Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Jesus, Pedro Henrique Teófilo de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-24T14:05:24Z | - |
dc.date.available | 2023-05-24T14:05:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37046 | - |
dc.description.abstract | The multiple possibilities of creating a communicative channel represent a complex network
of interactions between individuals. This communication, expressed in the context of
pedagogical practice, is made up of the dynamic unit Form and Content, thus having an
artistic and aesthetic character. In this way, an investigation was carried out with teachers in
formation of the Licentiate in Geography course at the Federal University of Bahia to observe
Form and Content in these practices, as well as possible occurrences of content and
formalisms. In order to observe how these participants perceive and exercise pedagogization,
provocations and conversations were undertaken in an investigative involvement. That said, it
was possible to perceive the pedagogical intention attributed to the themes and even
approximations or distances from essentialist perspectives that are based on the idealization
of practices. From the various provocations, it was noted that there was a one-sided narrative
– content or formalist – focused on the choice of themes and justified by demands, reflections
of theoretical approaches, various (un)learning or school administrative issues. In spite of
this, the teachers in training were open to identifying possible influences that would lead to a
pedagogical practice with Form and Content as a dynamic unit. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Forma e Conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Pedagogização | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento pedagógico do conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Forma | pt_BR |
dc.subject | Professores de geografia - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Form and content | pt_BR |
dc.subject.other | Pedagogization | pt_BR |
dc.subject.other | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.title | Forma e conteúdo como unidade dinâmica : expressões na prática pedagógica / | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Maria Inez | - |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Fábio Pessoa | - |
dc.contributor.referee2 | Jesus, Rosane Meire Vieira de | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Reginaldo Carvalho da | - |
dc.contributor.referee4 | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7115834291273962 | pt_BR |
dc.description.resumo | As múltiplas possibilidades de criar um canal comunicativo representam uma complexa rede
de interações entre indivíduos. Esta comunicação, expressa no contexto da prática
pedagógica, é constituída da unidade dinâmica Forma e Conteúdo, possuindo assim um
caráter artístico e estético. Desta maneira, realizou-se uma investigação com docentes em
formação do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Bahia para
observar Forma e Conteúdo nestas práticas, assim como possíveis ocorrências de
conteudismos e formalismos. Com o objetivo de observar como estes participantes percebem
e exercem a pedagogização, foram empreendidas provocações e conversas em um
envolvimento investigativo. Isto posto, foi possível perceber a intenção pedagógica atribuída
aos temas e ainda aproximações ou distanciamentos de perspectivas essencialistas que
baseiam-se na idealização de práticas. A partir das diversas provocações notou-se que havia
uma narrativa unilateral – conteudista ou formalista – voltada à escolha de temas e justificada
por demandas, reflexos de abordagens teóricas, (des)aprendizados diversos ou questões
administrativas escolares. Apesar disso, os docentes em formação demonstraram abertura a
identificar possíveis influências que levariam a uma prática pedagógica com Forma e
Conteúdo como unidade dinâmica. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|