Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37040
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos aspectos linguísticos da relação grafema – fonema de uma criança com dificuldades escolares
Autor(es): Pereira, Cáritas da Hora
Primeiro Orientador: Oliveira, Elaine Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Elaine Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Masini, Maria Lucia Hage
metadata.dc.contributor.referee3: Capristano, Cristiane Carneiro
Resumo: A escrita de crianças em fase de aquisição é frequentemente atravessada por práticas medicalizantes que constantemente relacionam o erro ortográfico a déficits e distúrbios, ignorando a complexidade da linguagem e da vida humana. A busca pelo ideal ortográfico enfatiza os erros, desconsiderando que as crianças, mesmo em início de alfabetização, apresentam alguma estabilidade nos registros gráficos. Este estudo, à luz da perspectiva linguística enunciativo-discursiva, teve como objetivo geral compreender como uma criança, considerada com dificuldades escolares, lida com o sistema ortográfico do Português Brasileiro (PB), mais especificamente com as relações biunívocas e múltiplas entre grafemas e fonemas. Os objetivos específicos foram: identificar e caracterizar os erros ortográficos ligados à relação entre grafemas e fonemas considerada como biunívocas; identificar e caracterizar os erros ortográficos ligados à relação entre grafemas e fonemas considerada como múltiplas e compreender como os aspectos enunciativos-discursivos constituem a relação entre grafemas e fonemas considerados biunívocos e múltiplos. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e de corte transversal que se propôs analisar dados de escrita de uma criança (Ana), em idade escolar, atendida no Núcleo de Atenção Terapêutica Social e Pedagógica (NATESP), localizado na cidade de Simões Filho – BA. A coleta de dados foi realizada por meio de 9 atividades de escrita, produzidas entre abril e novembro de 2021, gravadas em vídeo e produção de diário de campo. Os dados de escrita foram organizados, categorizados e analisados, tendo por base trabalhos realizados por autores como Capristano (2011), Oliveira, Harayama e Viégas (2016) e Chacon (2021). Os resultados apontaram que Ana acerta mais do que erra tanto nas relações biunívocas quanto nas múltiplas. Nos dois tipos de relações os erros e acertos ocorreram com e sem deslizamentos, ou seja, movimentos de deslizes que Ana constantemente faz entre “um fonema e outro”, “um grafema e outro”, e que frequentemente culminaram em acerto. Em relação ao erro, Ana erra mais nas relações múltiplas. Sobre os principais tipos de erros, é possível observar mais substituições do que omissões e transposições. Neste estudo, aspectos que atravessaram o processo de escolarização e a escrita de Ana - como o racismo, o ensino remoto e alguns aspectos mais específicos do funcionamento da sua linguagem, além da sua inserção em práticas sociais orais e letradas - também foram discutidos. Os resultados encontrados desmedicalizam Ana na medida em que se observou que ela lida com as relações múltiplas e biunívocas como a maior parte das crianças em fase de aquisição da escrita, ou seja, com mais acertos do que erros, com mais erros nas relações múltiplas e com erros que a aproximam do acerto. Dessa forma, longe de evidenciar supostos transtornos, doenças ou déficits, os erros observados mostraram o que ela já dominava em relação às regras ortográficas do PB. Palavras-chave: Linguagem, Escrita, Medicalização, Educação.
Abstract: The writing of children in the acquisition phase is often crossed by medicalizing practices that constantly relate spelling errors to deficits and disorders, ignoring the complexity of language and human life. The search for the ideal spelling emphasizes errors, disregarding that children, even at the beginning of literacy, have some stability in graphic records. This study, in the light of the enunciative-discursive linguistic perspective, had the general objective of understanding how a child, considered to have school difficulties, deals with the Brazilian Portuguese (BP) orthographic system, more specifically with the biunivocal and multiple relations between graphemes and phonemes. The specific objectives were: to identify and characterize spelling errors linked to the relationship between graphemes and phonemes considered as biunivocal; to identify and characterize spelling errors linked to the relationship between graphemes and phonemes considered as multiple and to understand how the enunciative-discursive aspects constitute the relationship between graphemes and phonemes considered biunivocal and multiple. This is a qualitative, descriptive and cross-sectional study that aimed to analyze writing data of a child (Ana), of school age, attended at the Nucleus of Social and Pedagogical Therapeutic Attention (NATESP), located in the city of Simões Filho – BA. Data collection was carried out through 9 writing activities, produced between April and November 2021, recorded on video and production of a field diary. Writing data were organized, categorized and analyzed, based on work carried out by authors such as Capristano (2011), Oliveira, Harayama and Viégas (2016) and Chacon (2021). The results showed that Ana hits more than wrong both in biunivocal and multiple relationships. In both types of relationships, mistakes and successes occurred with and without slips, that is, slipping movements that Ana constantly makes between “one phoneme and another”, “one grapheme and another”, and which often culminated in a hit. Regarding the error, Ana makes more mistakes in multiple relationships. Regarding the main types of errors, it is possible to observe more substitutions than omissions and transpositions. In this study, aspects that crossed Ana's schooling and writing process - such as racism, remote teaching and some more specific aspects of the functioning of her language - in addition to her insertion in oral and literate social practices, were also discussed. The results found de-medicalize Ana insofar as it was observed that she deals with multiple and biunivocal relationships like most children in the writing acquisition phase, that is, with more successes than mistakes, with more errors in multiple relationships and with errors that bring it closer to success. Thus, far from evidencing supposed disorders, illnesses or deficits, the errors observed showed what she already mastered in relation to the spelling rules of BP. Keywords: Language, Writing, Medicalization, Education.
Palavras-chave: Psicologia educacional
Crianças - Linguagem
Crianças - Escrita
Medicalização
Educação
Linguagem
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37040
Data do documento: 20-Mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons