâmica Forma e Conteúdo, possuindo assim um caráter artístico e estético. Desta maneira, realizou-se uma investigação com docentes em formação do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Bahia para observar Forma e Conteúdo nestas práticas, assim como possíveis ocorrências de conteudismos e formalismos. Com o objetivo de observar como estes participantes percebem e exercem a pedagogização, foram empreendidas provocações e conversas em um envolvimento investigativo. Isto posto, foi possível perceber a intenção pedagógica atribuída aos temas e ainda aproximações ou distanciamentos de perspectivas essencialistas que baseiam-se na idealização de práticas. A partir das diversas provocações notou-se que havia uma narrativa unilateral – conteudista ou formalista – voltada à escolha de temas e justificada por demandas, reflexos de abordagens teóricas, (des)aprendizados diversos ou questões administrativas escolares. Apesar disso, os docentes em formação demonstraram abertura a identificar possíveis influências que levariam a uma prática pedagógica com Forma e Conteúdo como unidade dinâmica. |
Abstract: | The multiple possibilities of creating a communicative channel represent a complex network of interactions between individuals. This communication, expressed in the context of pedagogical practice, is made up of the dynamic unit Form and Content, thus having an artistic and aesthetic character. In this way, an investigation was carried out with teachers in formation of the Licentiate in Geography course at the Federal University of Bahia to observe Form and Content in these practices, as well as possible occurrences of content and formalisms. In order to observe how these participants perceive and exercise pedagogization, provocations and conversations were undertaken in an investigative involvement. That said, it was possible to perceive the pedagogical intention attributed to the themes and even approximations or distances from essentialist perspectives that are based on the idealization of practices. From the various provocations, it was noted that there was a one-sided narrative – content or formalist – focused on the choice of themes and justified by demands, reflections of theoretical approaches, various (un)learning or school administrative issues. In spite of this, the teachers in training were open to identifying possible influences that would lead to a pedagogical practice with Form and Content as a dynamic unit. |
Palavras-chave: | Forma e Conteúdo Pedagogização Prática Pedagógica Conhecimento pedagógico do conteúdo Forma Professores de geografia - Formação |
CNPq: | Ciências humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37046 |
Data do documento: | 1-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FORMA E CONTEÚDO COMO UNIDADE DINÂMICA_ Expressões na prática pedagógica.pdf | 3,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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