Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36915
Tipo: Dissertação
Título: Educação especial na perspectiva inclusiva e práticas docentes no Instituto Federal do Espírito Santo: a construção de espaços coletivos de formação continuada no campus Nova Venécia
Autor(es): Bergamin, Graziela Jane
Primeiro Orientador: Lima, Tatiana Polliana Pinto
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Tatiana Polliana Pinto
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Verônica Domingues
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa, Irenilson de Jesus
Resumo: A presente proposta interventiva, Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e Práticas Docentes no Instituto Federal do Espírito Santo: a construção de espaços coletivos de formação continuada no campus Nova Venécia, surge como resultado de uma pesquisa que tem como objetivo compreender os itinerários da atuação docente no curso de Engenharia Civil do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Nova Venécia, no âmbito da educação inclusiva das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, identificando possíveis desafios e lacunas, a fim de situar e propor percursos de formação continuada e coletiva no que se refere a tal contexto educativo. As investigações realizadas ancoram-se na abordagem quali-quantitativa, com a predominância do viés qualitativo. A pesquisa colaborativa norteou o estudo, cujos pressupostos teóricos são os da pedagogia crítica. Foram instrumentos de coleta de dados a análise documental e o diálogo com os docentes através de rodas de conversas. A análise dos dados teve como parâmetro a análise de conteúdo de Bardin (2021). Os disparadores da pesquisa interventiva são os impactos da promulgação da Lei 13.409/2016, que garantiu a reserva de vagas nos processos seletivos para ingressos nos cursos técnicos de nível médio e superior das Instituições Federais de Ensino para as pessoas com deficiência, aumentando expressivamente as matrículas destes alunos nos Institutos, no caso desta pesquisa, no Ifes Campus Nova Venécia. A fundamentação teórica sustenta-se em Nóvoa (1992; 2009; 2017; 2019), Freire (1980; 1983; 1996, 2005), Zeichner (1993), Pimenta (2012), Imbernón (2010; 2009a; 2009b), André (2016), Giesta (2005), Arroyo (2012), Gadotti (2008), Libâneo (1994; 2000), Alarcão (2011), Dorziat (2009), Quadros (1997; 2004), Sassaki (2010), Mantoan (2015), Vasconcellos (2012), dentre outros. Desta forma, frente às implicações da referida lei e do panorama analítico construído com a pesquisa, partiu-se da premissa de que a criação de espaços coletivos de formação continuada docente, onde os professores, a partir de seus problemas concretos, alunos concretos, em processo contínuo de ação-reflexãoação, terão a oportunidade de discutir a práticateoria, a fim de construírem caminhos possíveis para a aprendizagem de todos os estudantes, é o que nos constituirá como uma instituição, de fato, inclusiva. Desta forma, a pesquisa interventiva revelou que os docentes identificam diversas dificuldades metodológicas e de comunicação para o trabalho com os alunos surdos ou com deficiência auditiva, o que é ressaltado pela carência de informações e formações sobre as deficiências. Identificam, ainda, entraves quanto à carga horária docente e apontam a institucionalização da formação coletiva como uma necessidade para potencializar práticas inclusivas, assim, apoiando-me nos dados, apresento a proposta de intervenção “Formação coletiva no Ifes campus Nova Venécia: a potência de partilhar, ensinar e aprender em colaboração”.
Abstract: This interventional proposal, entitled as Special Education in the perspective of inclusion and Teaching Practices at the Federal Institute of Espírito Santo: the construction of collective spaces for continuing education at the Nova Venécia Campus, is the result of a research that aims to understand the pathways of teaching activities in the Civil Engineering course at the Federal Institute of Espírito Santo, Nova Venécia Campus, focusing on the scope of inclusive education for deaf or hearing deficiency students, identifying potential issues and challenges, in order to situate and propose paths of continuing and collective education regarding to mentioned educational context. The investigations carried out are linked to the qualiquantitative approach, with the predominance of the qualitative bias. The collaborative research guides the study, whose theoretical assumptions are those of critical pedagogy. Document analysis and semi-structured interviews with professors in conversation circles were instruments for data collection. Data analysis is based on Bardin's (2021) content analysis. The motivation for this interventional research are the impacts of the enactment of Law 13409/2016, which guaranteed the reservation of vacancies in the selection processes for admission to technical courses integrated to high school level and graduation of the Federal Education Institutions for people with disabilities, significantly increasing enrollments of these students in the Institutes, in the case of this research, at the Ifes, Nova Venécia Campus. The theoretical foundation is based on Nóvoa (1992; 2009; 2017; 2019), Freire (1980; 1983; 1996, 2005), Zeichner (1993), Pimenta (2012), Imbernón (2010; 2009a; 2009b), André ( 2016), Giesta (2005), Arroyo (2012), Gadotti (2008), Libâneo (1994; 2000), Alarcão (2011), Dorziat (2009), Quadros (1997; 2004), Sassaki (2010), Mantoan (2015), Vasconcellos (2012), among others. In view of this outlook, in view of the implications of the cited law and the analytical panorama constructed with the research, it was based the premise that the creation of collective spaces for continued teacher education, where teachers, based on their concrete problems with their students cases, in a continuous process of action-reflection-action, will have the opportunity to discuss practice-theory, in order to build possible paths for learning of all students, and this is what will constitute the institution, in fact, inclusive. In this way, the interventional research revealed that the professors identify several methodological and communication difficulties when working with deaf or hard of hearing students, which is highlighted by the lack of information and training on the deficiencies. They also identify barriers regarding to the teaching hours and point out the institutionalization of collective training as a need to enhance inclusive practices, thus, relying on the data, the interventional proposal it is presented as “Collective training at Ifes Nova Venécia Campus: the power of sharing, teaching and learning in collaboration”.
Palavras-chave: Deficiência auditiva
Educação inclusiva
Estudantes surdos
Formação continuada de professor
Inclusão escolar
Intervenção
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36915
Data do documento: 27-Mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto de Intervenção.pdfEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E PRÁTICAS DOCENTES NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: a construção de espaços coletivos de formação continuada no campus Nova Venécia Salvador2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons