Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36930
Tipo: Tese
Título: Cultura corporal e matrizes africanas: proposição crítico superadora para o ensino da dança na formação de professores de educação física
Título(s) alternativo(s): Corporal Culture and African Matrices (CCMA) in the training of Physical Education (PE) teachers
Autor(es): Climaco, Josiane Cristina
Primeiro Orientador: Santos Junior, Cláudio de Lira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Taffarel, Celi Nelza Zulke
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Marize Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Albuquerque, Joelma
metadata.dc.contributor.referee3: Lavoura, Tiago Nicola
metadata.dc.contributor.referee4: Casagrande, Nair
metadata.dc.contributor.referee5: Sá, Kátia Oliver de
Resumo: A presente tese se insere entre as investigações sobre o trato com o conhecimento da Cultura Corporal e Matrizes Africanas (CCMA) na formação de professores de Educação Física (EF). Foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer, da Faculdade de Educação (LEPEL). Parte da realidade concreta e delimita três âmbitos das problematizações do objeto: (A) a negação do conhecimento das matrizes étnicas africanas e do movimento negro, subsumidos na história brasileira; (B) o marco histórico da Lei 10.639/03 evidenciando que as Instituições de Ensino Superior (IES), Secretarias de Educação (SEC) e Escola Básica (EB) tem a necessidade de dar conta desta pauta vigente, há 20 anos, na Educação Brasileira, que diz respeito ao conteúdo da história dos povos africanos e indígenas na formação de professores e no currículo escolar; (C) os ataques da extrema direita, ultraneoliberal, no período de 2016-2022, à educação, às universidades públicas e aos professores(as), através do Projeto Escola sem Partido PL 246/19 que tramita no Parlamento Brasileiro e que propõe dar preferência no currículo escolar, aos valores de ordem familiar burguesa nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa, desautorizando o Ministério de Educação (MEC) a distribuir livros às escolas públicas que versem sobre as questões étnico-raciais, de gênero e de classe. A pergunta cientifica síntese respondida consiste em entender qual a realidade, as contradições e as possibilidades superadoras, no trato com o conhecimento da Cultura Corporal e Matrizes Africanas na formação de professores de Educação Fisica (EF) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), evidentes nos currículos dos Cursos de Educação Física. Além disso, interroga sobre quais as possibilidades de tratar o conteúdo danças a partir da Teoria Pedagógica Histórico-critica, da Abordagem Critica Superadora do Ensino da Educação Física e do Pan-Africanismo? Objetivamos investigar a realidade, as contradições e as possibilidades do trato da Cultura Corporal e Matrizes Africanas na formação de professores dos Cursos de Educação Física, a partir das propostas curriculares da UFRB e UNEB. Especificamente, apresentamos elementos sócio-histórica do Patrimônio da Cultura Corporal tendo como referência o continente africano; Levantamos as concepções e contradições expostas no trato com o conhecimento da Cultura Corporal e Matriz Africana (CCMA) no currículo dos Cursos de licenciatura em EF; elaboramos uma proposta teórico-metodológica para o trato com o conhecimento da Dança de Matrizes Africanas na Educação Física (EF) a partir da Pedagogia Histórico-Critica (PHC), da Abordagem Crítico Superadora (ACS) do ensino da Educação Física e do PanAfricanismo. Os fundamentos teórico-metodológicos da tese têm por base a teoria do conhecimento marxista e o movimento Pan-Africanista. Os dados coletados e analisados nos permitiram reconhecer a contradição da negação do conhecimento das Matrizes Africanas e a possibilidade de elaboração de uma proposta teórico-metodológica para o trato com o conhecimento da CCMA na EF a partir da PHC, da ACS e do Pan-Africanismo, a fim de avançar na teoria pedagógica levando em conta as questões étnico-raciais, de gênero e de classe no ensino da Educação Física no currículo de formação de professores, na perspectiva de uma educação antirracista, omnilateral, emancipatória.
Abstract: This thesis is part of the investigations on dealing with the knowledge of Corporal Culture and African Matrices (CCMA) in the training of Physical Education (PE) teachers. It was developed in the Graduate Program in Education (PPGEDU) at the Federal University of Bahia (UFBA), in the Research Group on Physical Education, Sport and Leisure, at the Faculty of Education (LEPEL). It starts from the concrete reality and delimits three scopes of problematization of the object: (A) The denial of knowledge of African ethnic matrices and the black movement, subsumed in Brazilian history; (B) The historical framework of Law 10.639/03, showing that Higher Education Institutions (IES), Education Secretariats (SEC) and Basic Schools (EB) have the need to deal with this agenda that has been in force for 20 years in Education Brazilian, which concerns the content of the history of African and indigenous peoples in teacher training and in the school curriculum; (C) The attacks by the ultra-neoliberal extreme right, in the period 2016-2022, on education, public universities and teachers, through the Projeto Escola sem Partido PL 246/19, which is being processed by the Brazilian Parliament and which proposes give preference in the school curriculum to bourgeois family values in aspects related to moral, sexual and religious education, disavowing the Ministry of Education (MEC) to distribute books to public schools that deal with ethnic-racial, gender and gender issues class. The scientific synthesis question answered is the following: What is the reality, contradictions and overcoming possibilities, in dealing with the knowledge of Corporal Culture and African Matrices in the training of Physical Education (PE) teachers at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB) ) and, at the State University of Bahia (UNEB), evident in the curricula of the Physical Education Courses, and what are the possibilities of treating the dance content from the Historical-Critical Pedagogical Theory, the Overcoming Critical Approach to the Teaching of Physical Education and the Pan-Africanism? We aim to: Investigate the reality, contradictions and possibilities of dealing with Corporal Culture and African Matrices in the training of teachers of Physical Education Courses, based on the curricular proposals of UFRB and UNEB. Specifically: We present socio-historical elements of the Heritage of Corporal Culture with reference to the African continent; We raise the conceptions and contradictions exposed in dealing with the knowledge of Corporal Culture and African Matrix (CCMA) in the curriculum of Degree Courses in PE; We developed a theoretical-methodological proposal for dealing with the knowledge of Dance of African Matrices in Physical Education (PE) from the Historical-Critical Pedagogy (PHC), the Overcoming Critical Approach (ACS) of teaching Physical Education and Pan-Africanism. The theoretical-methodological foundations of the thesis are based on the Marxist theory of knowledge and the Pan-Africanist movement. The data collected and analyzed allowed us to recognize the contradiction of the denial of knowledge of the African Matrices and the possibility of elaborating a theoretical-methodological proposal for dealing with the knowledge of the CCMA in PE based on the PHC, the ACS and the Pan- Africanism, in order to advance in pedagogical theory taking into account ethnic-racial, gender and class issues, in the teaching of Physical Education in the teacher training curriculum, in the perspective of an anti-racist, omnilateral, emancipatory education.
Palavras-chave: Professores de Educação Física
Formação
Matrizes Africanas
Cultura Corporal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36930
Data do documento: 25-Mar-2022
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_JOSIANE_CRISTINA_CLIMACO.pdfTese de Doutoramento: Josiane Cristina Climaco2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons