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Tipo: Tese
Título: TV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisiva
Título(s) alternativo(s): OMNICHANNEL TV: THE REPERCEPTION OF THE TELEVISION EXPERIENCE
Autor(es): Sampaio, Milene Moura
Primeiro Orientador: Matos, Rita de Cássia Aragão
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Claudio Manoel Duarte de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, José Gileá de
metadata.dc.contributor.referee3: Bandeira, Messias Guimarães
metadata.dc.contributor.referee4: Sampaio, Adriano de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee5: Matos, Rita de Cássia Aragão
Resumo: O panorama da cultura digital e da pós-modernidade oportunizaram a convergência e a digitalização dos meios de comunicação, que conduziram a um redesenho dos antigos formatos midiáticos, a partir de transformações estruturais que englobam seus aspectos intrínsecos e novas formas de consumo pelos seus usuários. Este é o caso da TV brasileira, que, desde o início do seu processo de digitalização, em 2007, pôde experienciar uma nova era, intitulada de pós-televisão e abarcada por múltiplas plataformas e funcionalidades. Isto posto, o propósito desta tese foi investigar as tendências de consumo dessa “nova” TV brasileira, compreendendo quatro formatos televisivos: TV aberta, TV conectada, TV por assinatura e hipertelevisão. Estes demonstram o quanto a televisão ultrapassa as muralhas do aparelho televisor e de suas emissoras, desconstruindo e reconstruindo uma história inédita, que propõe um diálogo entre os produtos televisivos tradicionais e os produtos audiovisuais frutos da internet e, até então, não identificados como TV. Decerto, a televisão brasileira perpassa por entre vários modelos distintos e sem grande integração, mas com enorme possibilidade da oferta de uma experiência única, alicerçada em sua realidade mercadológica e na visão de futuro pautada pelos grandes institutos de pesquisa e órgãos da área. Esta pesquisa se propôs a apontar um caminho para a repercepção do conceito de televisão no Brasil, frente às suas transformações, sugerindo um desenho do seu porvir, aqui intitulado de TV Omnichannel, que preconiza o poder de escolha do espectador, dando-lhe a possibilidade de transitar entre diversos formatos e plataformas, bem como escolher o que, como, onde e quando assistir aos seus conteúdos, transformando a experiência televisiva em uma experimentação imersiva ímpar para o usuário.
Abstract: The panorama of digital culture and post-modernity made possible the convergence and digitization of the media, which led to a redesign of old media formats, based on structural transformations that encompass their intrinsic aspects and new forms of consumption by their users. This is the case of Brazilian TV, which, since the beginning of its digitization process, in 2007, has been able to experience a new era, called post-television, encompassed by multiple platforms and functionalities. That said, the purpose of this dissertation was investigating the consumption trends of this “new '' Brazilian TV, comprising four television formats: broadcast TV, connected TV, pay TV and hypertelevision. These demonstrate how much television goes beyond the walls of its set device and stations, deconstructing and reconstructing an unprecedented story, which proposes a dialogue between traditional television products and audiovisual products resulting from the internet and, until then, not identified as TV. Certainly, Brazilian television runs through several different models and without great integration, but with enormous possibility of offering a unique experience, based on its market reality and on the vision of the future guided by the major research institutes and bureax in the area. This research aimed to point out a path for the reperception of the concept of television in Brazil, in view of its transformations, suggesting a design of its future, hereby entitled Omnichannel TV, which advocates the viewer's power of choice, giving him the possibility to move between different formats and platforms, as well as choosing what, how, where and when to watch its contents, transforming the television experience into a unique immersive experience for the user.
Palavras-chave: TV Omnichannel
Comunicação de massa e cultura
Televisão digital
Comunicação de massa e tecnologia
Televisão aberta
Televisão por assinatua
Televisão na internet
Pós-TV
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36769
Data do documento: 15-Dez-2022
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