Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37026
Tipo: Tese
Título: "Buzu das culturas populares" no Iceia - Processos artístico-educacionais na rede estadual de ensino
Autor(es): Silva, Cristiane Petersen da
Primeiro Orientador: Martins, Suzana Maria Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Eliene Benício Amâncio
metadata.dc.contributor.referee2: Amoroso, Daniela Maria
metadata.dc.contributor.referee3: Canda, Cilene Nascimento
metadata.dc.contributor.referee4: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
metadata.dc.contributor.referee5: Martins, Suzana Maria Coelho
Resumo: Esta tese tem por objeto propor a criação e o ensino da disciplina “Culturas Populares” para o Curso Técnico de Teatro do Centro Estadual de Educação Profissional Isaías Alves (ICEIA), na Rede Estadual de Ensino na cidade de Salvador, Bahia, apresentando como sugestão exequível um Plano de Ensino voltado para uma educação popular e teatral numa perspectiva de mudança curricular para o referido curso. Traça um panorama histórico-social-educacional sobre a Arte-Educação na contemporaneidade discutindo e analisando as atuais e diferentes tendências e concepções do ensino da Arte na educação. Além disso, traz abordagens atuais sobre os conceitos de cultura, de folclore, de cultura de massa, de cultura erudita, de identidade cultural, de culturas populares e de como esses conceitos podem trazer contribuições significativas para a proposta de ensino da disciplina “Culturas Populares”. Através dos temas “Multiculturalidade”/”Interculturalidade” possibilita análises a partir da visão de autores e pesquisadores contemporâneos, seus conceitos e suas características comuns na busca de uma educação igualitária e inclusiva. Por fim, a pesquisa descreve a experiência prática e pedagógica dos alunos que culminou na mostra cênica a qual foi toda realizada e trabalhada de modo virtual, trazendo para o centro das discussões um novo modelo de ensino do Teatro durante a pandemia do vírus COVID 19 cujo objetivo foi o de trabalhar com as Culturas Populares proporcionando aos alunos experimentações teóricas e práticas e afirmando a importância e a contribuição artística e teatral de uma disciplina dessa natureza para o Curso Técnico de Teatro do ICEIA e também para a escola.
Abstract: This thesis aims to propose the creation and teaching of the discipline “Popular Cultures” for the Theater Technical Course of the Centro Estadual de Educação Profissional Isaías Alves (ICEIA), in the State Education Network in the city of Salvador, Bahia, presenting as a suggestion a Teaching Plan aimed at popular and theatrical education in a perspective of curricular change for that course is feasible. It traces a historical-social-educational panorama about Art-Education in contemporary times, discussing and analyzing the current and different trends and conceptions of the teaching of Art in education. In addition, it brings current approaches to the concepts of culture, folklore, mass culture, erudite culture, cultural identity, popular cultures and how these concepts can bring significant contributions to the teaching proposal of the discipline “Popular Cultures”. Through the themes “Multiculturality”/”Interculturality” it enables analyzes from the point of view of contemporary authors and researchers, their concepts and their common characteristics in the search for an egalitarian and inclusive education. Finally, the research describes the practical and pedagogical experience of the students that culminated in the scenic show which was all held and worked in a virtual way, bringing to the center of the discussions a new model of Theater teaching during the COVID 19 virus pandemic whose The objective was to work with Popular Cultures providing students with theoretical and practical experiments and affirming the importance and artistic and theatrical contribution of a discipline of this nature to the ICEIA Technical Theater Course and also to the school
Palavras-chave: 1.Escola
2.Teatro
Arte-Educação
Cultura Popular
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37026
Data do documento: 30-Nov-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.