https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36950| Tipo: | Tese |
| Título: | Utopias, pós-utopia e o constituir-se professor |
| Título(s) alternativo(s): | Utopias, post-utopia and becoming a teacher |
| Autor(es): | Santos Junior, Julio Bispo dos |
| Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Menezes, Anderson de Alencar |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Lemos, Guilherme Augusto Rezende |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Thiesen, Juares da Silva |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza |
| Resumo: | Esta tese é sobre Utopia. Um estudo movimentado para produzir e compreender sentidos e ideias sobre utopias, pós-utopia e o constituir-se professor. Com uma escritura basicamente epistolar, fabula, – partindo da obra Utopia, de Thomas Morus– uma linha espaço-temporal de conceitos, significados e sentidos para o significante utopia, assumindo-o polissêmico e plural a partir dos estudos sobre a esperança e utopia em Ernest Bloch (2005); a história do conceito em Gregory Claeys (2013) e Pierre Furter (1979), perseguindo pontos de fuga, descentração e desconstrução tramados na crítica à utopia tecida por Emil Cioran (2011), dentre outras tecituras. Por essas opções teórico-estéticas, é um texto promíscuo que transitou, sem pudor, por muitas referências, aceitando os flertes da literatura utópica e sobre utopias em Thomas Morus (2012), com a poética de Galeano (2001; 2011) e Pepetela (2013) e os estudos sobre história e o tempo de experiências e expectativas em Reinhart Koselleck (2006; 2014); articulados aos sentidos de tempo, utopias e filosofia nos estudos de Heidegger (2009), Francis Wolff (2013; 2016; 2018) e Vlademir Safatle (2016). Trazendo a professoralidade como acontecimento (PEREIRA, 2016) permeada pelos estudos sobre memória e experiência (JOSSO, 2004; LARROSA, 2011; 2016) faz a opção metodológica de conversar epistolarmente com ex-alunos, egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. E segue em direção à “defesa” ou à mera provocação que utopias, aberto a toda e qualquer polissemia e à utopia pós-utópica, como novo significante proposto, são necessárias à condição humana, à experiência de ser e constituir-se no mundo e, nesse pensar, constituindo-se professor e aceitando os riscos de qualquer utopia: ao sonhar um mundo melhor, o contrário pode acontecer, pois tudo é contingente. Assumir utopias como delírio consciente pode ser o encontro possível na profissão, ou não. |
| Abstract: | This thesis is about Utopia. An active study to produce, and understand, meanings and ideas about utopias, post-utopia in becoming a teacher. With a writing, basically epistolary, Fables - starting from the work Utopia, by Thomas More - a spatio-temporal line of concepts, meanings and senses for the significant utopia, assuming it polysemic and plural from the studies on hope and utopia in Ernest Bloch (2005); the history of the concept in Gregory Claeys (2013) and Pierre Furter (1979), pursuing escaping points, decentration and deconstruction plotted in the critique of utopia woven by Emil Cioran (2011), among other weaves. Due to these theoretical and aesthetic options, it is a promiscuous text that, without shame, passed through many references, accepting the flirtations of utopian literature and utopias in Thomas Morus (2012), with the poetics of Galeano (2001; 2011) and Pepetela (2013). ) and studies on history and the time of experiences and expectations in Reinhart Koselleck (2006; 2014); articulated to the senses of time, utopias and philosophy in the studies of Heidegger (2009), Francis Wolff (2013; 2016; 2018) and Vlademir Safatle (2016). Bringing professorality as an event (PEREIRA, 2016) permeated by studies on memory and experience (JOSSO, 2004; LARROSA, 2011, 2016) makes the methodological option of talking epistolaryly with former students from the pedagogy course at the Federal University of Alagoas, Arapiraca Campus. And it goes towards the “defense” or the mere provocation that utopias, open to any and all polysemy, and the post-utopian utopia, as a new proposed signifier, are necessary to the human condition, to the experience of being and constituting oneself in the world. and, in this way of thinking, becoming a teacher and accepting the risks of any utopia: when dreaming of a better world, the opposite can happen, because everything is contingent. Assuming utopias as a conscious delusion can be the possible encounter in the profession, or not. |
| Palavras-chave: | Professores-formação Utopias Utopia da Educação |
| CNPq: | Ciências humanas Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
| Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36950 |
| Data do documento: | 18-Nov-2022 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TESE UTOPIAS, PÓS-UTOPIA E O CONSTITUIR-SE PROFESSOR - JULIO BISPO - VERSÃO FINAL PUBLICADA.pdf | 7,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons