Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36669
Tipo: Dissertação
Título: Produção do conhecimento sobre a financeirização da educação superior brasileira
Autor(es): Ribeiro Junior, José Carlos Gomes
Primeiro Orientador: Peixoto, Elza Margarida de Mendonça
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, João Paulo Dória de
metadata.dc.contributor.referee2: Minto, Lalo Watanabe
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Maria de Fátima Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee4: Leher, Roberto
Resumo: A dissertação tem como objeto de estudo a produção do conhecimento já acumulada sobre a financeirização da educação superior brasileira. O objetivo dessa pesquisa é reconhecer aquilo que já é conhecido acerca das múltiplas determinações que constituem a financeirização da educação superior brasileira. Para esta finalidade foi realizada uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); na plataforma Google Acadêmico; no Acervo de anais da Associação Nacional de Pós – Graduação em Educação (ANPED) e na plataforma Scientific Eletronics Library (SciELO Brasil). Localizamos e analisamos cinquenta produções entre teses, dissertações e artigos científicos, que permitiram reconhecer a financeirização da educação superior brasileira como um fenômeno historicamente determinado, que estabelece nexo evidente com a mercantilização educacional, a qual, desde pelo menos 1960 se intensificou e se transformou consolidando as condições necessárias para o desenvolvimento do fenômeno em questão. Esse movimento financeiro na educação no Brasil se expressa explicitamente a partir dos anos 2000, especialmente, no ano de 2007, quando as primeiras empresas educacionais brasileiras abrem seu capital, passando a negociar suas ações na Bolsa de Valores do Estado de São Paulo – BOVESPA, apresentando como principais características a presença de grandes fundos de capital privado (fundos de private equity) no controle das empresas educacionais, a tendência de oligopolização do setor e a necessidade do suporte estatal para seu desenvolvimento.
Abstract: The dissertation has as its object of study the production of knowledge already accumulated on the financialization of Brazilian higher education. The objective of this research is to recognize what is already known about the multiple determinations that constitute the financialization of Brazilian higher education. For this purpose, a bibliographic research was carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT); on the Google Scholar platform; in the Proceedings of the National Association of Graduate Studies in Education (ANPED) and in the Scientific Electronics Library platform (SciELO Brasil). We located and analyzed fifty productions among theses, dissertations and scientific articles, which allowed us to recognize the financialization of Brazilian higher education as a historically determined phenomenon, which establishes an evident nexus with educational commodification, which, since at least 1960, has intensified and transformed, consolidating the necessary conditions for the development of the phenomenon in question. This financial movement in education in Brazil is expressed explicitly from the 2000s, especially in 2007, when the first Brazilian educational companies go public, starting to trade their shares on the São Paulo Stock Exchange – BOVESPA, presenting as main characteristics the presence of large private equity funds (private equity funds) in the control of educational companies, the trend of oligopolization of the sector and the need for state support for its development.
Palavras-chave: Instituição privada de educação superior
Mercantilização do ensino
Financeirização
Ensino Superior
Bolsa de Valores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36669
Data do documento: 15-Ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Revisada_Jose_Ribeiro_Jr.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons