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Tipo: Dissertação
Título: Curricularização da extensão: um possível caminho para a educação profissional de nível médio
Título(s) alternativo(s): Extension in school curriculum: a possible way to professional high school education
Autor(es): Delevedove, Késia Zoteli de Oliveira
Primeiro Orientador: Lima, Tatiana Polliana Pinto de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Tatiana Polliana Pinto de
metadata.dc.contributor.referee2: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Neilton da
Resumo: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), reconhecida como uma modalidade educacional que versa na formação para a atuação profissional, tem como um dos ofertantes os Institutos Federais (IF), sendo estes fundamentados na perspectiva da formação omnilateral dos sujeitos. No intuito de compreender estratégias que minimizem as dicotomias educacionais, trabalho e educação, bem como, sociedade e currículo escolar, nos aproximamos da extensão como caminho possível para isso. O campo investigativo que esta pesquisa adentra é a educação profissional de nível médio, especificamente o Ensino Médio Integrado (EMI) no Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia. A lei de nº 11892/2008 apresenta, dentre as suas finalidades e características, o estímulo à indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, apontando a importância da dialogicidade dos IFs com a sociedade. Através de uma pesquisa participativa com abordagem qualitativa, buscou-se compreender percepções dos docentes do lócus da pesquisa quanto à pertinência da extensão ser curricularizada no EMI e identificar estratégias para a implementação. Como resultado obtido, identificou-se que unanimemente a extensão precisa ser vinculada no currículo, de modo que os discentes atuem em equipe executora potencializando a formação omnilateral. E, como estratégias, perceberam-se duas alternativas, preliminarmente apontando a disciplina extensionista, ou seja, determinar na organização curricular disciplinas que possam abordar, em sua totalidade ou um determinado percentual, a extensão em suas atividades. E, a outra opção foram créditos curriculares, mesmo esta opção contrariando as legislações vigentes. Identificou-se, ainda, diversos problemas estruturais a serem pensados a priori, como formação continuada docente acerca da extensão, estrutura para que os estudantes possam ampliar sua jornada dentro do Ifes, se preciso for, sistematização da extensão no campus em programas, dentre outros. A proposta interventiva apresentada neste estudo propõe um roteiro, organizado em etapas, para incluir a extensão, efetivamente, no currículo do EMI, podendo, também, ser inspiração para outros níveis educacionais. Portanto, entendemos que independente da estratégia implementada, a concretude da curricularização da extensão exige um processo contínuo de formação de servidores, disposição estrutural e de avaliação processual.
Abstract: Professional and Technological Education is recognized as an educational modality that focuses on training for professional performance and it has as one of the providers the Federal Institutes, which are based on the perspective of omnilateral formation. In order to understand strategies that minimize educational dichotomies, labor and education, as well as society and school curriculum, we point out outreach/extension activities as a possible way to do that. Thus, the investigative field of this research is the professional high school education, specifically the Integrated Courses in the Federal Institute of Espírito Santo campus Nova Venécia. The Act No. 11892/2008 presents, among its purposes and characteristics, the stimulus to the inseparability of teaching, research and extension, pointing out the importance of dialogue between the Federal Institutes and society. Through a participatory research with a qualitative approach, we sought to understand teachers’ perceptions about the relevance of extension activities being inserted into the curriculum of the Secondary Education Integrated to Professional Courses and to identify strategies for their implementation. As a result, it was unanimously identified that outreach activities need to be linked to the school curriculum, so that students act as an executing team enhancing the omnilateral formation. As strategies, two alternatives were perceived, preliminarily pointing to the extension subjects, that is, to determine in the curricular organization disciplines that can address the extension in their activities, in its entirety or in a certain percentage. Another path found points to curricular credits, even though this option contradicts the current legislation. Several structural problems were identified that first need to be solved, such as extension-oriented continuing education for teachers, food and transportation structure for students to be able to extend their working hours inside the Institute and systematization of extension programs on campus, among others. The interventional proposal presented in this study proposes a roadmap organized in steps to effectively include extension activities in the integrated education curriculum. It may also be an inspiration for other educational levels. Therefore, we understand that regardless of the strategy implemented, the insertion and realization of extension activities in the school curriculum require a continuous process of staff training, structural arrangement and procedural evaluation.
Palavras-chave: Educação Profissional Tecnológica
Curricularização da extensão
Ensino Médio Integrado.
Educação profissional
Educação tecnológica
Currículos
Atividades de extensão
Ensino médio
Ensino integrado
CNPq: Ciências humanas
Educação
Currículo
Currículos específicos para níveis de tipos de educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Citação: DELEVEDOVE, Késia Zoteli de Oliveira. Curricularização da extensão: um possível caminho para a educação profissional de nível médio. 146 folhas. 2023. Projeto de Intervenção (Mestrado Profissional em Educação). Programa de Pós-graduação em Linguagens, Currículo e Inovações Pedagógicas, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador.
Tipo de Acesso: Attribution 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36908
Data do documento: 27-Mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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