Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36769
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSampaio, Milene Moura-
dc.date.accessioned2023-03-24T13:18:30Z-
dc.date.available2023-03-24T13:18:30Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36769-
dc.description.abstractThe panorama of digital culture and post-modernity made possible the convergence and digitization of the media, which led to a redesign of old media formats, based on structural transformations that encompass their intrinsic aspects and new forms of consumption by their users. This is the case of Brazilian TV, which, since the beginning of its digitization process, in 2007, has been able to experience a new era, called post-television, encompassed by multiple platforms and functionalities. That said, the purpose of this dissertation was investigating the consumption trends of this “new '' Brazilian TV, comprising four television formats: broadcast TV, connected TV, pay TV and hypertelevision. These demonstrate how much television goes beyond the walls of its set device and stations, deconstructing and reconstructing an unprecedented story, which proposes a dialogue between traditional television products and audiovisual products resulting from the internet and, until then, not identified as TV. Certainly, Brazilian television runs through several different models and without great integration, but with enormous possibility of offering a unique experience, based on its market reality and on the vision of the future guided by the major research institutes and bureax in the area. This research aimed to point out a path for the reperception of the concept of television in Brazil, in view of its transformations, suggesting a design of its future, hereby entitled Omnichannel TV, which advocates the viewer's power of choice, giving him the possibility to move between different formats and platforms, as well as choosing what, how, where and when to watch its contents, transforming the television experience into a unique immersive experience for the user.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectTV Omnichannelpt_BR
dc.subjectComunicação de massa e culturapt_BR
dc.subjectTelevisão digitalpt_BR
dc.subjectComunicação de massa e tecnologiapt_BR
dc.subjectTelevisão abertapt_BR
dc.subjectTelevisão por assinatuapt_BR
dc.subjectTelevisão na internetpt_BR
dc.subjectPós-TVpt_BR
dc.subject.otheromnichannel TVpt_BR
dc.subject.othertelevisionpt_BR
dc.subject.otherdigital TVpt_BR
dc.subject.otherhypertelevisionpt_BR
dc.subject.otherbroadcast TVpt_BR
dc.subject.otherpay TVpt_BR
dc.subject.otherconnected TVpt_BR
dc.subject.otherpost-TVpt_BR
dc.titleTV OMNICHANNEL: a repercepção da experiência televisivapt_BR
dc.title.alternativeOMNICHANNEL TV: THE REPERCEPTION OF THE TELEVISION EXPERIENCEpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Rita de Cássia Aragão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0265954547308813pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Claudio Manoel Duarte de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4821406015466627pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, José Gileá de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1859314077706402pt_BR
dc.contributor.referee3Bandeira, Messias Guimarães-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9593584943169522pt_BR
dc.contributor.referee4Sampaio, Adriano de Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9158137242902645pt_BR
dc.contributor.referee5Matos, Rita de Cássia Aragão-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0265954547308813pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7036177123585890pt_BR
dc.description.resumoO panorama da cultura digital e da pós-modernidade oportunizaram a convergência e a digitalização dos meios de comunicação, que conduziram a um redesenho dos antigos formatos midiáticos, a partir de transformações estruturais que englobam seus aspectos intrínsecos e novas formas de consumo pelos seus usuários. Este é o caso da TV brasileira, que, desde o início do seu processo de digitalização, em 2007, pôde experienciar uma nova era, intitulada de pós-televisão e abarcada por múltiplas plataformas e funcionalidades. Isto posto, o propósito desta tese foi investigar as tendências de consumo dessa “nova” TV brasileira, compreendendo quatro formatos televisivos: TV aberta, TV conectada, TV por assinatura e hipertelevisão. Estes demonstram o quanto a televisão ultrapassa as muralhas do aparelho televisor e de suas emissoras, desconstruindo e reconstruindo uma história inédita, que propõe um diálogo entre os produtos televisivos tradicionais e os produtos audiovisuais frutos da internet e, até então, não identificados como TV. Decerto, a televisão brasileira perpassa por entre vários modelos distintos e sem grande integração, mas com enorme possibilidade da oferta de uma experiência única, alicerçada em sua realidade mercadológica e na visão de futuro pautada pelos grandes institutos de pesquisa e órgãos da área. Esta pesquisa se propôs a apontar um caminho para a repercepção do conceito de televisão no Brasil, frente às suas transformações, sugerindo um desenho do seu porvir, aqui intitulado de TV Omnichannel, que preconiza o poder de escolha do espectador, dando-lhe a possibilidade de transitar entre diversos formatos e plataformas, bem como escolher o que, como, onde e quando assistir aos seus conteúdos, transformando a experiência televisiva em uma experimentação imersiva ímpar para o usuário.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_23.03.2023_Versão_Final Completa.pdf15,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.