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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Algoritmos e marketing digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidade
Título(s) alternativo(s): Algorithms and digital marketing: the accentuated vulnerability of the consumer to the abusive and discriminatory use in advertising
Autor(es): São Thiago, Lucas da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Joseane Suzart Lopes da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Joseane Suzart Lopes da
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Técio Spínola
metadata.dc.contributor.referee3: Lepikson, Pedro Augusto Pessoa
Resumo: O presente trabalho trata sobre a utilização dos algoritmos para fins publicitários como forma a ampliar as chances de aquisição do produto ou serviço ofertado ao consumidor. Contudo, a investigação apresenta como hipóteses que tal tecnologia tem ocasionado a fragilização acentuada do cidadão consumerista (homem médio), bem como tem sido utilizada de forma a gerar práticas abusivas e discriminatórias no mercado consumerista, situações estas que se perfazem, ainda, como os problemas a serem analisados. Nesse sentido, a temática, atrelada às disciplinas direito das relações de consumo e direito digital, teve como objetivo, em um primeiro momento, analisar a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização de tais mecanismos na publicidade, tendo tal premissa se concretizado. Em um segundo viés, se propõe a examinar, a partir do estudo de 4 (quatro) casos, a ocorrência de tratamento discriminatório e abusivo, situação esta que também foi constatada. Sobre tal ponto, será observado, inicialmente, a situação envolvendo o Corinthian College e a utilização de anúncios predatórios para a captação de pessoas consideradas vulneráveis. A exibição de publicidade dotadas de preconceito racial e de gênero pelo Facebook. O tratamento racista que é conferido pelo algoritmo utilizado pelo Google na veiculação de publicidade sobre antecedentes criminais, que aparecem em maior frequência para pessoas de nomes tidos como de grupos negros. Por fim, a denúncia da influenciadora digital brasileira Sá Ollebar, que constatou que o Instagram prioriza o alcance de posts que contenham fotos de pessoas de etnia branca. No que tange à metodologia, a presente investigação utiliza como método científico o hipotético-dedutivo, sendo considerada, do ponto de vista de sua natureza, aplicada. Serão empregadas também as técnicas dialética, sociológico-monográfica e jurídico-descritiva. A abordagem do problema será realizada por meio de um viés qualitativo, apresentando, ainda, do ponto de vista de seus objetivos, viés exploratório. Por fim, acerca dos procedimentos técnicos utilizados, tem-se o bibliográfico, o documental e o estudo de caso
Abstract: The present work seeks to deal with the use of algorithms for advertising purposes in order to increase the chances of acquiring the product or service offered to the consumer. However, the investigation hypothesizes that such technology has caused the sharp weakening of the consumerist citizen (average man), as well as has been used in order to generate abusive and discriminatory practices in the consumerist market, situations that show themselves as the problems that are going to be analyzed. In this sense, the theme, linked to the subjects of consumer relations law and digital law, aimed, at first, to analyze the marked vulnerability of the consumer in the face of the use of such mechanisms in advertising, having this premise materialized. In a second bias, it is proposed to examine, from the study of 4 (four) cases, the occurrence of discriminatory and abusive treatment, a situation that was also observed. On this point, it will be observed, initially, the situation involving Corinthian College and the use of predatory ads to attract people considered vulnerable. The display of advertisements endowed with racial and gender bias by Facebook. The racist treatment that is conferred by the algorithm used by Google in the placement of advertisements about criminal records, which appear more frequently for people with names considered to be from black groups. Finally, the complaint of the Brazilian digital influencer Sá Ollebar, who found that Instagram prioritizes the reach of posts that contain photos of people of white ethnicity. Regarding the methodology, the present investigation uses the hypothetical-deductive scientific method, being considered, from the point of view of its nature, applied. Dialectical, sociological-monographic and legal-descriptive techniques will also be used. The approach to the problem will be carried out through a qualitative bias, also presenting, from the point of view of its objectives, an exploratory bias. Finally, about the technical procedures used, there is the bibliographic, the documentary and the case study.
Palavras-chave: Vulnerabilidade
Algoritmos
Publicidade
Práticas discriminatórias
Consumidor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
Citação: SÃO THIAGO, Lucas da Silva. Algoritmos e Marketing Digital: a vulnerabilidade acentuada do consumidor ante a utilização abusiva e discriminatória na publicidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36931
Data do documento: 9-Jul-2022
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