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Tipo: Dissertação
Título: A política de assistência estudantil como prática educativa de formação humana integral: uma proposta para o Instituto Federal do Espírito Santo - campus Aracruz
Título(s) alternativo(s): The student assistance policy as an educational practice of integral human formation: a proposal for the Federal Institute of Espírito Santo - Aracruz campus.
Autor(es): Brito, Livia Madeira
Primeiro Orientador: Carvalho, Marize Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Marize Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Sílvia Maria Leite de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Jeane Andréia Ferraz
metadata.dc.contributor.referee4: Curcio, Fernanda Santos
Resumo: Este estudo como parte constituinte do Trabalho de Conclusão de Curso do mestrado, refere-se a um Projeto de Intervenção acerca da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Espírito Santo, como possibilidade de prática educativa e de formação humana integral no campus Aracruz, se caracteriza como um estudo exploratório e analítico, embasado pelo Método Histórico-dialético, no campo das pesquisas qualitativas em Educação. Compõe um trabalho do Mestrado Profissional em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da Universidade Federal da Bahia que tem como objetivo central analisar as possibilidades e limites da Política de Assistência Estudantil como prática de formação humana integral dos (as) discentes do Ensino Médio Integrado do campus Aracruz, propondo ação integrada do Serviço Social, no campo da Assistência Estudantil, que contribua com essa dimensão da prática educativa. Em seus objetivos específicos busca: identificar os determinantes sócio históricos da Política de Assistência Estudantil no Brasil; analisar a Política de Assistência Estudantil (2011) do Ifes em sua perspectiva educativa, levantar junto aos (às) discentes, público alvo da pesquisa, sua percepção acerca da dimensão educativa desta Política, tal como possíveis demandas dos (as) mesmos (as) nessa perspectiva; e, construir proposta (s) de intervenção do Serviço Social que fortaleça a Assistência Estudantil enquanto elo integrativo de práticas educativas e de formação humana integral. Entende-se que para discutir sobre Assistência Estudantil e formação humana integral dentro do Instituto, é necessária uma reflexão crítica dos movimentos históricos que envolvem essa Política, como política social de Educação na sociedade capitalista. Parte-se da visão da sociedade, enquanto sociedade de classes, da escola, inserida no contexto do modo de produção capitalista e de suas reproduções sociais. Dentre os resultados da pesquisa, constatou-se que há demanda por parte dos (as) estudantes de ações da Assistência Estudantil na perspectiva educativa da mesma, sobretudo no que tange às questões identitárias, às desigualdades sociais, à mobilização social e ao acesso de conhecimento acerca da diversidade de profissões existentes, para além das que são ligadas às áreas dos cursos técnicos que estudam. Percebeu-se também, que a Assistência Estudantil enquanto política de permanência estudantil e também de formação humana integral, precisa trabalhar junto aos (às) discentes na perspectiva de superar os limites da cidadania burguesa (emancipação política), por sucessivas aproximações do trabalho educativo para uma emancipação humana. O Projeto de Intervenção culmina na sistematização de um Plano de Ação do Serviço Social /Assistência Estudantil na perspectiva da formação humana integral dos (as) discentes.
Abstract: This study, as a constituent part of the master’s degree Final Thesis, refers to an Intervention Project about the Student Assistance Policy of the Federal Institute of Espírito Santo, as a possibility of educational practice and integral human formation on the Aracruz campus, characterizes as an exploratory and analytical study, based on the Historical Dialectical Method, in the field of qualitative research in Education. It composes a work of the Professional master’s degree in education, linked to the Postgraduate Program in Curriculum, Languages and Pedagogical Innovations of the Federal University of Bahia, which has as its central objective to analyze the possibilities and limitations of the Student Assistance Policy as a practice of integral human formation of students of the Integrated High School at Aracruz campus, proposing an integrated action of Social Working, in the field of Student Assistance, which could contributes to this extent of educational practice. In its specific objectives, it seeks to: identify the socio-historical determinants of the Student Assistance Policy in Brazil; to analyze the Ifes Student Assistance Policy (2011) in its educational perspective, to find out with the students, the target audience of the research, their perception about the educational reach of this Policy, such as possible demands of theirs in that perspective; and, to develop proposal (s) for a Social Service intervention that strengthen Student Assistance as an integrative link of educational practices and integral human formation. It is understood that to discuss Student Assistance and integral human formation within the Institute, a critical reflection of the historical movements that involve this Policy is necessary, as a social policy of Education in capitalist society. It starts from the vision of society, as a society of classes, of the school, inserted in the context of the capitalist mode of production and its social reproductions. Among the results of the research, it was found that there is a demand on the part of the students for actions of Student Assistance in the educational perspective of the same, especially regarding identity issues, social inequalities, social mobilization and access to knowledge about the diversity of existing professions, beyond those linked to the areas of the technical classes they take. It was also noticed that Student Assistance, as a policy of student permanence and of integral human formation, needs to work along with the students in the perspective of overcoming the limitations of bourgeois citizenship (political emancipation), through successive approximations of educational work to human emancipation. The Intervention Project culminates in the systematization of an Action Plan for Social Service/Student Assistance from a perspective of the integral human formation of students.
Palavras-chave: Educação
Assistência Estudantil
Formação humana integral
Serviço Social escolar
Formação humana
CNPq: Ciências sociais aplicadas
Ciências humanas
Educação
Serviço Social
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36985
Data do documento: 30-Mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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