Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36804
Tipo: Tese
Título: Retrato da hélice tríplice: contribuições de universidades públicas brasileiras ao processo de inovação
Título(s) alternativo(s): Portrait of the triple helix: contributions of Brazilian public universities to the innovation process
Autor(es): Andrade, Eron Passos
Primeiro Orientador: Nascimento, Marcio Luis Ferreira
Segundo Orientador: Rocha, Angela Machado
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Angela Machado
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Marcio Luis Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Torkomian, Ana Lúcia Vitale
metadata.dc.contributor.referee4: Loula, Angelo Conrado
metadata.dc.contributor.referee5: Juiz, Paulo José Lima
Resumo: Dada a importância do conhecimento no modelo da Hélice Tríplice (HT), este trabalho propôs representá-la graficamente por meio de técnicas matemáticas e estatísticas aplicadas a dados de universidades públicas brasileiras e compreender a contribuição dessas instituições para o processo de inovação tecnológica. Inicialmente, adotou-se a abordagem predominantemente qualitativa da Análise Textual Discursiva (ATD) para examinar dados textuais dos abstracts de 48 textos, entre artigos publicados em periódicos, anais de eventos e capítulos de livros indexados nas bases Scopus e Web of Science. Em seguida, valendo-se de análises multivariadas exploratórias, aplicou-se a abordagem quantitativa em dois momentos. No primeiro, foram utilizadas duas ferramentas; agrupamento hierárquico de clusters (HC); e análise de componentes principais (PCA), em um conjunto de dados com doze variáveis. No segundo, usou-se HC e escalonamento multidimensional (MDS), considerando 76 variáveis. Em ambos, os objetos de estudo foram oito universidades brasileiras e o recorte de tempo entre 2008 e 2015. Esta abordagem quali-quantitativa permitiu retratar a HT em termos de suas hélices, considerando a aplicação de diferentes técnicas estatísticas de frequência, além das análises multivariadas exploratórias. A PCA sugeriu, ainda, que grande parte da variância dos dados pôde ser resumida em três componentes principais. O sistema complexo, envolvendo questões universitárias endógenas em um contexto regional e nacional, possibilitou que a partir da HC, em consonância com a PCA, fossem identificados quatro principais clusters universitários, enquanto na HC, em conjunto com o MDS, dois agrupamentos foram observados. Esses procedimentos quali-quantitativos minimizaram subjetividades do modelo teórico da HT. Por fim, notou-se que a contribuição das universidades brasileiras para a inovação tecnológica encontra-se distante da proposta do modelo da HT.
Abstract: Given the importance of knowledge in the Triple Helix (HT) model, this work proposes to visualize the HT through mathematical and statistical techniques applied to data from Brazilian public universities and to understand the contribution of these institutions to the process of technological innovation. Initially, the predominantly qualitative approach of Discursive Textual Analysis (DTA) was adopted to analyze textual data from the abstracts of 48 texts, including articles published in journals, annals of events and chapters of books indexed in the Scopus and Web of Science databases. Then, using exploratory multivariate analyses, a quantitative approach was applied in two stages. In the first, two tools were used, hierarchical grouping of clusters (HC) and principal component analysis (PCA), in a data set with twelve variables. In the second, HC and multidimensional scaling (MDS) were used, considering 76 variables. In both, the objects of study were eight Brazilian universities and the time frame between 2008 and 2015. This quali-quantitative approach allowed viewing HT in terms of its helices, considering the application of different frequency statistical techniques, in addition to multivariate analysis exploratory. The PCA further suggested that much of the variance in the data could be summarized into three main components. The complex system involving endogenous university issues in a regional and national context, led to the identification of four main university clusters from the HC, in line with the PCA, while in the HC together with the MDS, two clusters were observed. These quali-quantitative procedures minimized subjectivities of the HT theoretical model. Finally, it was noted that the contribution of Brazilian universities to technological innovation is far from the proposal of the HT model
Palavras-chave: Inovação tecnológica
Hélice tríplice
Universidades
Análise textual discursiva
Análise hierárquica de clusters
Análise por componentes principais
Escalonamento multidimensional
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE MULTIVARIADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36804
Data do documento: 15-Fev-2023
Aparece nas coleções:Tese (PEI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEI_Eron_Andrade_Tese (2).pdf3,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons